Muitos dizem que a energia fotovoltaica é a energia do futuro, mas será que é mesmo? O Mundo da Elétrica explica neste artigo o que é a energia fotovoltaica,  como funciona as usinas fotovoltaicas, suas principais vantagens e desvantagens, além de abordar sobre a energia fotovoltaica no brasil. Vamos lá pessoal!

O que é uma Usina Solar Fotovoltaica?

A usina de energia solar fotovoltaica também é conhecida por outros nomes, como usina solar, usina fotovoltaica, parque solar ou fazenda solar. Ela é um complexo que possui várias placas solares (módulos fotovoltaicos), que tem a capacidade de gerar energia elétrica através da energia proveniente da luz e calor do sol.

Uma usina solar fotovoltaica pode conter centenas de milhares de módulos fotovoltaicos para gerar energia, de forma com que estas placas ocupem uma extensão de milhares de quilômetros quadrados.

Aprenda como funciona uma usina solar.

Usinas fotovoltaicas e suas características.

Com tamanha a quantidade de módulos fotovoltaico, as usinas solares são capazes de gerar uma enorme quantidade de energia, sendo que a diferença para a geração de energia solar de uma instalação residencial ou comercial por exemplo, está exatamente no tamanho e complexidade do projeto, assim como a sua finalidade.

Como funciona uma usina fotovoltaica?

Como citamos anteriormente, o funcionamento das usinas solares é muito parecido com os sistemas de energia fotovoltaicos residenciais, entretanto as proporções de uma usina fotovoltaica são muito maiores, porque elas são feitas para produzir e entregar um volume muito alto de energia elétrica em elevados níveis de tensão.

Nas usinas fotovoltaicas podemos obter energia elétrica através da conversão direta de energia solar em energia elétrica, que ocorre pelos efeitos da radiação solar sobre determinados materiais. Em um efeito fotovoltaico os fótons contidos na luz solar são convertidos em energia elétrica por meio do uso de células solares.

As usinas fotovoltaicas possuem módulos fotovoltaicos que captam a luz do sol e a convertem em energia elétrica através de um processo chamado efeito fotovoltaico. Estes módulos são instalados no solo, que podem ser fixados na terra ou para aumentar a eficiência da geração, são instalados sobre um sistema Solar-Tracker. Esse sistema é uma estrutura que direciona o painel conforme a posição do sol, para deixá-lo sempre no melhor ângulo para captação da luz solar.

Aprenda como funciona uma usina solar.

Geração de energia fotovoltaica, como funciona?

É importante destacar que essa energia é gerada em corrente contínua (CC), então enviada aos inversores fotovoltaicos, que têm a função de converter a corrente contínua em corrente alternada (CA), pois este é o tipo de energia elétrica fornecida aos consumidores.

Energia fotovoltaica: Vantagens

Depois de tudo que já vimos até então, podemos perceber que a energia fotovoltaica possui diversas vantagens, tais como:

  • É uma fonte de energia renovável, pois a energia proveniente do sol ainda permanecerá durante bilhões de anos;
  • Geração limpa, porque não emite poluentes na atmosfera;
  • Uma excelente opção para lugares remotos ou de difícil acesso;
  • A utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território dos países tropicais;
  • Menor necessidade de manutenção. Em geral, a durabilidade dos equipamentos utilizados é elevada, embora os custos de reposição das peças e materiais sejam altos em casos de problemas de funcionamento;
  • Em locais distantes dos centros de produção energética a geração de energia fotovoltaica contribui para reduzir a procura energética nestes locais, além de reduzir as perdas de energia que ocorreria na transmissão.

Energia fotovoltaica: Desvantagens

Apesar das vantagens da energia solar, a geração de energia fotovoltaica possui algumas desvantagens, que são:

  • A produção de energia pode variar de acordo com a situação climatérica;
  • No período noturno não existe geração de energia, assim havendo a necessidade de armazenar a energia produzida durante o dia;
  • Os painéis solares possuem um baixo rendimento, apesar deste rendimento estar aumentando ao longo do tempo;

Energia fotovoltaica no Brasil

Como sabemos, gerar energia elétrica através de fontes de energia vindas do sol é uma vantagem, principalmente por ser uma fonte de energia renovável. Por isso no Brasil o potencial da energia solar fotovoltaica é muito grande e é algo que está sendo pensado cuidadosamente, onde todos os aspectos são levados em consideração.

Apesar da geração fotovoltaica possuir um alto custo inicial, ela tem um baixo custo de manutenção e longa vida útil, tornando uma alternativa extremamente vantajosa e sustentável para o país, por estes e outros motivos que a geração de energia solar vem crescendo cada vez mais Brasil.

É bom podermos destacar que a maior parte da energia elétrica gerada no Brasil é obtida através das usinas hidrelétricas, que têm uma alta capacidade de geração de energia. Isso também ocorre em função do seu enorme potencial hidráulico, que é sem dúvidas um dos maiores do mundo. Abaixo temos um vídeo do canal Mundo da Elétrica, que apresenta as maiores usinas hidrelétricas do mundo.

Encerramos mais um artigo e esperamos ter ajudado. Se tiver ficado alguma dúvida ou curiosidade em relação às usinas fotovoltaicas e queira compartilhar, deixe nos comentários que iremos responder. Visite também o canal Mundo da Elétrica, lá você irá encontrar aulas completas sobre diversos assuntos que envolvem eletricidade!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)