Você sabe como cuidar da parte elétrica da sua casa e deixá-la sempre em ótimo estado de funcionamento? Neste artigo vamos te dar dicas para fazer isso, além de mostrar quais os pontos mais importantes a ser observado para prevenir riscos e danos.

Manter o bom funcionamento da parte elétrica da sua casa é importante não só para permitir o uso dos aparelhos elétricos, mas também para garantir a segurança de todos os moradores.

Instalações muito antigas e fiações desgastadas podem colocar em perigo a sua residência e também todos os moradores. Choques elétricos, curtos-circuitos, aparelhos danificados e até mesmo incêndios são apenas alguns exemplos do que pode acontecer se tudo não estiver na condições ideais.

Para evitar estes riscos, é fundamental que você cuide bem de todas as suas instalações e sempre faça a manutenção preventiva periodicamente. Se você não sabe por onde começar e nem como avaliar os riscos, confiram as dicas que trouxemos a seguir:

Ficar atento aos sinais de perigo

Quando você notar qualquer tipo de problemas elétricos como por exemplo, fios desencapados, picos de energia constante, cheiro de queimado, aumento constante da conta de luz, tomadas com temperatura alta e aparelhos ou eletrodomésticos danificados sem nenhum motivo aparente, é necessário redobrar as atenções, visto que isso é um indício de que as instalações elétricas estão comprometidas. Realizar os reparos necessários o quanto antes, pode reduzir os danos e evitar problemas mais graves.

Como manter a parte elétrica em bom funcionametno?

Quando fazer a manutenção da parte elétrica da casa?

Cuidar das instalações regularmente

Não espere os problemas aparecerem para cuidar da parte elétrica da casa, converse com um eletricista e determine um prazo para realizar as manutenção preventivas. Quando a pessoa se preocupa com a manutenção antes dos problemas surgirem, as chances de ter grandes prejuízos é muito menor. Especialistas indicam que esta manutenção deva ocorrer no mínimo, a cada 10 anos.

Priorizar a proteção da rede elétrica

Não economize na hora de cuidar da manutenção de redes elétricas, sendo assim, invista sempre nos melhores dispositivos de proteção. Os aparelhos mais qualificados detectam eventuais fugas de corrente na instalação e desligam imediatamente o circuito, e isso já é um grande indicativo para problemas, os dispositivos DR (diferencias residuais) são chamados de dedo duro por apontar falhas de isolamento e fuga de corrente.

Controle o dimensionamento dos cabos

É muito importante verificar se o dimensionamento dos cabos e fios é o suficiente. Qual é a bitola correta para aquele caso? Para ficar por dentro destas especificações, é necessário respeitar as normas da NBR-5410, o usuário não é obrigado a entender dos procedimentos da eletricidade ou mesmo saber fazer os cálculos corretos, para isso é importante ouvir bem o eletricista e acatar suas recomendações de instalação, neste ponto é muito importante escolher um eletricista ou técnico em eletricidade confiável.

Evitar gambiarras, improvisos e sobrecargas

Não adianta fazer a manutenção no tempo correto se na hora de efetuar o serviço ou utilizar os aparelho, a pessoa não respeita as condições ideias de funcionamento. Ligar vários aparelhos em uma única tomada, usar dois ou mais benjamins, emendar fios inadequadamente, utilizar aparelhos com potência incompatível, utilizar produtos de qualidade duvidosa e contar com o serviço de profissionais não especializados, tudo isso faz com que os ricos de problemas e acidentes elétricos sejam enormes.

Contratar um ótimo eletricista

Não faça reparos por conta própria, a menos que você seja eletricista! Por mais simples que possa parecer aquele reparo, as chances de você cometer um erro e colocar tudo em perigo é muito grande.

A função dos moradores da casa é sempre quanto as medidas preventivas, elas devem estar sempre de olho nas instalações, monitorando à temperatura e ao funcionamento dos aparelhos, desligar todos os eletrodomésticos quando for passar um longo período ausente, desligar a chave geral e todos os disjuntores quando houver a necessidade de trocar as lâmpadas ou limpar ventiladores de teto.

Para finalizar vamos apresentar mais 6 dicas importantes para proteger sua casa e reduzir os riscos relacionados a parte elétrica, são eles:

  • As tomadas e disjuntores devem ficar distantes de pias, torneiras ou de outros locais onde há água. Se isso não for possível, tome cuidado para que os equipamentos não entrem em contato com líquidos
  • Quando ocorre o desarmamento de disjuntores com frequência, ou queima frequente de fusíveis, é sinal que a instalação elétrica da sua casa está sobrecarregada. Neste caso, chame um técnico eletricista para verificar a fiação
  • Nunca coloque arames ou moedas no lugar de fusíveis
  • Evite deixar cortinas ou tapetes sobre os fios elétricos para evitar um incêndio em caso de curto circuito
  • Tire os aparelhos da tomada toda vez que perceber oscilação na energia elétrica de seu imóvel, e chame um técnico eletricista
  • Choques ao tocar no registro do chuveiro elétrico ou na porta da geladeira são indícios que a rede elétrica da está com problemas.

Com todas essas informações em mãos, agora basta você fazer um bom planejamento para as manutenções preventivas e ficar de olho nas alterações de funcionamento dos aparelhos e/ou das instalações da rede elétrica. Lembrem-se sempre que a prevenção é sempre o melhor caminho.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

9 comentários para “Como manter a elétrica de sua casa sempre em dia!”

  1. Fernando Pereira

    Gostaria de uma explicacão mais detalhada sobre dr’s, aplicacão correta, tenho duvidas sobre este dispositivo, desarma constantemente mesmo a instalacão estando toda correta, foi verificado todos os pontos e não encontrado nenhuma anomalia…

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Entendo sua preocupação, em nosso canal temos alguns vídeos ensinando os fundamentos construtivos e de funcionamentos de um dispositivo IDR.

      Responder
  2. Antônio

    Comentário muito importante vale pelas dicas

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Somos nós quem agradecemos pelo apoio.

      Responder
  3. Eraldo Santos Felix da Silva

    Muito bom eu aprendir muitos e tou aprendendo cm mundo da eletrica valeu, tou tirando muitad duvidas que eu tinha.obrigado valeu

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Opa ai sim, parabéns por acrescentar ainda mais seus conhecimentos.

      Responder
  4. Abrão Virgílio

    Seu comentário…eu amei se cadaatrar aqui oki eu quero são digas

    Responder
  5. Sidney

    Bom dia, muito boa as dicas apresentadas pois gostaria de ter informações sobre minha instalação morro em uma casa antiga e do nada meu consumo de energia triplicou que passo devo tomar para sana este problema.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      O problema pode estar na instalação, com certeza esta havendo alguma resistência nesta instalação.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)