Entenda como são as instalações hospitalares inteligentes!

O principal objetivo do hospital é salvar vidas, além de permitir que um indivíduo melhore de determinada condição de saúde. Por isso, ter instalações elétricas de qualidade é essencial, já que uma rápida parada em um equipamento pode pôr uma vida em risco. Pensando nisso, o Mundo da Elétrica separou tudo o que você precisa saber sobre instalações hospitalares inteligentes, então vamos lá pessoal!

As instalações elétricas hospitalares inteligentes consistem em um conjunto de instalações e equipamentos que suprem todo o complexo das necessidades essenciais de energia elétrica para uma edificação de saúde.

As instalações e os sistemas elétricos relacionados a equipamentos eletromédicos presentes em hospitais e clínicas de saúde, necessitam de atenção especial desde o projeto até a instalação e manutenções.

Os equipamentos usados em instalações hospitalares exigem uma energia de qualidade que atenda às necessidades, exigências de segurança e confiabilidade específicas. Tudo isso é definido por norma, uma vez que se trata de equipamentos diretamente relacionados à vida humana.

Imagine o que aconteceria caso os equipamentos de apoio à vida falhassem devido à falta de energia elétrica em uma UTI ou em uma sala de cirurgia. Instalações inadequadas podem ocasionar acidentes graves, tanto para os operadores quanto para os usuários dos equipamentos. Por isso, seguir as normas à risca é imprescindível!

A série de normas internacionais IEC 60601 determina a segurança e eficácia dos equipamentos eletromédicos, estabelecendo as condições mínimas e desempenho dos equipamentos!

A IEC 60601 é a base de elaboração de normas técnicas nacionais, como as normas ABNT NBR 5410 e a NBR 13534!  A NBR 5410 estipula condições para o funcionamento usual e seguro de qualquer instalação elétrica em baixa tensão, de até 1000V em tensão alternada, e até1500V em tensão contínua. Já para instalações elétricas hospitalares, a norma NBR 13534 trata a respeito das instalações elétricas para estabelecimentos assistenciais de saúde.

Elas devem ser respeitadas tanto para estabelecimentos públicos quanto para estabelecimentos privados, e devem ser aplicadas caso haja reforma de estabelecimentos já existentes que estão em inconformidade com elas.

Hospitais com infraestrutura inteligente são capazes de entregar mais serviços, com maior qualidade, agilidade e segurança. Com uma gama ampla de soluções digitais, podem trabalhar por si mesmos, garantindo que os sistemas funcionem de forma autônoma e integrada e com isso, reduzindo despesas e aumentando produtividade.

Healthcare é um termo conhecido dentro da área técnica e elétrica, ele é utilizado para se referir a tecnologias, ferramentas, produtos e equipamentos relacionados à área da saúde. Existem quatro pilares importantes ao falarmos de instalações hospitalares inteligentes e healthcare, e o Mundo da Elétrica irá te explicar tudo sobre eles!

Resiliência

Um hospital resiliente é aquele caracterizado pela continuidade de operações, com sistemas que o tornam capaz de trabalhar de modo proativo, e não reativo, diante de situações de adversidades, preservando os seus recursos e evitando desperdícios.

Ter um hospital resiliente significa que as suas operações são contínuas. Para tanto, é preciso que a estrutura que está por detrás dele trabalhe com o conceito de prevenção, seja proativa, garantindo a preservação de recursos.

Para isso, é necessário que diferentes sistemas, como os de HVAC (aquecimento, ventilação e ar-condicionado), iluminação e segurança, funcionem de forma interligada, enviando dados em tempo real para um software de monitoramento. Tudo isso é feito com ferramentas digitais, que possibilitam uma gestão remota!

Sustentabilidade

As vantagens de investir na digitalização da distribuição de energia são muitas. Além da garantia de interrupção da rede elétrica, há ganho em agilidade, confiabilidade na rede elétrica, segurança e eficiência. Equipes que trabalham no hospital podem focar apenas no cuidado ao paciente, em vez de se preocuparem com a infraestrutura do edifício.

Isso gera um grande impacto na qualidade do serviço! Sem falar na significativa redução de custos, pois rapidamente conseguem minimizar desperdícios que são detectados e corrigidos.

Eficiência

Os hospitais são diferentes dos outros edifícios, uma vez que não é possível reduzir os gastos de energia e definir horários de funcionamento em determinadas áreas. Em um hospital não há muito recurso para isso, já que não dá para atender menos pessoas!

Por isso, em muitos hospitais há sérios problemas com gastos exacerbados de energia elétrica, até porque, a demanda só cresce! Para equilibrar esse problema é necessário o uso de tecnologias, inovações, criatividade e profissionais com conhecimentos sobre o uso da energia dentro dos hospitais.

Quando a gente fala em instituições de saúde bem preparadas em termos de eficiência energética, isso também inclui outros gastos como o gás, água e diesel para as usinas geradoras que precisam funcionar em caso de apagão, já que tudo isso é energia!

Por esses motivos, a eficiência energética em hospitais é um conceito complexo, de alta relevância e que necessita de muita atenção. Nos hospitais, não há muito espaço para reduzir os gastos de energia, entretanto, é possível administrar melhor o uso dos recursos e até mudar a forma como se adquire a energia elétrica.

Dentre as muitas possibilidades de aumentar a eficiência de um hospital, podemos monitorar o consumo em locais específicos, controlar melhor os sistemas que mais consomem e eliminar multas desnecessárias, há ainda o recurso de contar com uma consultoria para a compra de eletricidade no Mercado Livre de Energia, com o intuito de reduzir gastos. Com essas economias, é possível reinvestir em mais tecnologias eficientes gerando assim um ciclo virtuoso de eficiência!

Conforto

Todas as soluções tecnológicas disponíveis em um edifício inteligente servem a um propósito ainda maior do que tornar operações mais eficientes: a saúde, a integridade e o conforto de pacientes!

Por isso, ao pensar em resiliência, sustentabilidade, eficiência energética e conforto, uma solução é a tecnologia IoT (Internet das Coisas ou em inglês Internet of Things). Isso já é uma realidade em diversas áreas, mas tem papel de destaque na saúde.

Ela integra diferentes sistemas responsáveis por cada pilar de um hospital, como os de HVAC (aquecimento, ventilação e ar-condicionado), iluminação e segurança, de forma que eles funcionem de forma interligada. Tudo isso é feito com ferramentas digitais, que possibilitam uma gestão remota!

A tecnologia loT conecta diversos sistemas e dispositivos por meio de uma rede sem fio, com o objetivo de detectar dados e enviá-los em tempo real para o software de monitoramento EcoStruxure da Schneider Electric. Além disso, ela também é responsável pela digitalização total de distribuição elétrica, trabalhando de forma integrada e oferecendo uma análise ampla das operações.

O software de monitoramento EcoStruxure monitora e coleta informações de forma automatizada, a fim de gerar automaticamente relatórios que auxiliam os profissionais responsáveis na hora de tomar decisões e levantar estratégias para a redução de impactos causados pelos hospitais.

Na imagem abaixo, é possível ver o design e um exemplo de funcionamento do software de monitoramento EcoStruxure.

Entenda como são as instalações hospitalares inteligentes.

Plataforma EcoStruxure da Schneider Electric.

Na medicina há objetos como smartwatches e outros wearables que se conectam a equipamentos médicos para acompanhar a saúde do paciente de forma contínua, registrando todo o histórico de saúde dele. Isso serve para oferecer medidas preventivas e facilitar o compartilhamento de dados com os profissionais que o atendem.

A mesma tecnologia é uma tendência já aplicada em edifícios inteligentes, proporcionando uma abordagem analítica das operações da organização, a fim de maximizar a eficiência de suas funcionalidades. As vantagens de investir na digitalização da distribuição de energia são muitas, além da garantia de interrupção da rede elétrica, há ganho em agilidade, confiabilidade, segurança e eficiência.

A tecnologia loT aplicada em edifícios hospitalares possui diversas vantagens, dentre elas podemos citar:

A Schneider Electric oferece diversos produtos, tecnologia e softwares na loja SE, e para garantir um desconto de 8% no valor total da sua compra, basta adicionar o cupom Mundo8!

Para aprender ainda mais sobre os temas relacionados à segurança da instalação elétrica, recomendamos que você assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica!

Não deixe de nos seguir nas redes sociais, pois estamos sempre postando conteúdos como esse! Se você gostou desse artigo, compartilhe com os seus amigos e familiares para que eles possam aprender também! Além disso, você pode deixar nos comentários abaixo dúvidas ou sugestões, que iremos te responder.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário