Aterramento, peças para montagem.
O aterramento segundo a norma ABNT NBR 5419 é entendido como um subsistema do sistema de SPDA (Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas). Este subsistema tem por função drenar as descargas atmosféricas que eventualmente atingem os captores do SPDA. As descargas atmosféricas são fenômenos naturais muito imprevisíveis, tanto no que diz respeito ao ponto de impacto, quanto da intensidade do raio, que incidindo sobre edificações podem causar um efeito devastador. Portanto especial atenção deve ser dado às normas, aos critérios de instalação e aos materiais empregados.
Leia também
- Como montar um quadro de distribuição residencial?
- O que é SPDA (Sistema de proteção contra descargas atmosféricas) ?
Os materiais deverão apresentar características suficientes para suportar os efeitos elétricos e termomecânicos inerentes das descargas elétricas, conduzindo adequadamente as correntes elétricas, suportando o calor e esforços mecânicos provenientes do efeito eletromecânico.
Os principais componentes do aterramento são:
- Condutores da malha de aterramento: São os cabos utilizados para conectar as partes metálicas não enterradas (estruturas metálicas, equipamentos ou os condutores de descida) às hastes de aterramento. Estes condutores são instalados na disposição em forma de anel, circulando a edificação a ser protegida e ficam enterrados diretamente na terra com profundidade mínima de 50cm. Funciona como eletrodo de aterramento e são identificados como eletrodos horizontais, sua principal função é fazer o controle de gradiente elétrico de potencial na superfície do solo.
- Cordoalha flexível: A cordoalha é um material fabricado em malha trançada em cobre estanhado. A sua construção lhe permite ser flexível e portanto proporcionar uma mobilidade sem perder as propriedades necessárias para drenar a corrente elétrica. Estas cordoalhas são fabricadas com pequenos comprimentos, até 50 cm, e são muito utilizadas para proporcionar o aterramento de equipamentos que fazem pequenos movimentos como portas e portões metálicos etc.
- Hastes de aterramento: São comumente identificados como eletrodos verticais. É um elemento condutor enterrado no solo cuja finalidade é drenar as descargas atmosféricas assegurando um efetivo contato com solo. São fabricadas com comprimento de 3 metros com opção de rosca nas extremidades para permitir junção com outras hastes afim de aprofundar sua inserção na terra e alcançar camadas com menor resistividade. Estas hastes no sistema de aterramento são conectadas aos condutores da malha através de solda exotérmica ou conectores.
- Caixa de inspeção: São caixas no formato cilíndrico podendo ser construídas em concreto, cerâmica ou PVC e são utilizadas tampas em ferro fundido identificando a destinação para aterramento. Nesta caixa se faz a conexão entre os condutores da malha e as hastes de aterramento. As conexões dentro da caixa são feitas por aperto, permitindo desconectar os cabos da captação e efetuar as medições da resistividade do solo.
- Soldas exotérmicas: São as conexões executadas fundindo vários metais à temperaturas acima de 1000ºC, este tipo de conexão é utilizado na maioria dos casos nos pontos onde há conexões enterradas. O processo de conexão por solda evita a oxidação nos pontos de contato, evitando deste modo o aumento da resistividade naquele ponto.
- Conectores ou junções: São elementos necessários para efetuar as conexões entre os condutores da malha, as hastes de aterramento, equipamentos e partes metálicas não enterradas. São construídos de modo geral em bronze ou latão estanhado. Existem conectores especiais com espaçadores para promover a conexão de materiais diferentes evitando assim a corrosão galvânica.
Os componentes de sistema de aterramento devem ser fabricados seguindo as normas vigentes, garantido a qualidade dos materiais, reduzindo a oxidação, evitando o aumento da resistência de contato nas conexões, devem possuir também condutividade alta, para não contribuir com o aumento do gradiente de potencial no solo.
Alguns efeitos são inerentes ao terreno na qual será instalado o aterramento, como resistência elétrica, capacitância e indutância do solo, assim sendo, uma criteriosa instalação atendendo aos preceitos da NBR 5419, utilizando materiais normatizados, contribuem para atenuar estes efeitos e melhorar a eficiência do sistema de aterramento.
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Solda exotérmica! O que é? Como fazer?
Aprenda como fazer instalação elétrica!
Aterramento elétrico, tipos e usos.
Como dimensionar o cabo de aterramento?
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.
6 comentários para: “Aterramento, peças para montagem.”
Ivana Neto Neto
Gostei desse trabalho é muito interessante e gostaria de receber mais informação e videos sobre o sistema de aterramento dos vosso projectos.
Equipe Mundo da Elétrica
Gostaria de agradecer por nos acompanhar, já é inscrito em nosso canal do YouTube? Não deixe de se inscrever para receber nossas atualizações. Segue o link:https://www.youtube.com/user/MundoDaEletrica/featured
Valter
Ótimo ter essas informações, continuem assim Parabéns.
Equipe Mundo da Elétrica
Muito obrigado =]
Elton dos Santos
Gostei muito interessante eu sou eletrecista e é muito importante pra nos que trabalhar nessa área
Equipe Mundo da Elétrica
Obrigado Elton!