Entenda o que é um chuveiro com pressurizador

Em Componentes elétricos por Henrique Mattede

Você sabe qual é o melhor chuveiro para baixa pressão? Sabe como funciona o pressurizador de água? No artigo de hoje, o Mundo da Elétrica vai ensinar tudo o que você precisa saber sobre o chuveiro elétrico com pressurizador. Então, vamos lá pessoal!

O pressurizador de água é um aparelho que pode ser instalado em toda rede hidráulica de uma casa. Ele funciona aumentando a pressão da água em acessos como chuveiro, torneiras e máquinas de lavar.

Os pressurizadores de água funcionam como bombas que ampliam a pressão da água e são equipamentos ideais para locais onde a pressão da água é baixa, como coberturas e casas. Na imagem abaixo, é possível ver um modelo de um pressurizador.

Pressurizador de água para chuveiro.

Modelo de um pressurizador.

Um pressurizador também pode ser útil para facilitar a utilização de alguns equipamentos como os aquecedores de água a gás e as torneiras que precisam de pressão para funcionarem, uma vez que a falta de pressão pode desligar ou danificar alguns equipamentos.

Tipos de pressurizadores

Existem diferentes tipos de pressurizadores de água. Alguns podem alimentar apenas uma saída de água, enquanto outros podem servir a casa inteira.

Pressurizadores de ponto

Uma das primeiras coisas que você deve definir após entender como funciona o pressurizador de água é qual será o uso dele. Caso o problema seja a pressão baixa em apenas um ponto, os pressurizadores de ponto são os mais indicados!

Pressurizadores de linha

Os pressurizadores de linha devem ser escolhidos em situações em que há a necessidade de aumentar a pressão da água em mais de um ponto da casa ao mesmo tempo, como chuveiros, torneiras e aquecedores de água a gás.

Dentro do pressurizador de linha existem dois subtipos de pressurizadores, que diferem em relação ao tipo de acionamento:

Ambos acionam automaticamente em qualquer alteração da rede hidráulica, como a abertura de uma torneira.

Fluxostato

Esse modelo de pressurizador é indicado em sistemas com risco de vazamento e são instalados 50cm abaixo da caixa d’água.

Os fluxostatos são ideais para aumentar a pressão de apenas um ponto de saída de água. Entretanto, o fluxostato só funciona quando a água vem de cima pra baixo, se ela vier de baixo para cima, como acontece em sítios nos quais a água é retirada de riachos, por exemplo, o ideal é optar pelo pressostato.

O fluxostato é um pressurizador menos potente, mas em compensação possui um menor consumo de energia elétrica.

Pressostato

Diferente do fluxostato que só liga quando o ponto de acesso que demanda pressão é acionado, o pressostato fica ligado o tempo todo e funciona automaticamente, aumentando a pressão a cada abertura de registro.

Ele deve ser instalado no mesmo nível da caixa d’água e é capaz de aumentar a sua pressão mesmo quando a água vem de baixo para cima.

Chuveiro com pressurizador

O chuveiro com pressurizador é aquele que tem como finalidade aumentar a pressão da água que sai durante o banho. O pressurizador de chuveiro possui a mesma função de um pressurizador tradicional, que é bombear a água e aumentar o seu volume e força.

Você pode utilizar um pressurizador na rede hidráulica da sua casa, mas o ideal é que você adquira o chuveiro com pressurizador. Dessa forma, você garante duas funcionalidades, banho e água com mais pressão, em um único produto!

A maioria dos modelos de chuveiro com pressurizador contam com um botão para ligar ou desligar a função de pressurização. Hoje em dia já existem até modelos de chuveiro pressurizado eletrônico, que permitem o ajuste da pressão da água, assim como o nível de temperatura.

Vantagens

O chuveiro com pressurizador possui diversa vantagens, como:

Desvantagens

Apesar das vantagens, o pressurizador de água para chuveiro possui algumas desvantagens, como:

Para ver na prática como instalar um chuveiro elétrico, sugerimos que você assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica!

Nos acompanhe nas redes sociais e compartilhe esse artigo com os seus amigos. Deixe abaixo nos comentários dúvidas ou sugestões para que possamos te responder!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário