Existem diversas fontes de geração de energia elétrica, sejam elas renováveis ou não renováveis. A forma de geração de energia mais utilizada no mundo é através das termelétricas, mas não são muitas pessoas que conhecem este tipo de geração de energia, pensando nisso resolvemos explicar o que são as usinas termelétricas, como funcionam as termoelétricas, vantagens e desvantagens das usinas termoelétricas e quanto uma usina termoelétrica é capaz de produzir, vamos lá pessoal!

Atualmente a principal forma de produção de energia elétrica no mundo é obtida através das usinas termoelétricas, que constituem cerca de 70% da geração de eletricidade em todo o mundo. As termelétricas são muito utilizadas pelos países desenvolvidos, que acabam gerando muitos debates nas conferências internacionais, em relação aos recursos naturais e o meio ambiente em geral.

Usina termelétrica: O que é?

As usinas termelétricas, que também são chamadas por alguns de usinas térmicas, são instalações industriais responsáveis pela produção de toda e qualquer energia elétrica que obtemos a partir da geração de calor, de forma que este calor seja gerado através da queima de combustíveis fósseis e outras fontes de calor. Podemos citar como outras fontes de calor a fissão nuclear, utilizada nas usinas nucleares.

O que são as usinas termelétricas?

Usinas termelétricas. O que são e como funcionam?

Usina termelétrica: Como funciona?

O funcionamento das termelétricas é basicamente da seguinte maneira: quando o combustível é queimado, ele aquece um reservatório com água, produzindo vapor com uma pressão muito alta, que é capaz de mover as pás de uma turbina, que por sua vez aciona o gerador. Está é uma explicação básica de como tudo funciona, mas existem vários fatores a serem considerados. pois existe um conjunto de etapas, com recursos diversificados, que  juntos formam todo este processo de geração.

Uma das maneiras de aquecer esses reservatórios de água é através da queima dos combustíveis fósseis ou fissão nuclear, os combustíveis mais utilizados são: óleo combustível, óleo diesel, gás natural, urânio enriquecido e o carvão mineral, mas qualquer produto capaz de gerar calor pode ser usado como combustível, desde o bagaço de diversas plantas até restos de madeira.

É importante destacar que as usinas nucleares também são exemplos de geração de energia termoelétrica, porque as reações nucleares são realizadas com o propósito de aquecer a água dos reservatórios e produzir vapor, dessa forma gerando eletricidade.

Geração de energia termelétrica.

Esquema de funcionamento das usinas termelétricas.

Usina termelétrica: Utilização no Brasil.

Embora as usinas termelétricas sejam a fonte de geração de eletricidade mais utilizadas mundialmente, no Brasil é completamente ao contrário, pois a sua produção de energia elétrica é predominantemente de usinas hidrelétricas, cerca de 72% como mostra a imagem abaixo:

Hidrelétrica responsável pela maior parte da geração de energia elétrica.

Geração de energia no Brasil.

As termelétricas são utilizadas em alguns casos para abastecer as indústrias e também como fonte alternativa, por exemplo em casos de crise energética ou para complementar a geração das usinas hidrelétricas.

Mesmo diante desses fatos, as termelétricas não chegam a representar nem 19% de todo o fornecimento de energia no país, elas são capazes de produzir cerca 69.796 GWh de 385.890 GWh em uma escala de tempo de um ano. A imagem abaixo mostra a relação de quais as regiões produzem maior quantidade de eletricidade no país, através das termelétricas.

Geração de energia em GWh.

Regiões de maior geração de energia termelétrica do país.

Usina termelétrica: Vantagens.

O carvão mineral é um dos combustíveis mais utilizados nas termelétricas, pois é uma das fontes de geração de calor mais abundantes e que possui custos menores, em comparação aos demais combustíveis. Além disso, as usinas termelétricas ocupam uma área pequena, possuem um nível de produtividade quase duas vezes maior do que as usinas hidrelétricas, e são mais rápidas de serem construídas.

As usinas termelétricas podem ser instaladas em locais próximos às regiões de consumo, reduzindo o custo com torres e linhas de transmissão e perdas durante a transmissão da eletricidade, sendo também uma excelente alternativas para países que não dispõem de outras fontes de energia.

Usina termelétrica: Desvantagens.

As fontes de energia utilizadas pelas termelétricas não são renováveis, o que acaba gerando muita preocupação em relação a disponibilidade desses recursos na natureza a médio e longo prazo, além disso ocorre emissão de muitos poluentes durante a produção de eletricidade nas termelétricas,  a queima do combustível fóssil acaba emitindo toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera, além dos lixos radioativos que são gerados pelas usinas nucleares.

Outro fator que deve ser levado em consideração a respeito das usinas termelétricas é sobre o alto consumo de água, que é utilizada tanto para a geração de calor quanto para alimentar o sistema de refrigeração das turbinas.

Mais uma das desvantagens das termelétricas é o preço final que chega para os consumidores, pois são valores maiores, se comparados outras fontes de geração de eletricidade, como as hidrelétricas por exemplo.

O vídeo abaixo mostra mostra outras fontes de geração de energia, inclusive através da utilização de calor, e principalmente destacar diversos métodos para contribuir com a sustentabilidade.

Finalizamos mais um artigo e esperamos ter retirado todas as suas dúvidas sobre usinas termelétricas, caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade, deixe nos comentários que iremos responder,

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

4 comentários para “Usinas termelétricas. O que são e como funcionam?”

  1. Marçal Bracht

    Muito bom
    Marçal bracht

    Responder
  2. Marçal Bracht

    Muito bom!

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)