A administração das finanças da empresa é um desafio muito grande, porém de suma importância para o sucesso. No mundo dos negócios, quem trabalha melhor suas receitas, consegue melhores resultados. Esta dicas valem para os profissionais de elétrica autônomos e mesmo para que trabalha de carteira assinada. Mais importante saber quanto se gasta do que quanto se ganha.

Neste artigo vamos te apresentar importantes pontos que devem ser trabalhados, para que você possa gerar mais receitas apenas melhorando a administração do seu negócio. Saibam quais são eles agora!

Entender os conceitos

É muito importante saber diferenciar o que é faturamento, o que é lucro, o que é despesas e etc. Para muitas pessoas o faturamento e o lucro são as mesmas coisas, e seguindo este pensamento elas acabam cometendo um grave erro.

O faturamento é o valor total arrecadado pela empresa ao longo do período determinado, um mês, um ano, dois anos, etc. O lucro é o saldo positivo deste negócio neste período, mas como assim saldo positivo?

Nesta parte entram as despesas. Todo o processo de funcionamento de um negócio gera despesas. Quando subtraímos todas as despesas do valor obtido no faturamento, obtemos o lucro quando o valor é positivo ou o prejuízo quando o valor é negativo. Um eletricista, por exemplo, que trabalhe como autônomo tem diversos gastos, veja alguns exemplos destas despesas:

  • Troca de ferramentas desgastadas;
  • Combustível para deslocamentos;
  • Materiais de consumo (fita isolante, terminais, abraçadeiras etc);
  • Refeição.

Quando o valor é negativo, começam a surgir as temidas dívidas, algo totalmente indesejado na história de qualquer empresa ou autônomo. Para evita-las é preciso detectar os prejuízos logo no início. A partir daí, é necessário estabelecer prioridades e reorganizar os investimentos.

Quando uma dívida surge, ela facilmente pode levar a outra e assim sucessivamente até virar uma situação irreparável. Sendo assim, é muito importante realizar um orçamento consciente e minucioso, buscando exatamente o melhor investimento.

Como gerar mais receita?

Como melhorar a administração do seu trabalho?

Organização do negócio

Manter as suas finanças pessoais em dia é fundamental. Geralmente as pessoas tem dificuldade neste aspecto e isso é facilmente refletido na administração de seus negócios.

Deixar de forma clara e objetiva os resultados facilita o acompanhamento desta situação financeira, permitindo analisar as possibilidades futuras do empreendimento. Quando isto funciona em harmonia, é possível planejar novos investimentos sem correr risco de afetar as contas do dia a dia.

Na hora das compras é que grande parte dos erros acontecem. Antes de comprar novos produtos ou serviços você deve pensar se eles são realmente necessários e se os benefícios que irão trazer valem o investimento. É sempre bom termos boas ferramentas por exemplo, mas o momento de ser trocar uma ferramenta em bom estado que esta atendendo para o serviços por uma com mais tecnologia deve ser bem avaliado, deve-se imaginar em quanto tempo esta ferramenta irá dar retorno e se pagar.

A redução de custos é uma forma de gerar receita, mas ela não deve interferir nos investimentos finais do seu trabalho. Busque reduzir os custos improdutivos, ou seja, os custos que não se revertem em ganhos ao negócio. Observe bem o desperdício de matéria prima e materiais de consumo. Por mais simples que pareça, estas simples mudanças fazem uma diferença enorme a longo prazo.

Administrar o seu tempo

Esta dica é voltada principalmente o trabalhador autônomo. As pessoas que trabalham desta forma tem uma dificuldade tremenda de organizar o seu tempo e com isso elas acabam perdendo chances de gerar mais receita.

Ou a pessoa trabalha menos do que devia, ou ela trabalha de forma incorreta. Existem muitos benefícios de fazer seu próprio horário de trabalho, mas isso pode ser uma desvantagem se a pessoa não se policiar corretamente.

Uma boa forma de organizar seu tempo e suas obrigações é criar uma planilha semanal ou até mensal. Além de te ajudar na organização, esta planilha não te deixará esquecer de nenhum trabalho ou atividade importante.

Organize sua agenda de forma a por exemplo ter apenas um dia na semana para fazer visitas de orçamentos, um outro dia para buscar materiais em lojas e etc. Com as visitas agendadas e os materiais listados trace uma rota eficiente para que se economize tempo e combustível.

Dicas finais

Para aumentar sua receita você precisa trabalhar de forma eficaz, desta forma você irá conseguir mais clientes. Para conseguir aumentar o número de clientes você deve pensar em uma boa apresentação do seu trabalho, uma ação de marketing é importante.

Investir em bons equipamentos que favoreçam a prestação do seu serviço é fundamental. Se você tiver boas ferramentas, certamente você irá atender melhor os seus clientes e resolver se forma mais eficaz os problemas apresentados.

Faça os cursos relacionados a elétrica, mantenha-se atualizado e isso certamente será um diferencial em sua prestação de serviço. Para finalizar, lembre-se sempre de apresentar um trabalho honesto e não entrar na onda dos valores abusivos. Ganhe os clientes com sua competência! Acredite, os benefícios serão bem melhores.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

6 comentários para “Eletricista! Como gerar mais receita administrando bem o seu serviço?”

  1. Heliofrans Bispo dos Santos

    Muito bom os conselhos. Vou seguir

    Responder
  2. Francisco

    Muito bom, acompanho esse site/blog, também nas redes sociais, aprendo muito!

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado por nos prestigiar Francisco!

      Responder
  3. Célio Elias

    Muito boa essa dica, mas será que existe algum chat pra retirar dúvidas. Acompanho vocês a algum tempo e vejo a seriedade em orientar os profissionais

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Olá Célio, obrigado! Pode perguntar por aqui ;-)

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)