O que é sistema de aterramento TNC? O que é sistema de aterramento TN-C-S? Como fazer aterramento? Quando o assunto é instalação elétrica residencial, um dos equipamentos que mais gera dúvida é o chuveiro, principalmente sobre o aterramento do circuito do chuveiro. Onde ligar o fio terra do chuveiro? Fazer o aterramento do chuveiro é uma das dúvidas mais comuns que encontramos e é sobre a forma de ligação correta do aterramento de chuveiro elétrico que vamos falar neste artigo, saiba qual sistema usar e não usar, entenda todos riscos e veja o que a norma diz sobre aterramento, vamos lá pessoal!

Aterramento do chuveiro: Como fazer?

Uma das perguntas mais comuns é sobre o uso do aterramento do chuveiro junto com o neutro, ou seja, em muitos casos o neutro aterrado é usado para o aterramento do chuveiro, isso é certo?

Como fazer aterramento do chuveiro?

Posso usar o fio terra do chuveiro no neutro?

A norma NBR5410 tem um capítulo inteiro dedicado ao aterramento, mas mesmo assim para muitos eletricistas, o aterramento ainda é um assunto extremamente complicado. Existem tipos diferentes de aterramento e a escolha do tipo de aterramento determina quais são as medidas a serem tomadas para a proteção das pessoas contra contatos indiretos.

As concessionárias exigem que o neutro seja aterrado na entrada da instalação e esta ideia de aterrar o chuveiro usando o neutro vem justamente do neutro ser aterrado pela concessionária, fazendo com que muitos eletricistas entendam que é a mesma coisa, mas não é!

Aterrar o chuveiro diretamente do cabo de neutro do próprio circuito do chuveiro caracteriza o uso de um sistema de aterramento TNC, este sistema de aterramento é proibido para circuitos com cabos menores que 10mm² e também para circuitos de equipamentos portáteis. A norma deixa bem claro que não se deve usar este método de aterramento.

Aterramento do chuveiro: Quais os riscos?

O maior risco de utilizar o sistema de aterramento TNC é quanto a perda do neutro da instalação, neste caso o cabo fase perde a referência de neutro e tanto o cabo de neutro como o de terra que estão neste ponto, passam a ser um cabo de fase, ou seja, energiza os cabos de neutro até o ponto rompido e como o cabo do terra dentro do chuveiro está em contato com a água, ela passa a ficar com potencial direto e a pessoas que tomarem banho nesta situação podem sofrer um choque elétrico.

A resistência é basicamente um curto controlado entre fase e neutro. E com o neutro rompido, quando o chuveiro for ligado toda massa de equipamento ligada ao sistema de aterramento vai ficar energizada. Portanto, a forma correta de ligação é um cabo de aterramento vindo do barramento de terra do quadro até o chuveiro, assim como mostra na imagem abaixo.

Aterramento do chuveiro como fazer?

Veja a forma correta de fazer o aterramento do chuveiro!

Tem um vídeo no canal do Mundo da Elétrica que fala exclusivamente deste tema, mostrando de uma forma bem prática porque não deve ser usado o sistema de aterramento TNC e como a norma deixa isso bem claro, vale a pena conferir!

Aterramento do chuveiro: Cuidados especiais!

Para a instalação correta do chuveiro alguns cuidados devem ser tomados, o principal é desligar a chave geral do chuveiro. Como foi dito, existem vários tipos de aterramento e cada um tem utilizações e cuidados específicos diferentes, é muito importante estudar cada método antes de instalar. A instalação incorreta dos cabos do chuveiro pode causar sobreaquecimento dos cabos e conexões. Em caso de neutro interrompido, várias anomalias na instalação elétrica podem ser notadas como por exemplo, cabos energizados. Sendo assim, é indispensável que todos os circuitos tenham o seu cabo de aterramento independente partindo do mesmo barramento de terra.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

7 comentários para “Chuveiro com fio terra no neutro pode?”

  1. Jose Carlos Gomes

    Gostaria de receber mais informação

    Responder
  2. Mario A Gonzalez

    Gosto muito dos vídeos.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Mario!

      Responder
  3. Eulálio Saldanha Barbosa

    Bastante esclarecedor.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      OBrigado Eulálio!

      Responder
  4. Lincoln de Sena Gonçalves

    Achei importantíssimo as informações que encontrei no que consta dos dados vistos
    No trabalho que acabei de ver sobre instalação de chuveiros, e seu aterramento usando
    O fio neutro da rede. Parabéns pelo trabalho. LINCOLN

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Lincoln!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)