Água conduz eletricidade? Tem gente que acha que não, tem gente que jura de pé junto que sim! Neste artigo o Mundo da Elétrica tira todas as dúvidas sobre este tema, além de mostrar porque a combinação água e eletricidade pode ser tão perigosa! Bora descobrir se a água conduz ou não eletricidade, então vamos lá pessoal!

Aqui no site já fizemos um artigo mostrando que a terra conduz eletricidade, principalmente quando está úmida. Então vale a pena ler este outro artigo também, porque nele tem a explicação prática do que é a perigosa tensão de passo!

Água conduz eletricidade?

No primeiro teste usamos uma fonte de tensão 127V alternada, lâmpada, multímetro, sal e um recipiente com água potável. O circuito usado é bem simples! A lâmpada foi ligada direto na fonte de alimentação, e o cabo de fase foi seccionado para usar no recipiente com água.

Quando o circuito está fechado a lâmpada se acende, então se a água realmente conduz eletricidade, quando os cabos estão em contato com água a lâmpada deve acender, concorda? Porém a lâmpada não acendeu, assim como mostra a imagem abaixo. Será que isso mostra que a água não conduz eletricidade?

Teste de tensão elétrica na água

Teste de condução da água. Entenda porque a lâmpada não acendeu!

Observando apenas este primeiro teste é natural pensar que a água não conduz eletricidade. Entretanto, para confirmar isso é importante analisar outros fatores importantes que vamos mostrar agora!

Com o circuito energizado nós usamos o multímetro para medir a tensão na água e na lâmpada. Na imagem abaixo você pode ver que a tensão na água foi de aproximadamente 22 volts, e a tensão na lâmpada foi um valor bem próximo de zero.

Teste de resistência da água

Teste medindo a tensão na água e tensão na lâmpada!

A medição na lâmpada mostrou que a água conduziu sim energia, mas não foi o suficiente para acender a lâmpada. Portanto, isso indica que a resistência da água era muito alta e a maior parte da tensão ficou na água.

Será que a lâmpada iria acender se a água tivesse uma resistência menor? A resposta é sim! A gente adicionou um pouco de sal nesta água, misturamos e isso já foi suficiente para a lâmpada começar a acender. Quanto mais sal foi adicionado nesta água, mais forte ficava o brilho da lâmpada, assim mostra a imagem abaixo.

Água conduz eletricidade?

Aumentando o brilho da lâmpada colocando sal na água!

Medimos novamente a tensão com o multímetro! Agora a tensão na água é próxima de 5 volts, ou seja, bem mais baixa que antes. Já a tensão na lâmpada que antes era quase zero, passou para aproximadamente 98 volts!

Teste de resistência da água

Resultado do teste de tensão na água com sal

Água conduz eletricidade: Sais minerais e impurezas

A condução de eletricidade na água está diretamente relacionado com a quantidade de impurezas na água, ou seja, o teste mostra que quanto maior a quantidade de sais minerais ou outras impurezas, menor será a resistência da água.

É importante que você entenda que a água pura propriamente dita não conduz eletricidade! Na verdade, a água pura é um ótimo isolante porque possui uma resistividade muito elevada, e a gente pode ver isso nos testes.

Nível de tensão na água

Apesar das medições dos testes anteriores apresentarem valores relativamente baixos de tensão, não pense que a água não é perigosa, porque dependendo do nível de tensão aplicado o risco de choque elétrico aumenta.

Portanto, se a tensão for muito alta como acontece nos casos de acidentes com raios e cabos de alta tensão, o fluxo de corrente elétrica presente na água será muito maior. E para comprovar isso fizemos outro teste usando um transformador de 2.000V, multímetro, água potável, sal e água deionizada.

Para começar usamos a água deionizada, que é uma água sem sais minerais e impurezas! Quando o transformador foi ligado a tensão medida na água foi de aproximadamente 600 Volts. Repetimos o mesmo teste usando a água potável, e desta vez a tensão medida foi de aproximadamente 300 volts. Quando adicionamos e misturamos sal nesta água potável, a tensão medida reduziu muito, assim como mostra a imagem abaixo.

Água conduz eletricidade?

Teste da tensão na água deionizada e água potável.

A conclusão é que a água funciona como um resistor ligado à um circuito. Sendo assim, quanto maior for a resistência da água, maior vai ser a tensão medida sobre ela. Então pessoal, o alerta que eu faço é que a água e a eletricidade não combinam!

Apesar do teste mostrar que a água pura praticamente não conduz eletricidade, raramente você vai estar em contato com água pura, pois ela só é usada em situações muito específicas de indústrias ou laboratórios.

Este vídeo abaixo é do teste da terra conduzido eletricidade que citamos no início do artigo. Se quiser aprender ainda mais sobre eletricidade e saber o que é a tensão de passo, vale muito a pena assistir!

E aí gostou do artigo? A resposta é diferente do que pensava? Envie esta publicação para os amigos e familiares nas redes sociais. Por enquanto é isso, continue acessando o Mundo da Elétrica e deixe todas as dúvidas nos comentários.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)