Quer tornar a sua casa mais sustentável e ter economia na sua tarifa de energia? Vamos te ajudar! Confira neste artigo do Mundo da Elétrica algumas dicas para tornar a sua casa mais sustentável e econômica, reduzindo os gastos com a tarifa de energia elétrica. Vamos lá pessoal!

Uma casa sustentável é aquela que está em harmonia com o meio ambiente. Ter uma casa sustentável trás diversos benefícios para os moradores, principalmente o fato de tonar o ambiente mais agradável.

Uma casa sustentável é também uma casa mais econômica, por utilizar os recursos naturais de forma inteligente. Um ponto muito interessante é como uma casa sustentável pode impactar na economia de energia elétrica.

Citaremos agora alguns pontos que quando praticados, tornarão a sua casa sustentável e mais econômica!

Escolha dos eletrodomésticos

Ao escolher um eletrodoméstico novo para o seu lar, certifique-se de que este eletrodoméstico tenha uma alta eficiência energética. Um eletrodoméstico com alta eficiência energética é aquele que transforma a energia elétrica recebida em trabalho, com poucas perdas.

Para saber se o eletrodoméstico é eficiente, basta olhar se ele possui o selo Procel de eficiência energética, e em qual categoria de eficiência ele se encontra.

Casa sustentável como funciona.

Selo PROCEL de eficiência energética.

Utilização da geladeira

Alguns eletrodomésticos são os maiores vilões da conta de luz, um desses vilões é a geladeira. É preciso utilizá-la com sabedoria, abrindo-a somente quando necessário e por curtos momentos.

Quando abrimos a geladeira, o ar em temperatura ambiente entra e o ar frio sai, e para resfriar o ar que entrou, o motor da geladeira tem que trabalhar mais.

Chuveiro eletrônico

O chuveiro elétrico é outro grande vilão nas residenciais. Trocar os modelos comuns por um modelo de chuveiro eletrônico pode reduzir os gastos com energia elétrica, isso por que o chuveiro eletrônico possui um modelo de ajuste de temperatura diferente dos modelos tradicionais.

Os chuveiros tradicionais possuem, geralmente, três opções fixas de temperatura. Já os modelos eletrônicos possuem as opções de temperatura com diversos ajustes. Deste modo os moradores podem optar por não utilizar a potência máxima do chuveiro, economizando no consumo de energia elétrica.

Como fazer uma casa sustentável.

Modelo de chuveiro eletrônico.

Substituição das lâmpadas

As lâmpadas são elementos presentes em todos os ambientes da casa. Mesmo que sejam utilizadas somente em parte do dia, elas têm uma contribuição na conta de luz.

Embora exista o modelo de lâmpada LED que é comprovadamente mais econômico, muitas pessoas ainda utilizam os modelos incandescentes ou fluorescentes nas residências. Esses dois modelos transformam parte da energia elétrica em calor ao invés de luz.

Já as lâmpadas de LED não sofrem o efeito joule, ou seja, não produzem aquecimento. Deste modo, praticamente toda energia recebida pela lâmpada de LED é transformada em luz. Assim, uma lâmpada de LED com potência de 6W pode substituir uma lâmpada incandescente de 60W por exemplo.

A tabela a seguir mostra a equivalência das potências dos modelos de lâmpadas.

Casa sustentável como funciona.

Tabela de equivalência das potências das lâmpadas.

As lâmpadas de LED também têm uma vida útil muito superior quando comparada aos outros modelos de lâmpadas.

Manutenção da instalação elétrica

Os cabos da instalação elétrica devem ter sua secção transversal compatível com a corrente máxima da instalação. Caso a corrente que passa pelo condutor seja maior do que a sua corrente nominal, este sofrerá aquecimento e vai gastar mais energia elétrica.

É importante também verificar as emendas dos condutores, porque as emendas mal feitas ou desgastadas são pontos de fuga de corrente, o que faz com o que o valor da conta de energia se eleve.

Aquecimento solar para chuveiro

Como já dizemos, o chuveiro é um dos grandes vilões da conta de energia elétrica. Instalar um sistema de aquecimento solar para o chuveiro é uma opção ecologicamente correta para diminuir os gastos com energia elétrica.

O aquecedor solar vai fazer com que a água seja aquecida através da radiação solar, assim o chuveiro não precisará ser ligado com energia elétrica para fornecer uma água quente para o banho. Esta instalação é feita por profissionais qualificados, que mostraram na prática o quanto de energia será poupada por este sistema.

O que é uma casa sustentável

Aquecedor solar para chuveiro.

Sistema de energia fotovoltaica

A energia fotovoltaica já é uma velha conhecida e está em crescente utilização, justamente  por ser um dos meios mais limpos de se obter energia elétrica. Nas residências, podem ser instalados dois tipos de sistemas de energia fotovoltaicos: o on-grid e o of-fgrid.

No sistema fotovoltaico é feita a instalação de painéis fotovoltaicos de forma que a radiação solar seja revertida em energia elétrica, consequentemente essa energia será fornecida aos sistemas elétricos da casa. Essa energia pode ser armazenada em um banco de baterias para ser gasta no decorrer do dia.

No sistema on-grid, a residência recebe a energia produzida pelas placas e quando necessário, recebe também a energia da rede elétrica, fornecida pela concessionária. Caso seja produzido mais energia do que a instalação elétrica da casa precise, essa energia é aplicada na rede e vira um crédito na conta de energia elétrica.

Já no sistema of-fgrid, a casa é totalmente dependente do sistema fotovoltaico, sem nenhuma influência da rede.

Nos dois casos é feito um estudo por profissionais capacitados para a instalação das placas solares, onde é feito o levantamento de carga e de potência instalada, para que o fornecimento seja adequado.

Casa sustentável como funciona

Painéis de energia fotovoltaica.

Certamente haverá uma queda no valor da sua conta de energia ao adotar os pontos citados. Porém, é importante que você saiba ler corretamente a sua fatura de energia para entender o que está sendo cobrado.

No vídeo a seguir do Mundo da Elétrica mostramos como interpretar a conta de energia, vale a pena aprender!

Gostou de aprender como deixar a sua casa mais sustentável e econômica? Caso tenha alguma dúvida, deixe para nos comentários! Continue no Mundo da Elétrica para conhecer mais sobre as instalações elétricas residenciais e outros assuntos sobre eletricidade.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)