Vamos falar neste artigo de um importante equipamento para a indústria e agricultura! Você conhece a bomba centrífuga, que também é conhecida como bomba de água centrífuga?

O Mundo da Elétrica vai fala quais funções ela realiza e o que são bombas centrífugas, além de explicar sobre o seu funcionamento e como usar uma centrifuga industrial. Então vamos lá pessoal!

O que são bombas centrífugas

A bomba centrífuga é um tipo de bomba d’água usada para a transferência de volumes de fluidos, sendo muito utilizada no campo para irrigação e abastecimento de casas. Também está presente nas cidades, principalmente em obras de saneamento e para controle de reservatórios. Outro ambiente que ela se faz presente é no processo produtivo das indústrias, sendo fundamental para o deslocamento de líquidos como a água potável e outros resíduos.

Centrifuga industrial, Bomba de água centrifuga

O que são bombas centrifugas

Bomba centrífuga, funcionamento

A principal função da bomba de água centrífuga é transportar líquidos de um ponto a outro! Muitas vezes para esse processo acontecer, é necessária uma tubulação preparada próxima ao ponto onde acontecerá a captação. O seu funcionamento é ligado à um motor (elétrico, combustão ou vapor), que permite um aumento de pressão e altura do líquido durante o processo, assim possibilita transferir líquidos em diferentes elevações.

O seu funcionamento ocorre através de impulsos vindo de um rotor ligado ao motor por meio de um eixo motriz, que está dentro de uma carcaça. Esse rotor possui palhetas que giram rapidamente em espiral, e com essa ação é criada uma zona de alta pressão que faz a bomba sugar o fluido (convertendo a energia do motor em energia cinética), aumentando o seu fluxo de rotação.

Isso faz com que o volume seja transferido, bombeando da entrada para uma voluta dentro da carcaça, que atua como contentor do liquido. Este volume é levado para um bocal de saída, onde é escoado para as tubulações.

No escoamento de fluidos pode ocorrer perdas energéticas principalmente por atrito, essa perda de carga pode variar durante o processo de uso das bombas. Se necessário, pode ser adicionada energia ao sistema, aumentando a velocidade, pressão ou nível do fluido durante o período de uso. Essa demanda depende da pressão de descarga ou da quantidade de energia a ser adicionada.

Rotores

Podem ser usados alguns tipos de rotores específicos para cada situação, variando entre abertos, fechados, semiabertos e semifechados. Vamos apresentar os principais tipos!

  • Rotores fechados: são indicados para líquidos limpos, pois possuem passagens estreitas. Caso sejam usados para escoar algum líquido que contenha partes sólidas, podem ocorrer entupimentos.
  • Rotores abertos: são recomendado para líquidos viscosos em suspensão contendo partículas sólidas, pois têm passagens mais livres que evitam entupimentos. As suas palhetas costumam sofrer um desgaste maior, por causa do contato direto com sólidos.
  • Rotores semiabertos: possuem um dos seus lados livre. O seu uso mescla materiais sólidos e líquidos.
  • Rotores semifechados: possuem pás na parte das costas da cobertura. O seu uso também mescla materiais sólidos e líquidos.

Bomba centrifuga industrial

Muitas vezes fazemos confusão com o nome e usamos o termo “centrifuga industrial”, que na verdade são separadores de líquidos e sólidos, muito comum em indústrias de óleos e laticínios. Porém, isso não vem ao caso neste artigo!

Vamos falar aqui das bombas centrifugas industriais, que são bombas hidráulicas com motores mais fortes, com funções de aumento de energia especifico para determinados segmentos industriais. Elas são projetadas para fluidos de volumes incomuns, tendo a sua pressão e velocidade calculadas para conseguir chegar à níveis de pressurização e elevações diferentes das bombas convencionais.

Agora que você aprendeu um pouco sobre bombas e rotores, separamos esse vídeo do canal Mundo da Elétrica que mostra como é um motor elétrico por dentro, vale a pena conferir!

Aproveite os materiais que disponibilizamos em nosso canal e caso tenha alguma dúvida ou sugestão, é só deixar nos comentários que nós iremos responder. Acesse e se inscreva no canal do Mundo da Elétrica para continuar aprendendo sobre elétrica!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)