Nikola Tesla e as suas principais invenções!

Em Curiosidades sobre eletricidade por Henrique Mattede

Os avanços tecnológicos que fazem parte do nosso dia a dia só são possíveis graças a inúmeros cientistas. No artigo de hoje, o Mundo da Elétrica vai falar sobre Nikola Tesla e suas invenções. Então, vamos lá pessoal!

Quem foi Tesla?

Nikola Tesla foi um cientista sérvio-croata que ficou conhecido por suas importantes descobertas no campo da eletricidade. Seu trabalho foi fundamental para o desenvolvimento de inúmeras tecnologias!

Ele foi um inventor que revolucionou o tratamento prático da ciência e tornou-se conhecido por contribuir com um moderno sistema de corrente alternada (AC).

Invenções de Nikola Tesla

Nikola Tesla durante sua vida trabalhou incessantemente e patenteou cerca de 700 projetos. Na imagem abaixo, é possível ver uma foto de Nikola Tesla.

Engenhocas do físico Tesla.

Nikola Tesla e as suas principais invenções.

O Mundo da Elétrica separou algumas de suas maiores invenções!

Motor AC

Em 1887, Tesla desenvolveu um motor elétrico que funcionava por corrente alternada, baseando-se no já então conhecido fenômeno da indução eletromagnética.

O motor desenvolvido por Tesla funcionava por correntes polifásicas, isto é, correntes elétricas alternadas, defasadas de um pequeno intervalo de tempo entre seus picos de intensidade.

Para a época, esse motor representava uma grande evolução se comparado aos motores elétricos existentes, uma vez que:

A Bobina Tesla

A bobina de Tesla, inventada em 1881, é uma máquina que produz raios. Além disso, ela é capaz de enviar correntes elétricas através do corpo e criar ventos de elétrons. Tesla desenvolveu essa bobina, pois estava obcecado pela alimentação de cidades com energia sem fio.

Apesar de possuir uma simplicidade de construção, a Bobina de Tesla foi um mecanismo capaz de gerar frequências e voltagens extremas por um transformador com núcleo de ar, alcançando um desempenho de 250kV com relativa facilidade.

Esse dispositivo foi amplamente usado em rádios primitivos, eletroterapia e geradores de alta tensão, além de demonstrações sobre o comprimento de faíscas elétricas.

Hoje, a bobina de Tesla é utilizada principalmente para entretenimento e pode ser vista em centros e museus de ciência. Ela foi muito importante para ajudar engenheiros a compreender a natureza da eletricidade e como usá-la.

Transmissor de ampliação

Nikola Tesla tornou-se obcecado com a transferência de energia elétrica sem fios. Ele acreditava que seria possível transmitir a eletricidade pelo ar em grandes altitudes.

Então, construiu a maior e mais poderosa bobina de Tesla, que chamou de transmissor de ampliação, este possuía três bobinas e 52 pés de diâmetro.

Com a invenção, Tesla conseguiu gerar milhões de volts de eletricidade e disparou raios de 130 pés de comprimento, que foi o maior raio já produzido pelo homem na época.

Turbina Tesla

Para competir com o motor de pistão em automóveis, que surgiu no início do século XX, Tesla desenvolveu sua própria turbina.

Ela não tinha lâminas e utilizava discos lisos que giravam em uma câmara, que trabalhavam enquanto o combustível era queimado, antes de entrar na câmara principal que continha os discos. A combustão fazia os discos girar, fazendo o motor trabalhar.

Lâmpadas Fluorescentes

As lâmpadas fluorescentes e de néon não foram descobertas por Tesla, contudo, ele fez diversas contribuições para o avanço de ambas.

O inventor, por meio de experimentos com correntes de partículas elétricas e gases, desenvolveu três tipos diferentes de iluminação.

Entre elas, Tesla converteu luz negra em luz visível ao utilizar uma substância fosforescente, criada por ele mesmo. Além disso, ele descobriu uma aplicação prática para tal tecnologia, criando lâmpadas e sinais de neon.

Hoje em dia, as luzes de néon iluminam as maiores cidades do mundo. A inspiração veio de Tesla que na World’s Columbian Exposition, em sua exposição pessoal, exibia sinais de néon que tinham um design único e palavras escritas.

Central de Produção de Energia Elétrica Adams

Se hoje temos energia elétrica em casa, muito devemos à Tesla e a sua invenção e aplicação da corrente alternada. A ideia foi desenvolvida por ele quando foi contratado pela Westinghouse para criar o primeiro sistema hidrelétrico do mundo.

A Comissão de Niagara Falls estava à procura de uma empresa que pudesse construir uma Central Hidroelétrica que pudesse aproveitar todo o potencial das Cataratas.

De início eles pensaram em criar uma Central com a Corrente Direta (DC) de Thomas Edison, porém, depois de observar a Corrente Alternada (AC) de Tesla, oferecida pela Westinghouse Eletric, a Comissão optou por assinar contrato com a Westinghouse. A Central foi considerada revolucionária e estabeleceu o padrão para as Centrais Hidroelétricas modernas.

Tele-autómato

Durante a Electrical Exhibition, no Madison Square Garden, em 1898, Tesla apresentou sua nova invenção, a qual chamou de “Tele-autómato”.

O invento se tratava de um barco controlado por ondas de rádio. Tesla controlou o barco, operando a bateria, comandando a hélice e as luzes por meio de ondas de rádio.

Com essa invenção, Tesla abriu portas para três áreas diferentes da tecnologia: os controles remotos, a robótica e os drones.

Corrente Alternada

As mais importantes invenções de Tesla envolvem suas contribuições para a Corrente Alternada (AC). Tesla não descobriu a AC, porém, foram suas invenções que fizeram a corrente alternada ser aplicável para utilização global.

A corrente alternada tornou-se o sistema de energia dominante que temos até hoje!

Luzes Neon

Originalmente, as luzes Neon foram creditadas ao francês Georges Claude (1870-1960), mas em 1891, Nikolas Tesla apresentou, durante uma palestra no Columbia College, os Tubos de Geissler.

Esse experimento consistia na utilização de tubos de vidro contendo um gás semelhante ao argônio, que se iluminava após ser estimulado e criava uma iluminação incandescente sem a necessidade de fios ou corrente.

Gostou desse artigo e quer aprender mais sobre Tesla? Assista o vídeo abaixo e não se esqueça de deixar um gostei!

Nos siga nas redes sociais e se inscreva nosso canal para acessar conteúdos exclusivos. Além disso, caso tenha ficado alguma dúvida ou sugestão, deixe abaixo nos comentários e te responderemos!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário