O que é eletropneumática? Conceitos e Aplicações!
Você sabe o que é eletropneumática? Conhece as aplicações dela? Como é um sistema eletropneumático? No artigo de hoje do Mundo da Elétrica, nós vamos responder essas perguntas. Então, vamos lá pessoal!
Mas antes de saber sobre a eletropneumática, é necessário saber um pouco sobre a pneumática também.
Pneumática: O que é?
Derivada do grego Pneuma ou Pneumos, que significa sopro ou respiração, o termo pneumática corresponde à área da Física que faz estudos de dinâmica e dos fenômenos físicos relacionados aos gases e vácuos.
Leia também
- Diferenças entre sistema trifásico, bifásico e monofásico!
- Leitura de diagramas elétricos, um diferencial para o eletricista.
É também o uso dos gases e do ar pressurizado, convertendo essa energia pneumática em energia mecânica através dos seus elementos de trabalho.
A área de aplicação da pneumática é muito vasta, tendo diversos usos como por exemplo:
- Em clínicas
- Em freios de ônibus e caminhões
- Em criações de movimentos mecânicos rotativos, angulares e lineares
- Em pinturas
- Em sistemas pneumáticos
Além de ser uma opção mais simples, segura e mais barata do que os sistemas hidráulicos e sistemas elétricos, a pneumática usada em muitas áreas do meio industrial possui um sistema bem fácil de se entender.
Circuito Pneumático
Na maioria das vezes o ar pressurizado é o escolhido para se aplicar a pneumática nas indústrias, sendo comprimido pelo compressor. Um sistema ou circuito pneumático é dividido em três partes:
- Geração: Acumulado e comprimido através do compressor, o ar pressurizado passa também por um secador para eliminar o excesso de umidade.
- Distribuição: Através de tubulações (que podem ser de plástico ou metal), esse ar comprimido é conduzido por todo o caminho e é distribuído entre os seus locais de uso. Uma importante observação, é que o sistemas pneumáticos podem ser controlados por meio de válvulas solenoides ou manuais.
- Aplicação: No fim de seu percurso, o ar comprimido é usado na realização de tarefas como por exemplo, automação de movimentos, em cilindros, motores ou na alimentação de ferramentas pneumáticas.
Veja abaixo um diagrama pneumático, onde o atuador exerce apenas um ciclo de avanço e retorno.
Eletropneumática: O que é?
Caracterizada como uma grande evolução e refinamento da pneumática, a eletropneumática tem como base a energia elétrica e a própria energia pneumática. A eletropneumática também é uma área importantíssima no meio industrial, seja no hospital com os equipamentos hospitalares e clínicos, na área automotiva ou em qualquer outra que compartilhe deste sistema eletropneumático.
A eletropneumática pode ser definida como uma tecnologia ligada à geração, controle e distribuição de potência, que faz uso de fluidos comprimidos/pressurizados como “combustível”.
Ou seja, o sistema eletropneumático é uma “fusão” da eletricidade e da pneumática, duas grandezas essenciais para a área industrial, permitindo o controle de movimentos e forças através da interação dessas grandezas.
De forma simplificada, o sistema eletropneumático visa controlar as forças e movimentos da pneumática através de elementos de entrada, processamento e saída de sinais, controladores lógicos ou outros componentes de comandos elétricos.
Como muitas tecnologias, a eletropneumática possui algumas vantagens e desvantagens, as quais podemos citar:
Vantagens
- Resistência a ambientes hostis
- Redução dos custos operacionais
- Segurança e redução no número de acidentes
- Incremento da produção com investimentos relativamente pequenos
- Robustez dos componentes pneumáticos
- Simplicidade de manipulação
- Facilidade de implantação
Desvantagens
- Velocidades muito baixas são difíceis de ser obtidas com o ar comprimido devido às suas propriedades físicas
- O ar comprimido necessita de uma boa preparação para realizar o trabalho proposto
- O ar é um fluido altamente compressível, portanto, é impossível se obterem paradas intermediárias e velocidades uniformes
- A pressão máxima de trabalho dos componentes pneumáticos é de 1723,6 Kpa, portanto, as forças envolvidas são pequenas comparadas a outros sistemas
Circuito Eletropneumático
O sistema eletropneumático possui um circuito, que basicamente segue o fluxo da imagem abaixo e é composto por:
- Suprimento de Ar: O ar pressurizado ou comprimido é acumulado, na maioria das vezes, por um compressor e passa por um secador, a fim de reduzir a sua umidade.
- Elementos de Sinal: Fornecem informações contínuas sobre o andamento das operações que estão sendo realizadas para os elementos de processamento de sinais.
- Elementos de Processamento de Sinais (EPS): Recebem as informações dos sensores elétricos e as combinam com a sequência de operação, produzindo o acionamento elétrico para a próxima etapa.
- Elementos de Comando: Recebem o acionamento elétrico e o executam, acionando os elementos de trabalho. Contatores, válvulas pneumáticas e relés são exemplos de elementos de comando.
- Elementos de Trabalho: Acionados pelos elementos de comando, transformam a energia pneumática e a energia elétrica em outros tipos de energia como a energia mecânica por exemplo. Motores pneumáticos, motores elétricos e cilindros são exemplos de elementos de trabalho.
E agora que você conhece a eletropneumática, qual será o seu próximo estudo? Vai aprofundar nesta área? Se quiser estudar mais sobre a eletropneumática, veja o vídeo do Mundo da Elétrica abaixo, que fala sobre um componente bastante usado nessa área. E não se esqueça de curtir o vídeo e de se inscrever no nosso canal!
Se tiver ficado alguma dúvida ou sugestão, é só deixar aqui nos comentários e te responderemos com prazer! Compartilhe este artigo nas suas redes sociais para fazer os seus amigos aprenderem também sobre a eletropneumática.
E se quiser aprender mais sobre a vasta área da eletricidade, nos siga nas nossas redes sociais e continue acompanhando o site do Mundo da Elétrica!
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Ar condicionado quente e frio vale a pena? Como escolher?
Tipos de circuitos elétricos, quais são?
Como dimensionar cabos para Ar-Condicionado?
Técnico em eletromecânica, o que faz?
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.