O que é eletropneumática? Conceitos e Aplicações!

Escrito na categoria "Comandos Elétricos" por Henrique Mattede.

Você sabe o que é eletropneumática? Conhece as aplicações dela? Como é um sistema eletropneumático? No artigo de hoje do Mundo da Elétrica, nós vamos responder essas perguntas. Então, vamos lá pessoal!

Mas antes de saber sobre a eletropneumática, é necessário saber um pouco sobre a pneumática também.

Pneumática: O que é?

Derivada do grego Pneuma ou Pneumos, que significa sopro ou respiração, o termo pneumática corresponde à área da Física que faz estudos de dinâmica e dos fenômenos físicos relacionados aos gases e vácuos.

É também o uso dos gases e do ar pressurizado, convertendo essa energia pneumática em energia mecânica através dos seus elementos de trabalho.

A área de aplicação da pneumática é muito vasta, tendo diversos usos como por exemplo:

Além de ser uma opção mais simples, segura e mais barata do que os sistemas hidráulicos e sistemas elétricos, a pneumática usada em muitas áreas do meio industrial possui um sistema bem fácil de se entender.

Circuito Pneumático

Na maioria das vezes o ar pressurizado é o escolhido para se aplicar a pneumática nas indústrias, sendo comprimido pelo compressor. Um sistema ou circuito pneumático é dividido em três partes:

Veja abaixo um diagrama pneumático, onde o atuador exerce apenas um ciclo de avanço e retorno.

Pneumática e Eletropneumática: Descubra o que são!

Diagrama Pneumático: Ciclo de Avanço e Retorno.

Eletropneumática: O que é?

Caracterizada como uma grande evolução e refinamento da pneumática, a eletropneumática tem como base a energia elétrica e a própria energia pneumática. A eletropneumática também é uma área importantíssima no meio industrial, seja no hospital com os equipamentos hospitalares e clínicos, na área automotiva ou em qualquer outra que compartilhe deste sistema eletropneumático.

A eletropneumática pode ser definida como uma tecnologia ligada à geração, controle e distribuição de potência, que faz uso de fluidos comprimidos/pressurizados como “combustível”.

Ou seja, o sistema eletropneumático é uma “fusão” da eletricidade e da pneumática, duas grandezas essenciais para a área industrial, permitindo o controle de movimentos e forças através da interação dessas grandezas.

De forma simplificada, o sistema eletropneumático visa controlar as forças e movimentos da pneumática através de elementos de entrada, processamento e saída de sinais, controladores lógicos ou outros componentes de comandos elétricos.

Como muitas tecnologias, a eletropneumática possui algumas vantagens e desvantagens, as quais podemos citar:

Vantagens

Desvantagens

Circuito Eletropneumático

O sistema eletropneumático possui um circuito, que basicamente segue o fluxo da imagem abaixo e é composto por:

Pneumática e Eletropneumática: Descubra o que são!

Fluxo do Circuito Eletropneumático!

E agora que você conhece a eletropneumática, qual será o seu próximo estudo? Vai aprofundar nesta área? Se quiser estudar mais sobre a eletropneumática, veja o vídeo do Mundo da Elétrica abaixo, que fala sobre um componente bastante usado nessa área. E não se esqueça de curtir o vídeo e de se inscrever no nosso canal!

Se tiver ficado alguma dúvida ou sugestão, é só deixar aqui nos comentários e te responderemos com prazer! Compartilhe este artigo nas suas redes sociais para fazer os seus amigos aprenderem também sobre a eletropneumática.

E se quiser aprender mais sobre a vasta área da eletricidade, nos siga nas nossas redes sociais e continue acompanhando o site do Mundo da Elétrica!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário