Existem muitos profissionais de extrema qualidade no mercado! Seus trabalhos são impecáveis, mas alguns têm bastante dificuldade quando o assunto é a forma ideal de fazer um orçamento. Você sabe como fazer orçamento elétrico? Você entende de planilhas de orçamento elétrico? Neste artigo vamos te apresentar 5 dicas importantes para fazer um ótimo orçamento elétrico e conseguir cada vez mais clientes, vamos lá pessoal!

Orçamento elétrico: Qual a importância?

Se você trabalha como prestador de serviços na área da elétrica, você certamente já se deparou com reclamações ou pechincha de clientes quanto ao preço do seu orçamento apresentado. Apesar de ser uma atitude bem natural de praticamente todos os clientes, muitos acabam não valorizando o serviço que será realizado. Portanto, poucos compreendem que o seu orçamento é em cima de um produto de qualidade e que irá oferecer uma mão de obra que não trará mais dor de cabeça.

Como fazer orçamento elétrico?

Aprenda a fazer o orçamento elétrico mais atraente do mercado!

Sempre há uma certa resistência ao gasto, mas cabe ao bom profissional de elétrica, apresentar os motivos e argumento corretos para justificar aquele gasto a mais. Já falamos em vários artigos aqui no site, sobre a importância de se capacitar e assim poder apresentar ao cliente, a importância de trabalhar dentro da norma e principalmente porque você tem a capacitação para aquilo.

Orçamento elétrico: Como fazer?

Existem várias formas criativas de quebrar as barreiras entre você e o seu cliente quando o assunto é orçamento. Mas é importante fazê-lo de uma forma sutil e que não quebre a formalidade que um bom negócio necessita. Na sequência do artigo vamos apresentar as melhores dicas para fazer um orçamento elétrico quase irrecusável.

Conquistar o cliente

Dificilmente um cliente irá contratar um eletricista que ele não confia ou que não foi com a cara. Portanto, o primeiro passo é conquistar o cliente, tanto na confiança que ele deve ter em você como profissional, quanto na afinidade como pessoa, mas como fazer isso? Para chegar até isso, é necessário que você seja o mais capacitado, compromissado, transparente e honesto possível.

O primeiro contato e a primeira visita é o divisor de águas, ali você pode ganhar mais um cliente ou perdê-lo completamente. Sendo assim, seja pontual, esteja bem aparentado, tenha consigo as ferramentas necessárias e até mesmo as que não estão planejadas para aquela atividade, nunca se sabe quando surgirá um imprevisto e estar preparado para ele, é um ponto positivo.

Não faça orçamento na hora

Essa dica é muito importante, mas você precisa saber trabalhar este aspecto, senão o cliente irá buscar outra opinião por pensar que está sendo enrolado, mas por que não passar o orçamento no primeiro contato? Você deve explicar ao cliente que ao passar posteriormente, você poderá avaliar detalhadamente a atividade que será realizada e buscar o melhor preço, ou seja, você vai apresentar o orçamento mais próximo do ideal possível, caso você faça na hora, as chances de faltar um material ou sobrar é muito grande, situações que podem ser evitadas com poucas horas de planejamento.

Se você conseguir a confiança do cliente, neste aspecto ele entenderá que você se preocupa com a tarefa que será efetuada e com isso, você demonstra que a remuneração é importante, mas oferecer as soluções que irão solucionar aquela necessidade do cliente também é fundamental.

Mostre os diferenciais

Neste ponto é que a sua capacitação irá falar mais alto! Quanto mais propriedade você tiver para falar do assunto, melhores serão os seus argumentos. Apresentar a norma de forma prática é o maior desafio do eletricista, portanto, gaste boas horas neste item, crie formas de mostrar a importância da norma e como pode ser perigoso não segui-la.

Explique as diferenças dos cabos, disjuntores e todos os outros equipamentos, apresente a necessidade dimensionar os cabos corretamente, mostre como um equipamento de qualidade inferior pode colocar em risco todo o resto da instalação e a segurança de todas as pessoas daquele imóvel. Enfim, quanto melhor você mostrar o seu profissionalismo, melhor é a forma de convencer clientes.

Tenha um padrão

Se você criar um padrão para os seus orçamentos, além de facilitar os seus trabalhos futuros, melhor será a compreensão dos clientes, visto que a tendência é que você melhore cada vez mais este modelo. Agora quando você faz o orçamento cada vez de um jeito, o trabalho é redobrado e em muitos casos, você mesmo terá dificuldades em apresentar as soluções para as dúvidas do cliente.

Quando você faz uma apresentação bem elaborada, utilizando até mesmo Word ou Excel, certamente o cliente irá perceber a valorização que você deu ao trabalho que será efetuado. Quanto mais didático e eficiente for o seu orçamento, melhor será a compreensão do cliente e mais confiante ele ficará quanto ao seu perfil de trabalho.

Tenha registro dos seus trabalhos

A divulgação é fundamental para expandir os horizontes e alcançar cada vez mais clientes! Solicite ao cliente uma permissão para registrar o trabalho efetuado, lembrando sempre de manter a integridade visual e a privacidade daquele local. Este conteúdo é uma ótima ferramenta para o seu orçamento futuro, visto que quando houver um problema semelhante, você pode apresentar o vídeo do trabalho efetuado, como parte extra do orçamento, ou seja, o cliente vai ter uma resposta bem clara do resultado daquilo que ele pensa em contratar.

Esperamos que com essas dicas, você possa ampliar ainda mais a sua bagagem de conhecimentos, além de melhorar ainda mais a sua forma de interagir com os clientes e apresentar as suas propostas de trabalhos. Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que teremos o maior prazer de responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

9 comentários para “5 Dicas para realizar um bom orçamento elétrico.”

  1. Renato

    Obrigado pelas dicas e parabéns pelo ótimo trabalho que vocês do mundo da elétrica fazem, sempre com muita responsabilidade e sempre enfatizando a segurança dos profissionais e envolvidos, mais uma vez parabéns.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Renato!

      Responder
  2. Luiz Alves da Silva

    Isso mesmo gostei das dicas de como fazer um orçamento elétrico…

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Que bom que gostou Luiz!

      Responder
  3. Odilon Aguiar de Oliveira Junior

    Ajuda muito, evita perda de tempo com sites desatualizados ou incompletos, obrigado

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Com certeza Odilon!

      Responder
  4. Joao Luiz de Almeida

    Muito bom

    Responder
  5. Matias Pereira de Oliveira Neto

    Estes comentarios só engradece cada vez mas o mundo da eletrica parabéns.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Valeu demais Matias!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)