O campo da eletricidade é imenso, vasto e a cada dia novas descobertas são feitas e trazem ao ser humano mais tecnologia e inovação, muitas coisas curiosas são observadas nesta área de estudo. O que promove estas inúmeras descobertas é a curiosidade do ser humano.

A curiosidade é definida como o desejo intenso de ver, ouvir, conhecer, experimentar algo novo, original e desconhecido e também a vontade de aprender. A curiosidade é como um ciclo vicioso pois quanto mais se descobre mais se quer descobrir. Em alguns pontos a curiosidade é inusitada e revela situações ou fatos apenas conhecidos por alguns.

Listamos dez fatos sobre eletricidade que não e do conhecimento amplo e são dúvidas para muitas pessoas.

  •  A eletricidade não foi inventada como muita gente pensa, ela sempre esteve por aí e é um fenômeno natural, muita gente achar que pessoas como Tesla, ou Thomas Edison foram os inventores da eletricidade.
  •  As bolas alaranjadas e avermelhadas colocadas nos fios de alta tensão que cruzam as rodovias servem para sinalização visual para os pilotos das aeronaves, quando tiverem que utilizar as estradas para pousos de emergência.
  •  O equipamento elétrico mais antigo que se descobriu até hoje foi a pilha de Bagdad que possui segundo especialistas aproximadamente 2000 anos, apesar de bem rústica ela tem todas as características de uma pilha comum.
Bolas sinalizadoras para linhas de transmissão.

Sinalizadores de linha de transmissão.

  •  A maior parte das pessoas que são gravemente eletrocutadas não morrem por causa dos efeitos elétricos no organismo mas sim dos efeitos térmicos que são causados por um eletrocutamento.
  • O Brasil é o país em que tem maior incidência de descargas atmosféricas por ano os famosos raios.
  • Apesar de sempre estarmos em crise de eletricidade o Brasileiro consome em média muito menos energia elétrica que outros países principalmente por nosso inverno não ser tão rigoroso como em outros países, nestes países o consumo crescer devido a grande quantidade de aparelhos para aquecimento de ambiente.
  • Geladeiras e freezers consomem mais energia se estiverem próximos ao fogão, pois precisam compensar o calor a sua volta e para isso consomem mas energia.
  • Alguns peixes usam a eletricidade para abater suas presas. A enguia, a raia e o torpedo são alguns desses peixes. A enguia pode emitir descargas elétricas de 600 volts, suficientes para paralisar um homem adulto.
  • Campos do Goytacazes em 1883, cidade do estado do Rio de Janeiro, foi a primeira cidade a ter iluminação pública no Brasil. O serviço foi inaugurado pelo o imperador Dom Pedro II. Com uma usina termoelétrica a vapor,e com a potência de 52kw, fornecia energia para 39 lâmpadas de duas mil velas cada.
  • O chuveiro elétrico como conhecemos é um invenção brasileira.

Muitos outros fatos podem ser citados como curiosidades na área de eletricidade.

E você quais são as curiosidades que conhece do mundo da elétrica? Deixe a sua curiosidade nos comentários.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

30 comentários para “10 Curiosidades sobre a eletricidade.”

  1. Deivison Gomes

    Boa noite. Eu comecei a acompanhar o canal mundo da eletrica a um mês e já tive um bom resultado com os ensinamentos dados por vocês principalmente pelo o professor Henrique ao qual me ajudou muito em uma apresentação sobre a primeira lei de ohm.

    Bom eu gostaria de saber se vocês poderiam me ajudar com mais um trabalho.

    Bom deixa eu me apresentar como já disse meu nome é deivison sou aluno de eletrotécnica no primeiro período, e eu tenho um trabalho para fazer mais estou com muita dificuldade para executar. De vários temas eu decidi escolher a domótica para falar e palestrar sobre. Tenho pesquisado na Internet e em seu canal e vi que pouca coisa é falado a respeito e os apresentam algo não é tão didático para que nunca fez.

    Eu queria fazer um projeto pra eu apresentar junto com o trabalho bem simples inicialmente eu queria acender e programar uma fita de led com uma placa arduino sei lá não somente ascender mais escolher qual cor e intesidade que eu queira através de Internet ou bluetooth. O que for mais fácil e barato.

    Desde já agradeço pela atenção vou continuar assistindo os vídeos pois são ótimos conteúdo para aprendizado. Um abraço espero que vocês possam me ajudar nessa tarefa voy aprenda dia 20 de maio tenho pouco mais de um mês.

    Responder
    • Henrique Mattede

      Sim nós conversamos rs. Como está o andamento do trabalho?

      Responder
  2. Lenildo

    Vocês do mundo da elétrica são d+.
    Seus vídeos aulas me ajuda muito no dia a dia como eletricista. Parabéns e obrigado.

    Responder
    • Henrique Mattede

      Muito obrigado pela mensagem!
      Ficamos muito contentes em estar ajudando.

