O que é malha de aterramento elétrico?

Em Componentes elétricos por Henrique Mattede

O aterramento é um dos principais sistemas responsáveis por prevenir problemas que possam ser gerados pela eletricidade. Pensando nisso, o Mundo da Elétrica separou um artigo completo sobre o que é a malha de aterramento. Então, vamos lá pessoal!

Define-se o aterramento elétrico como uma conexão elétrica proposital de um sistema físico ao solo. Basicamente o aterramento é constituído pelas conexões elétricas que conectam um ponto do sistema elétrico aos eletrodos e ao solo que os envolve.

Leia também

Uma malha de terra é um tipo de aterramento usual em instalações de grande porte, sendo essencial em sistemas de energia elétrica, em particular nas usinas e subestações. Trata-se de um reticulado de cabos horizontalmente enterrados, interligados por juntas mecânicas ou soldadas, e hastes cravadas verticalmente.

A malha de terra é um aterramento com baixa resistência elétrica, atendendo a todos os equipamentos como uma referência “zero” de tensão.

O sistema deve resistir a correntes intensas, escoando a energia efetivamente para o solo. Esta corrente pode ser proveniente de curto circuitos, descargas atmosféricas, surtos por chaveamento e correntes harmônicas.

A malha de terra também deve reduzir os níveis de tensões de toque e de passo, danosos para pessoal e equipamentos. A partir de programas computacionais atuais, pode-se determinar a elevação de potencial elétrico no solo que ocorre em uma malha de terra ao incidir uma corrente elevada.

Na imagem abaixo, é possível ver um esquema de uma malha de aterramento.

Aterramento elétrico.

O que é malha de aterramento?

A partir deste perfil de potencial pode-se calcular a ocorrência de tensões de toque e de passo. Caso você não saiba, o aterramento elétrico tem três funções principais:

Um aterramento elétrico consiste em uma ligação elétrica proposital de um sistema físico (elétrico, eletrônico ou corpos metálicos) ao solo. Este se constitui basicamente de três componentes:

Existem várias maneiras para aterrar um sistema elétrico, que vão desde uma simples haste passando por placas de formas e tamanhos diversos, chegando às mais complicadas configurações de cabos enterrados no solo, como as malhas de aterramento.

O ponto do sistema que se deseja conectar ao solo, dependendo da aplicação, pode constituir-se em uma trilha numa placa de circuito impresso, na carcaça de um motor ou de um computador, ou ainda, no neutro de um sistema elétrico.

Também os eletrodos de aterramento podem ter configuração muito diversificada. Basicamente, o eletrodo de aterramento se constitui em qualquer corpo em qualquer corpo metálico enterrado no solo.

Podem ser enumeradas algumas configurações usuais, como cantoneiras de ferro galvanizadas, sistemas hidráulicos ou malhas em reticulado. A forma, assim como a disposição geométrica dos eletrodos no solo são as mais variadas, de acordo com a aplicação.

Os materiais deverão apresentar características suficientes para suportar os efeitos elétricos e termomecânicos inerentes das descargas elétricas, conduzindo adequadamente as correntes elétricas, suportando o calor e os esforços mecânicos provenientes do efeito eletromecânico.

Instalação da malha de aterramento

Para realizar uma instalação de malha de aterramento corretamente, é imprescindível a execução prévia de uma prospecção da resistividade do solo, por meio de aparelhos como terrômetros.

Essa prospecção tem o objetivo de estratificar o solo em camadas e permitir o correto dimensionamento de aterramento elétrico.

E para que o aterramento cumpra a sua função com eficiência, é necessário fazer o correto dimensionamento a fim de impedir prejuízos irreversíveis que podem ser causados pelas descargas diretas ou indiretas recebidas na edificação.

Esses cuidados devem ser feitos no projeto do aterramento para garantir a instalação da malha de aterramento de forma segura e com bom funcionamento.

Além disso, durante a instalação da malha de aterramento é preciso certificar-se de que o sistema e o material escolhido cumpram as demandas requeridas relacionadas ao local e à concentração de pessoas que circulam pelo espaço.

Para aprender mais sobre o que é aterramento elétrico, recomendamos que assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica.

Nos acompanhe nas nossas redes sociais, pois estamos sempre postando conteúdos exclusivos da área da elétrica! Compartilhe esse artigo com os seus amigos e familiares para que eles possam aprender cada vez mais.

Caso você tenha dúvidas ou sugestões, deixe abaixo nos comentários para que possamos te responder!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário