A geração de energia elétrica é um dos grandes desafios atuais da humanidade, não é possível abrir mão de toda tecnologia e conforto que temos hoje através da eletricidade, ao mesmo tempo a população continua aumentando e com isso gerando uma demanda ainda maior no fornecimento de energia elétrica.

Manter a energia elétrica para todo mundo não é uma tarefa fácil, sendo que o maior desafio talvez seja continuar gerando energia elétrica sem poluir e causar impactos ao meio ambiente.

Esse é o grande desafio da Engenharia elétrica atual, produzir energia elétrica com diferentes fontes de energia encontradas na Terra. Por isso resolvemos mostrar potência de geração de energia elétrica da maior usina hidroelétrica, nuclear, eólica, solar e solar térmica do mundo.

Maior usina hidroelétrica do mundo

A maior usina hidroelétrica do mundo que fica localizada na China, a hidroelétrica das Três Gargantas que tem a incrível capacidade de 22,5 mil MW. A usina de Três Gargantas está instalada no rio Yang-tsé, conta com 26 turbinas e é uma das maiores construções já feitas pelo homem. A usina começou a ser construída em 1992 e terminou em 2009 com o acionamento do 26º gerador.

Maior usina hidroelétrica não é no Brasil.

Maior usina hidroelétrica do mundo.

Maior usina nuclear do mundo

A maior usina nuclear do mundo está localizada no Japão, mas engana-se quem pensar que é usina de Fukushima, onde teve um acidente na usina nuclear, mas não é essa a maior usina nuclear do mundo. A maior usina nuclear do mundo fica localizada na cidade de KASHIWAZAKI-KARIWA. Está usina tem a capacidade de geração de 8.212 MW. Ela tem este nome porque fica na divisa das cidades de KASHIWAZAKI e KARIWA, instalada em uma área de 4,2 Km².

Depois de dois terremotos que ocorreram no japão em 2011, os geradores da usina foram parcialmente desligados, e existe um planejamento para que a usina seja totalmente desativada no futuro.

Fukushima não é maior usina nuclear.

Maior usina nuclear do mundo.

Maior usina eólica do mundo

A maior usina eólica do mundo está localizada no Texas nos Estados Unidos, o Horse Hollow no Texas é o maior Parque Eólico do mundo, contando com 421 aerogeradores que garantem uma potência de 735,5 MW, sendo que esta potência é capaz de alimentar até 250 mil casas. Horse Hollow foi instalado em uma área de 190 KM, talvez sendo este um dos maiores dificultadores da instalação de energia eólica, justamente essa enorme área gasta para a instalação dos aerogeradores.

Estados Unidos é dono da maior usina eólica.

Maior usina eólica do mundo.

Maior usina solar fotovoltaica do mundo

A maior usina solar fotovoltaica do mundo está localizada Índia, mais precisamente na cidade de Kamuthi no estado de Tamil Nadu, onde está instalada a usina solar fotovoltaica que tem uma capacidade de geração de 648 MW.

Para a instalação dos painéis foi utilizada uma área de 10 Km², sendo toda esta área coberta com 2,5 milhões de painéis solares, para captar e transformar a luz do sol diretamente em energia elétrica. Toda a usina foi construída em 8 meses e a usina é capaz de alimentar 150 mil casas na Índia.

Painéis solares para captar e transformar a luz do sol diretamente em energia elétrica.

Maior usina solar fotovoltaica do mundo.

Maior usina solar térmica do mundo

A maior usina solar térmica do mundo está localizada em Ivanpah que fica nos Estados Unidos em uma região desértica da Califórnia. Essa usina solar térmica tem a capacidade de geração de 392 MW de potência e é capaz de alimentar aproximadamente 140 mil casas.

Neste tipo de usina vários espelhos são instalados para espelhar a luz do sol. A luz refletida é concentrada nos painéis de captação no topo das torres, gerando calor suficiente para esquentar tanques de água e gerar vapor que, por sua vez, gira as turbinas que geram a energia elétrica.

A tecnologia usada neste tipo de usina de geração de energia elétrica é relativamente nova. E apesar de ser uma energia limpa, ainda estão sendo feitos estudos para analisar o impacto deste tipo de geração de energia a longo prazo.

A tecnologia usada neste tipo de usina é relativamente nova.

Maior usina solar térmica do mundo.

A maior usina hidroelétrica do mundo não é Itaipu e sim a Três Garganta na China, ficou curioso para conhece essa hidroelétrica, abaixo temos o vídeo do canal Mundo da Elétrica mostrando cada detalhe da Três Garganta.

Para que a eletricidade saia de uma usina geradora de energia elétrica e chegue até sua tomada existe um longo caminho passando por subestações, torres de transmissão e muitos quilômetros de cabos, para que então você possa utilizar esta eletricidade, no site do Mundo da Elétrica já temos artigos relacionado ao tema vale apena conferi. Qualquer dúvida ou curiosidades deixe nos comentários que iremos responder.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)