Medidor de energia elétrica. Qual a sua aplicação?
Muita gente tem dúvida sobre o padrão de entrada de energia que também é chamado de medidor de energia. Entenda o que é medidor de energia, qual a aplicação deste importante componente em uma instalação elétrica e o que é kWh, vamos lá pessoal!
Medidor de energia: O que é?
O medidor de energia elétrica também é conhecido popularmente como relógio de luz. A sua função é justamente medir o consumo de energia elétrica de corrente alternada. Os medidores de energia medem o consumo de energia elétrica mensalmente em kWh, que vamos explicar o que é ainda neste artigo.
Leia também
Historicamente falando, em 1889 o primeiro medidor de quilowatt-hora de corrente alternada por indução foi apresentado ao público pelo húngaro Ottó Bláthy. Ele mostrou o medidor de energia na Feira de Frankfurt e o sucesso foi tão grande, que no mesmo ano ele já estava sendo comercializado.
Medidor de energia: Quais os tipos?
Atualmente no Brasil, o medidor de energia elétrica mais usado é o medidor bifásico 3 fios. Saiba que existem dois tipos de medidores de energia elétrica, o eletrônico e o eletromecânico.
Medidor de energia eletromecânico
O medidor do tipo eletromecânico é mais antigo e funciona através da indução eletromagnética. Este tipo de medidor tem um disco de metal que gira quando a eletricidade passa pelas bobinas, gerando um campo magnético. Este campo só vai impulsionar o disco girando-o quando a energia está sendo consumida. E nestas condições, acontece o movimento da engrenagem e dos ponteiros do medidor.
A velocidade de rotação do disco está diretamente relacionada com o campo magnético. Portanto, quanto mais forte for o campo magnético, mais rápido o disco vai girar e consequentemente, mais energia será consumida.
Como foi dito, o medidor de energia eletromecânico é o tipo mais antigo, mesmo assim ele continua sendo muito eficiente e por isso, continua sendo bastante utilizado em vários países pelo mundo.
Medidor de energia elétrica eletrônico
Como o próprio nome já sugere, o medidor de energia eletrônico funciona eletronicamente, ou seja, a sua medição é realizada digitalmente. A tecnologia usada nos medidores eletrônicos é muito mais moderna.
Este tipo de medidor tem um dispositivo que envia as informações sobre o consumo de energia diretamente para a concessionária. Então, não existe a necessidade de enviar um funcionário para fazer a leitura do medidor.
O que é kWh?
kWh significa Quilowatt-hora e basicamente é a medida da energia elétrica consumida por um aparelho em um determinado período. Portanto, um Watt-hora representa a quantidade de energia necessária para alimentar por uma hora algum equipamento que tenha potência de 1 Watt.
Sendo assim, um aparelho com potência de 5400 W indica que essa é a sua potência pelo período de 1 hora. Então, se este aparelho ficar ligado por 5 horas o consumo enérgico será o seguinte:
- Consumo = Potência x Tempo de uso
- Consumo = 5400 W x 5 h
- Consumo = 27.000 Wh ou 27 kWh
É preciso compreender que existe uma grande diferença entre kW e kWh! O kW é uma medida de potência, já o kWh é uma medida de energia. Para obter o valor em kWh é necessário dividir o resultado por 1.000, visto que 1 kWh equivale à 1.000 Wh).
Portanto, quanto maior a potência de um aparelho, naturalmente maior será o seu consumo energético. Sabendo desta diferença, podemos explicar sobre o consumo mensal de energia em uma fatura de energia elétrica.
Vamos usar de exemplo uma fatura em que o consumo foi de 108 kWh/mês. Analisando que em um mês temos aproximadamente 720 horas, o cálculo fica o seguinte:
- Energia = Potência x Tempo
- 108 kWh = Potência x 720 h
- 108 kWh/720 h = Potência
- Potência = 0,15 kW ou 150 W
Neste vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica, você pode conferir informações muito importantes sobre os padrões de entrada, vale a pena conferir!
Observando atentamente todas as informações e exemplos que foram passados, fica fácil compreender a aplicação dos medidores de energia! Entretanto, antes de escolher o padrão de entrada para o seu imóvel, é necessário consultar as normas e exigências das concessionárias. Jamais faça instalações fora das normas ou alterações inadequadas nas instalações e/ou nos medidores, porque o gato de energia é crime e pode trazer complicações graves.
Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários que iremos responder. Quem sabe sua dúvida não vire um tema de um próximo artigo para o Mundo da Elétrica!
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Fontes de energia renováveis – Quais são e como funcionam!
Aprenda como fazer cálculo de consumo de energia!
Fórmulas de potência, quais são?
O que causa a falta de energia?
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.
4 comentários para: “Medidor de energia elétrica. Qual a sua aplicação?”
Eduardo Fernando
Gostei muito de ver…
Equipe Mundo da Elétrica
Que bom Eduardo!
Marcos Gregorio
Como faço a soma.para saber quanto vou pagar no próximo mês, meu relógio é trifasico, olhei e vi que tem uma marcação de kw 186 e uma com kw h 86, agora sendo ele um medidor eletrônico, como eu faria para já saber quanto eu estou gastando.
Equipe Mundo da Elétrica
Qual o modelo do seu medidor?