Compensa fazer um investimento em energia solar? É possível ganhar dinheiro com energia solar? Quais os maiores benefícios da energia solar? Existe retorno do investimento em energia solar? Se você tem alguma destas dúvidas, este artigo é pra você. Veja todas estas resposta e muitas outras dicas sobre energia solar, vamos lá pessoal!

Energia solar compensa?

A busca por alternativas para investimento rentável cresce cada vez mais e um dos setores que mais tem sido procurado recentemente é o da energia solar. Considerada como um recurso natural ilimitado, este setor tem atraído cada vez mais investidores, principalmente pelo alto valor do petróleo e das demais fontes de energia tradicionais.

É importante compreender que este investimento pode ser criando uma empresa que oferece os serviços de venda, instalação ou manutenção de energia solar, assim como também pode ser para uso residencial ou comercial. Na sequência de nosso artigo, vamos apresentar os pontos mais interessantes sobre energia solar, visando facilitar a sua decisão de investir ou não e em qual área investir.

Como investir em energia solar?

Quais as principais vantagens da energia solar? Veja se compensa investir nesta forma de geração de energia!

Energia Solar: Gerar a sua própria energia

Quem tem uma usina fotovoltaica própria instalada em sua residência ou estabelecimento, vai pagar apenas pela diferença entre a energia consumida e a energia gerada. Sendo assim, o preço de compra e venda de energia é o mesmo, mas se a geração for maior que o consumo, aquele consumidor irá acumular créditos que poderão ser utilizados em até 5 anos.

Uma outra forma de utilizar estes créditos é utilizando-os para reduzir as contas em outras unidades consumidoras, mas para isso, é necessário que esta outra unidade pertença à mesma pessoa física ou jurídica e que se encontre dentro da mesma área de concessão.

Energia Solar: Quantidade de energia gerada pelo investimento

O investimento desta usina fotovoltaica é pago em aproximadamente 7 a 8 anos e os especialistas indicam que ela pode operar por 25 a 30 anos. Portanto, tudo que for gerado após o oitavo ano, torna-se retorno do seu investimento.

Energia Solar:  Uma fonte de energia sustentável

Como é de se imaginar, a energia solar não emite poluentes durante o processo de geração e é fonte inesgotável. Graças as estes aspectos, a energia solar pode fazer com que a sua casa ou estabelecimento se torne muito mais sustentável, reduzindo consideravelmente a utilização das demais fontes de energia que tem maiores impactos ambientais.

Como o Brasil tem uma excelente irradiação solar diária, a geração de energia solar pode ser muito grande, principalmente quando comparada a muitos outros países. Pra você ter uma ideia, a Alemanha conta com uma irradiação solar média de aproximadamente 3 kWh/m²/dia. Já no Brasil, esta irradiação pode chegar a 6 kWh/m²/dia.

Energia Solar: Valorização do imóvel

Como este tipo instalação está em alta, naturalmente os imóveis que contam com esta tecnologia se tornam mais valiosos. Uma das grandes razões é justamente a oportunidade de redução das despesas com energia elétrica, que tendem a ser bem menores e além disso o imóvel contará com uma fonte de energia ecologicamente correta.

Energia Solar: Compartilhamento

Outra grande vantagem é justamente a possibilidade de atender um grupo maior de pessoas. Sendo assim, várias pessoas podem se reunir para investir em usinas fotovoltaicas que podem ser instaladas em condomínios por exemplo.

Energia Solar: Aspectos importantes

O investimento em energia solar não é nada barato e requer um bom planejamento! Ficou bem claro que a possibilidade de retorno existe, mas ela não é em curto prazo, ou seja, se a pessoa não tiver apta a esperar este período, as chances de este investimento se tornar uma enorme dor de cabeça é muito grande.

É importante considerar que pode haver a necessidade de manutenções, implementações de novas tecnológicas e tudo isso gera sim um gasto a mais. Portanto, antes de tomar a decisão se vai investir ou não em energia solar, coloque todos os pontos os gastos no papel, faça um planejamento minucioso de todo o período que precede o retorno financeiro, converse com outras pessoas que do ramo e troque informações e experiências. Tudo isso pode ser fundamental para te ajudar a tomar uma decisão muito mais correta e consequentemente, te afastar de maus investimentos e perda de dinheiro.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)