      Responder
  3. Simplicio

    Olá Henrique! Já vai fazer dois anos que me formei em eletrotecnica e ainda tenho uma penca de dúvidas que nem meus professores quiseram ou souberam responder.
    Aqui vai uma campeã de absoluta de silêncio:
    Há décadas o povão trocou o fusível pelo disjuntor nas instalações residênciais, e mesmo em pequenos negócios e oficinas, porque as indústrias e outros grandes empreendimentos não fizeram o mesmo?
    Quais as vantagens do fusível sobre o DTM?

    Responder
    • Henrique Mattede

      Esta pergunta foi respondida lá no YouTube.

      Responder
  4. Carlos Roberto

    Podem me informar qual foi a primeira usina no Brasil de grande potencia?

    Responder
    • Henrique Mattede

      A 124 anos no rio Paraibuna na zona da mata em Minas gerais foi construída a primeira usinada hidroelétrica do Brasil e da America Latina.

      Responder
  5. Juliano Magalhaes da Costa

    Boa noite, vou fazer o concurso da eletrosul, você poderia tirar algumas duvidas sobre as materias?

    Responder
    • Henrique Mattede

      Qual seria a dúvida?

      Responder
  6. Witalu

    Henrique em qual vídeo no youtube esta a resposta para a dúvida do “simplicio”?

    Responder
    • Henrique Mattede

      Se não me falha a memória está no vídeo sobre fusíveis diazed.

      Responder
  7. Carlos Jhenneson

    Acompanho o canal há um tempo, sou profissional da área, mas como ninguém conhece tudo. Tenho uma dúvida que foi gerada por um colega meu de trabalho, a questão é: Qual a diferença entre um capacitor e um reator?

    Responder
    • Henrique Mattede

      O capacitor é um componente que armazena cargas elétricas (pode ser comparado a um bateria só que bem menor). O reator é um nome usado para alguns aparelhos, mas em descarga de pressão e fluorescentes tem a função de ionizar o gás da partida de lâmpadas e em segundo momento adequar o valor de corrente necessário para funcionamento das mesmas.

      Responder
  8. Wilton Lopes Costa

    Boa noite professor, acompanho sempre seu canal e seus vídeos postados são muito bons e de grande utilidade para mim.Gostaria de ver um vídeo gravado por você, de um contator comandado por um relé fotocelula para iluminação obrigado.

    Responder
    • Henrique Mattede

      Ótimo tema, vou anotar e assim que possível eu falo sobre ele.

      Responder
  9. Karina

    Muito boa a matéria! Parabéns!

    Responder
    • Henrique Mattede

      Obrigado, que bom que gostou.

      Responder
  10. Telma Rodrigues

    Muito bom este canal! Esclarece, informa e ensina de forma muito eficaz. Adoro o canal!

    Responder
    • Henrique Mattede

      Obrigado :) fico feliz de ler isso.

      Responder
  11. Antonio Ribeiro

    Gostaria uma tabela para barramento com bitola de fio e disjuntores adequado a partir de quatro caixas de medidores em diante ou seja 4 casas bitola de cabo e disjuntores, 5 casas bitolas de fios e disjuntores 6 casas bitolas de fios e dijuntores e dai por diante por favor me consiga essa tabela eu tenho residencial e predial mais o professou n detalhou só fez mostrar o barramento pronto não entrou em detalhe.obrigado

    Responder
    • Henrique Mattede

      Vou ver se providencio.

      Responder
  12. Jose Carlos

    Boa noite professor sou mais um apaixonado pelo mundo da elétrica ainda não fis um curso mas pretendo logo logo fazer um mas sempre que tenho duvidas eu assisto seus videos que são muito bons espero tira muitas e muitas duvidas ainda com vocês valeu e muito obrigado

    Responder
    • Henrique Mattede

      Obrigado agradeço este apoio. Tenho certeza que em breve irá se capacitar e se tornar um companheiro de profissão.

      Responder
  13. Nelson

    Gostaria de saber se as lampadas tubulares de led tem polaridade fase e neutro, já vi um
    Video que fala que nâo e outro que sim principalmente nas lampadas que a ligaçâo é de
    Um lado só

    Responder
    • Henrique Mattede

      Olha em teoria o driver que alimentas as lâmpadas não tem polaridade não por serem alimentadas em corrente alternada. Se existe alguma marca que especifica o local de fase e neutro eu desconheço.

      Responder
  14. Ailson Barbosa

    Gostaria de parabenizar os excelentes vídeos do YouTube que são sempre bem produzidos. Dou aula de elétrica no interior de SP e sempre recomendo meus alunos a se inscrever no canal de vocês. Continuem nos ajudando. Grande abraço

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Opa obrigado pelo reconhecimento espero poder lhe ajudar muito em suas aulas.

      Responder
  15. Letícia Krahenbuhl

    Obrigada pelas informações. Utilizei em um trabalho escolar de Física. :)

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Que bom que gostou Letícia! Tomara que tire nota boa =)

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)