Hoje em dia não só no meio industrial, mas também em várias outras áreas existem inúmeros sistemas envolvidos com pressão! São sistemas de produção, de controle ou qualquer outro. E como alguns sabem, a pressão em certas circunstâncias pode oferecer altos riscos e causar acidentes gravíssimos, envolvendo resultados não muito agradáveis ou até explosões.

Para combater esse risco, o uso do pressostato em sistemas que trabalham com pressão é indiscutível e necessário. Mas você sabe o que é pressostato? Conhece o princípio de funcionamento do pressostato? Para que serve o pressostato? Quais são os tipos de pressostato e onde são usados? Neste artigo do Mundo da Elétrica nós vamos responder todas essas perguntas. Então, vamos lá pessoal!

O que é Pressostato?

O pressostato pode ser definido como um instrumento de medição ou um dispositivo de proteção, ele é instalado em equipamentos, máquinas e dispositivos que trabalham pressurizados ou relacionados de alguma forma com a pressão.

Pressostato: O que é? Como funciona?

Descubra o que é Pressostato, para que ele serve, como o Pressostato funciona e onde ele é usado!

Geralmente, o pressostato possui na sua constituição os seguintes elementos:

  • Mecanismo de Ajuste ou Controlador: é o elemento responsável por criar/ajustar setpoints de pressão mínimos e máximos para a atuação do pressostato.
  • Elemento Sensor: é o elemento responsável por monitorar a pressão de trabalho dos fluidos que passam pelo pressostato, atuando no momento em que a pressão atingir valores fora dos que foram setados. Pode ser constituído por um diafragma, pistão, fole ou transmissor.
  • Unidade ou Chave de Interrupção: esse elemento é que recebe a atuação do elemento sensor, sendo acionado. Ele possui contatos normalmente abertos (NA) ou normalmente fechados (NF), que são comutados quando o pressostato atua, gerando alguma resposta ou desempenhando alguma função no circuito elétrico em que são conectados.

Para que serve o Pressostato?

O pressostato é utilizado muito como dispositivo de proteção, tendo como finalidade o controle da pressão, além da proteção de equipamentos contra sobrepressões e subpressões.

Esse dispositivo serve para emitir uma resposta elétrica ao ser acionado, podendo gerar uma ação automática do sistema ou um alerta para a intervenção manual do operador.

Tipos de Pressostato

Existem diversos modelos e tipos de pressostato, possuindo funções que atendem aos mais variados projetos. Porém, qualquer tipo de pressostato se encaixa nas duas categorias a seguir:

  • Pressostato para Sistema Pneumático: essa é a categoria para pressostatos que fazem o monitoramento de gases pressurizados como por exemplo, ar comprimido, vapor, gás comprimido, etc. Os pressostatos pneumáticos são muito utilizados em compressores de ar, reservatórios, sistemas de combustível gasoso, máquinas de lavar e em máquinas de fabricação industrial por exemplo.
  • Pressostato para Sistema Hidráulico: essa é a categoria para pressostatos que fazem o monitoramento de fluidos líquidos como por exemplo, combustível, óleo, água, dentre outros. O pressostato hidráulico é muito utilizado em sistemas de combustível líquido, reservatórios de água, piscinas, sistemas de bombeamento d’água e em sistemas contra incêndio por exemplo.

Princípio de Funcionamento do Pressostato

Como foi dito anteriormente, o pressostato possui três elementos, o mecanismo de ajuste, o elemento sensor e a unidade interruptora. Esses três elementos estão conectados e realizam a sua interação assim como vamos descrever abaixo.

Uma parte da estrutura do pressostato é conectada diretamente à um recipiente ou tubulação por onde irá passar o fluido pressurizado que deve ser monitorado, e o elemento sensor do pressostato fica posicionado justamente nesta parte.

Dessa forma, o elemento sensor fica monitorando a pressão do fluido que está passando por ali, e ao perceber uma pressão abaixo ou acima dos valores pré-determinados, ele se movimenta. É importante frisar que este valor pré determinado, é um setpoint definido pelo mecanismo de ajuste.

Essa movimentação aciona a chave de interrupção e comuta os contatos, que agem sinalizando, desligando, controlando, alertando ou ligando algo no circuito elétrico. Como falamos acima, uma das utilizações do pressostato é em sistema de bombas d’água. Porém, não é utilizado somente o pressostato nesse sistema.

Quer descobrir quais são os outros componentes que compõem o sistema de bombeamento de água? Então assista o vídeo do Mundo da Elétrica abaixo, que vai te apresentar a chave de partida para bombas!

Você sabia tudo isso sobre o pressostato? Compartilhe este artigo e indique qual foi a sua parte favorita! Ainda tem dúvidas? Deixe aqui nos comentários, pois talvez a sua dúvida seja o tema do nosso próximo artigo!

Caso queira aprofundar os seus conhecimentos sobre eletricidade cada vez mais, é só continuar acessando o site do Mundo da Elétrica. Se quiser ver conteúdos exclusivos do Mundo da Elétrica, nos siga nas nossas redes sociais!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)