Melhores Chuveiros: quais são?

Escrito na categoria "Componentes elétricos" por Henrique Mattede.

Nos dias de hoje é muito difícil encontrar alguém que não saiba o que é um chuveiro, mas será que todos sabem quais são os melhores chuveiros? Como os chuveiros funcionam? Como fazer a instalação correta de um chuveiro elétrico, ou até mesmo sobre a sua composição? Neste artigo do Mundo da Elétrica, falaremos mais sobre esse assunto. Então, vamos lá pessoal!

Atualmente, os chuveiros estão em cerca de 73% das casas em todo brasil, sendo responsáveis por até um quarto da energia elétrica usada mensalmente em uma casa com quatro pessoas.

Mas uma informação que provavelmente poucas pessoas têm conhecimento, é que não existe apenas o chuveiro elétrico. Ele é apenas umas das variedades encontradas no mercado, as quais podemos citar: chuveiro eletrônico, chuveiro híbrido, chuveiro a gás e o chuveiro pressurizado.

Tipos de chuveiros elétricos, como escolher

Modelos de chuveiros elétricos ou eletrônicos

Chuveiro Elétrico

O chuveiro elétrico é composto por uma ou mais resistências, elas têm como função transferir o calor gerado para a água que está no encanamento, antes dela sair quentinha para o seu banho.

O chuveiro elétrico é o mais comum e conhecido de todos! Devido ao seu baixo custo e também à sua fácil instalação, esse tipo de chuveiro só precisa de um ponto de eletricidade e um encanamento.

Para fazer a instalação do chuveiro elétrico é necessário analisar alguns fatores:

Mas não se engane e nem tente fazer isso sozinho sem as instruções corretas!

Chuveiro Eletrônico

O chuveiro eletrônico é basicamente como o chuveiro elétrico, o que difere os dois é a facilidade do chuveiro eletrônico se adaptar com o gosto do usuário, não precisando desligá-lo para mudar a temperatura.

Além disso, outra diferença do chuveiro elétrico para o chuveiro eletrônico, é que os chuveiros eletrônicos utilizam componentes eletrônicos que realizam um controle adequado da potência a ser liberada.

Indiferente da quantidade de água que sai, o chuveiro eletrônico tem uma possibilidade de controle bem melhor para os níveis de temperatura. Devido à sua forma de ajuste da potência ser linear, esse chuveiro oferece uma regulagem com maior eficiência.

O chuveiro eletrônico também tem alguns modelos que podem oferecer até 14 temperaturas diferentes para você regular o chuveiro de acordo com a sua preferência. O que torna os custos com energia e consumo de água bem menores!

Chuveiro Híbrido

O chuveiro híbrido é uma ótima opção quando se trata de economia de energia elétrica! A sua aparência é parecida com um chuveiro elétrico comum, porém, se tiver a instalação em um sistema de aquecimento solar, o usuário pode fazer a escolha de utilizar o chuveiro pela energia solar ou pela energia elétrica.

O chuveiro híbrido é uma ótima escolha devido à sua vazão de água, que costuma despejar aproximadamente 3 litros de água por minuto, garantindo uma economia maior do que os chuveiros elétricos e eletrônicos.

O chuveiro híbrido é uma junção de dois métodos: energia solar e energia elétrica. Uma é utilizada em dias de sol, e a outra em dias nublados ou quando chove. A utilização da energia solar auxilia bastante na economia devido à não utilização de energia elétrica em dias de sol. Sendo assim, a energia elétrica só seria utilizada em casos onde os painéis solares não podem captar a luz solar.

Uma das vantagens do chuveiro híbrido é que você não precisa mais esperar a água esquentar para tomar banho, ou seja, não tem desperdício de água no início do banho por ela estar gelada.

Chuveiro a Gás

O chuveiro a gás é geralmente utilizado em edifícios, condomínios e prédios, devido ao local ter sido projetado para esse tipo de instalação. Uma grande vantagem é que este tipo de chuveiro não utiliza energia elétrica, sendo então uma opção bastante econômica!

Mesmo conseguindo uma economia na energia elétrica, este chuveiro tem uma desvantagem quando se trata dos recursos hídricos, já que o seu funcionamento proporciona uma demora para esquentar a água e com isso, pode acabar desperdiçando muita água no processo.

Conforme a serpentina aquece, a água que passa por ela se aquece também. Os aquecedores a gás têm um componente conhecido como fluxostato, que é capaz de executar a atividade de ligar, desligar ou sinalizar outro equipamento no sistema, perante uma mudança no fluxo de algum fluido.

Forma de instalação do chuveiro a gás, como deve ficar

Como funciona o chuveiro a gás

Chuveiro pressurizado

E não menos importante do que os chuveiros anteriores, existem também os chuveiros pressurizados! Esse tipo de chuveiro é indicado para lugares onde a pressão da água é pequena, então o pressurizador faz o volume da água aumentar bastante. Ele é ideal para casas que tenham pressão da tubulação menor que 5 metros de coluna de água.

O chuveiro pressurizado é utilizado em hidromassagens verticais e é comum também em coberturas, já que devido à altura, a pressão dos chuveiros elétricos pode não funcionar da forma correta.

Os chuveiros pressurizados têm destaque devido à sua performance, pois liberam jatos de água volumosos em locais com baixa vazão de água. A maior parte dos modelos contam com um botão de ligar/desligar o pressurizador. Portanto, o pressurizador é ligado junto ao chuveiro e libera uma pressão maior para o banho.

Pressurizador de chuveiro

Pressurizador de água para chuveiros.

Pontos positivos e negativos dos chuveiros

Como explicado em todos os tópicos no início, mesmo escolhendo o melhor chuveiro para a sua casa, é preciso contratar um profissional do Mundo da Elétrica para que não aconteçam acidentes ou mau funcionamento no equipamento, devido à instalação incorreta de algum componente do chuveiro.

Com todas as informações passadas, agora ficará ainda mais fácil fazer a escolha do melhor chuveiro, sabendo as vantagens e desvantagens de cada um, não é mesmo? Para te auxiliar na instalação correta do seu chuveiro, confira o vídeo abaixo:

Gostou do conteúdo acima e do vídeo? Convidamos para acompanhar o nosso site e o nosso canal do YouTube, assim você sempre ficará por dentro dos assuntos que serão do seu interesse.

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário