Aterramento, peças para montagem.

Escrito na categoria "Conceitos de eletricidade" por Henrique Mattede.

O aterramento segundo a norma ABNT NBR 5419 é entendido como um subsistema do sistema de SPDA (Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas). Este subsistema tem por função drenar as descargas atmosféricas que eventualmente atingem os captores do SPDA. As descargas atmosféricas são fenômenos naturais muito imprevisíveis, tanto no que diz respeito ao ponto de impacto, quanto da intensidade do raio, que incidindo sobre edificações podem causar um efeito devastador. Portanto especial atenção deve ser dado às normas, aos critérios de instalação e aos materiais empregados.

Os materiais deverão apresentar características suficientes para suportar os efeitos elétricos e termomecânicos inerentes das descargas elétricas, conduzindo adequadamente as correntes elétricas, suportando o calor e esforços mecânicos provenientes do efeito eletromecânico.

Os principais componentes do aterramento são:

Cabo de cobre para aterramento

Condutor de aterramento

Conexão exotérmica

Solda exotérmica

conector-de-aperto-para-aterramento

Conector de aterramento

Os componentes de sistema de aterramento devem ser fabricados seguindo as normas vigentes, garantido a qualidade dos materiais, reduzindo a oxidação, evitando o aumento da resistência de contato nas conexões, devem possuir também condutividade alta, para não contribuir com o aumento do gradiente de potencial no solo.

Alguns efeitos são inerentes ao terreno na qual será instalado o aterramento, como resistência elétrica, capacitância e indutância do solo, assim sendo, uma criteriosa instalação atendendo aos preceitos da NBR 5419, utilizando materiais normatizados, contribuem para atenuar estes efeitos e melhorar a eficiência do sistema de aterramento.

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

6 comentários para: “Aterramento, peças para montagem.”

  • Ivana Neto Neto

    Gostei desse trabalho é muito interessante e gostaria de receber mais informação e videos sobre o sistema de aterramento dos vosso projectos.

    Responder
  • Valter

    Ótimo ter essas informações, continuem assim Parabéns.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Muito obrigado =]

      Responder
  • Elton dos Santos

    Gostei muito interessante eu sou eletrecista e é muito importante pra nos que trabalhar nessa área

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Elton!

      Responder

Deixe um comentário