Como escolher um multímetro? Qual o melhor multímetro? O que observar na hora de escolher um multímetro? Neste artigo eu vou mostrar as características básicas que fazem com que este multímetro possa ser muito útil. O foco base deste artigo é principalmente as características estruturais do equipamento, então vamos lá pessoal!

Multímetro digital, como escolher?

Já fizemos vários artigos sobre multímetros aqui no Mundo da Elétrica, se você quer saber sobre a funcionalidade, categorias, comparações com alicates amperímetros e muito mais, vale a pena conferir estas outras publicações e se capacitar ainda mais na sua área.

Toda vez que eu falo sobre multímetros aparecem diversas dúvidas! A primeira dica que eu vou passar é comparar os equipamentos, anotando os pontos positivos e negativos de cada opção. Sendo assim, vamos conhecer agora as 5 principais características estruturais que eu acho primordial que um multímetro tenha.

Multímetro: Luz de fundo

Uma função que é muito útil em um multímetro é a luz de fundo! Ela pode ser muito importante em situações emergenciais. Por isso, escolher um multímetro com luz de fundo é uma das primeiras dicas, e eu vou explicar agora como isso é uma enorme vantagem.

Como escolher um multímetro digital?

Saiba porque deve escolher um multímetro com luz de fundo!

Imagine que você esteja fazendo uma medição em uma instalação elétrica e de repente um disjuntor desarma e tudo fica escuro? Nessa hora a luz de fundo do multímetro vai ser super importante para que você continue seu trabalho, assim como mostra a imagem abaixo.

Multímetro fluke é bom?

Exemplo de medição com multímetro que tem a luz de fundo em um ambiente escuro!

E olhe que esta é apenas uma das situações em que a luz de fundo pode ser muito importante. Um outro exemplo é quando você precisa fazer medições em locais com muita claridade, a luz do display ajuda demais na visualização da medição.

Dicas para escolher multímetro digital

Exemplo de medição com multímetro que tem a luz de fundo em um ambiente com muita claridade!

Multímetro: Suporte para ficar em pé

Este suporte é a segunda dica e por mais que pareça besteira, você vai notar a importância disso quando precisar dele, ou seja, se você optar por um multímetro sem este suporte você vai ter grandes dificuldades em algumas situações como as que vamos citar agora.

Como escolher um multímetro digital?

Veja porque escolher um multímetro com suporte traseiro!

O suporte que fica na parte traseira do multímetro pode ser usado de duas maneiras. A primeira é para deixar o multímetro em pé, visto que em alguns momentos a posição de trabalho dificulta muito a visualização da medição.

Dicas para escolher multímetro digital

Exemplo de medição com o uso do suporte traseiro do multímetro!

Neste caso citado, se o multímetro estivesse deitado, seria quase impossível fazer a visualização da medição, então o suporte já foi um grande aliado. A outra função deste suporte do multímetro é encaixá-lo em algum lugar para ficar com as mãos livres, o que certamente acaba facilitando bastante o trabalho e a medição.

Multímetro fluke e suas qualidades

Exemplo de medição com o suporte traseiro do multímetro encaixado em uma porta!

Multímetro: Alça para transportar

Manter as mãos livres durante o trabalho é fundamental para garantir a agilidade, praticidade e segurança! Por isso, a terceira dica é escolher um multímetro que tenha um local para colocar a alça de transporte.

Multímetro fluke é bom?

Veja porque escolher um multímetro com espaço para alça de transporte!

Nem todo multímetro tem, mas eu sempre dou preferência por comprar um multímetro em que eu possa colocar uma alça de transporte. Veja como uma alça de transporte facilita muito o deslocamento principalmente em trabalho em altura.

Dicas para escolher multímetro digital

Exemplo da utilização da alça para transportar o multímetro!

Além de permitir mais agilidade e liberdade na hora de realizar o trabalho em altura, ainda tem a questão da segurança. Neste tipo de atuação é indispensável deixar todos os itens bem presos ao corpo, e com o multímetro não seria diferente.

Portanto, com a utilização da alça você tem mais praticidade no manuseio do equipamento, e ainda previne quedas do multímetro que pode danificar o equipamento ou pior ainda, machucar alguma pessoa que esteja embaixo.

Multímetro: Proteção emborrachada

Por falar em queda, a quarta dica tem ligação direta com isso! Sempre escolha multímetros com proteção emborrachada, porque essa proteção é crucial para garantir uma longa vida útil do equipamento.

Multímetro fluke é bom?

Veja porque escolher um multímetro com proteção emborrachada!

Por mais que se tome cuidado e use a alça para transportar o multímetro, uma hora ou outra o equipamento pode acabar caindo. Portanto, ter uma proteção emborrachada reduz bastante a possibilidade do seu multímetro quebrar ou danificar.

Multímetro: Categoria e certificação

O multímetro tem que ser seguro! Por isso, a nossa quinta dica é sobre a categoria do multímetro e a sua certificação. O que garante que um multímetro vai ser seguro é se você está usando ele na categoria certa, mas como saber isso?

Como escolher um multímetro digital?

Veja porque escolher um multímetro de acordo com as suas categorias e cerificações!

A resposta é bem simples! Todo multímetro de qualidade tem marcado no corpo do equipamento a sua categoria de trabalho e quais são as certificações que ele tem. Neste multímetro do exemplo abaixo podemos ver que ele atende a categoria 3, além de possuir várias certificações.

Dicas para escolher multímetro digital

Veja como saber a categoria e certificação dos multímetros de boa qualidade!

Portanto, sempre olhe no multímetro e no manual do equipamento quais são as certificações que ele possui. Isso é indispensável para garantir a sua segurança, que como falamos deve vir sempre em primeiro lugar.

No vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica você pode conferir na prática as vantagens que citamos neste artigo. Vale a pena conferir porque tem muita informação interessante.

Essas foram as 5 principais dicas que eu sempre usei na hora de escolher um multímetro, mas se você acha que ficou faltando alguma dica importante deixe nos comentários e quem sabe eu não faça outro artigo com esta temática. O seu comentário ajuda a melhorar o conteúdo do site, além da opção de trocar experiências, algo que é muito bom para os profissionais do Mundo da Elétrica!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)