A cerca elétrica é uma boa opção para quem busca por mais segurança em suas edificações e que é um sistema de segurança comum nas áreas urbanas, mas que antigamente era muito mais utilizado na área rural, mas que mesmo assim costuma causar muitas dúvidas em relação ao funcionamento da cerca elétrica e sua segurança.

Pensando nas dúvidas relacionadas às cercas elétricas criamos este artigo, para mostrar como funciona uma cerca elétrica, quais os cuidados que devemos ter com a cerca elétrica e esclarecer alguns mitos e verdades relacionados ao sistema de segurança das cercas elétricas.

Cerca elétrica: Principal objetivo

Ao se deparar com uma cerca elétrica sobre os muros de uma edificação os possíveis infratores avaliam a situação e desistem, pois, em situações como essas as cercas elétricas tendem a inibir ações de criminosos. Além disso, caso alguém tente invadir o local e entrar em contato com a cerca elétrica, a mesma fornece um choque de alta tensão, não letal, para afasta os infratores.

Cerca elétrica: Principais componentes

Antes de entender como funciona uma cerca elétrica básica, é preciso conhecer os seus principais componentes deste sistema de segurança. O sistema de segurança de uma cerca elétrica é composto basicamente por uma central de choque, fio de choque, hastes de isolamento e uma sirene.

Central de choque

A central de choque ou central eletrificadora da cerca elétrica tem como função fornecer a tensão necessária para o sistema, fazendo a ligação entre seu sistema elétrico comum e a cerca elétrica, programada para emitir pulso de alta tensão em breves intervalos.

Podemos destacar que a central de choque elétrico, dependendo do modelo, é capaz de identificar em qual zona ocorreu determinado evento, realizar ligações e mandar mensagens para os proprietários, além de acionar alarmes e banco de energia, para eventuais problemas em relação a falta de energia, entre outras funções.

Fio de choque

O fio de choque, como o próprio nome sugere, é por onde circula a corrente elétrica e fornece o choque elétrico, sendo que este fio geralmente é feito de aço inox, possui resistência à oxidação, alto brilho e é de difícil ruptura.

Hastes de isolamento

As hastes de isolamento servem para fixação do fio de choque elétrico e assim como o nome já diz, a haste de isolamento é fabricada de material isolante e alumínio.
Nas hastes de isolamento possui isoladores, que isolam os fios energizados, não permitindo fugas de corrente elétrica para locais indesejados, como muros, portões, entre outros.

Sirene:

A sirene do sistema de alarme tem como função emitir som de longo alcance quando a cerca é tocada ou algum fio é rompido.

Tudo sobre cerca elétrica.

Funcionamento e curiosidades sobre as cercas elétricas.

Cerca elétrica: Funcionamento

O funcionamento das cercas elétricas é relativamente simples, e para fazer com que este sistema de segurança funcione perfeitamente são necessários alguns itens de extrema importância.

É fundamental destacar que para garantir a segurança e o perfeito funcionamento deste sistema é necessário a instalação de hastes de aterramento, sendo este item indispensável para a instalação. O aterramento é importante para garantir a sensação do choque para quem vier a tocar nos fios da cerca elétrica.

Como visto anteriormente, este sistema de segurança é composto basicamente por uma central de choque que gera pulsos de alta tensão em um pequeno intervalo de tempo, sendo que dependendo da central de choque, este intervalo de tempo é de aproximadamente 1 segundo com choques que podem alcançar até 12.000V.

Estes choques são aplicados aos fios que estão fixados nos isoladores da cerca elétrica, que por sua vez estão presos às hastes que compõem a cerca elétrica. O percurso que a corrente elétrica faz é um caminho único.

A central de choque emite um pulso de alta tensão por um dos cabos de isolação e que retorna à central da cerca elétrica pelo outro cabo de isolação, sendo que este pulso ao retornar para a central a mesma realiza a medição deste pulso.

Caso o valor medido pela central de choque esteja abaixo do valor mínimo que foi ajustado durante a instalação da cerca elétrica, que pode ser até 12.000V o equipamento aciona um relé, que dessa forma pode acionar uma sirene ou outros dispositivos ligados à central da cerca elétrica.

O alarme da cerca elétrica é feito para ser acionado basicamente em duas situações, que é caso ocorra a interrupção de algum dos fios da cerca elétrica e o outro motivo que pode ocasionar a ativação dos alarmes é o choque elétrico sofrido por quem entrou em contato com algum dos fios da cerca elétrica e entre outros motivos, como por exemplo galhos de árvore sobre os fios da cerca elétrica e isoladores com defeito.

Cerca elétrica: Curiosidades

É muito comum surgirem dúvidas relacionadas às cercas elétricas, tanto em seu funcionamento, riscos, mitos e curiosidades sobre as cercas elétricas, que iremos esclarecer.

Corte de energia ou do fio causa o desligamento do sistema?

As empresas desenvolvedoras das cercas elétricas projetaram este sistema de segurança já prevendo situações como essas. Todos os produtos de empresas confiáveis possuem baterias que podem manter a cerca elétrica em funcionamento por até 12 horas, caso o abastecimento da rede de energia seja interrompido.

A cerca elétrica consome muita energia?

A cerca elétrica não consome muita energia elétrica. Este sistema de segurança possui um gasto de energia menor do que muitos outros aparelhos elétricos e eletrônicos que temos em uma instalação, também dependendo do tempo de utilização de cada aparelho a cerca elétrica possui um menor gasto de energia elétrica.

A cerca elétrica é letal?

De fato, já surgiram relatos de acidente fatais ocasionados por cercas elétricas, porém estes choques fatais foram relatos de instalações clandestinas, produtos sem a certificação do inmetro, produtos que não obedecem às normas.

É importante destacar que os choques da cerca elétrica em si não oferecem riscos à saúde, pois a corrente deste choque elétrico é extremamente baixa, é de corrente contínua e ocorre por um período de tempo extremamente curto, que impede a pessoa de ficar presa nos fios da cerca. ​

O choque da cerca elétrica é basicamente para afastar o indivíduo do perímetro delimitado pela cerca e causar um pequeno desconforto no mesmo, mas nunca ser um choque fatal. O maior risco de alguma eventual fatalidade nessas situações é a queda após sofrer o choque elétrico.

As instalações de cercas elétricas clandestinas são mortais porque não estabelecem limite de corrente elétrica, possuem um choque prolongado e em alguns casos este choque é em corrente alternada, onde os efeitos do choque elétrico nessas situações são prejudiciais ao corpo humano. O vídeo a seguir mostra os riscos do choque elétrico e algumas das possíveis sequelas do choque.

Observação:

É preciso ter todo cuidado possível com os animais domésticos, principalmente gatos, que são os maiores afetados em acidentes com cercas elétricas, porque são acostumados a andar por telhados e a escalar muros. O choque de uma cerca elétrica certamente não é fatal para o ser humano, mas que pode ser fatal para alguns animais.

Finalizamos mais um artigo e esperamos ter ajudado a esclarecer as dúvidas relacionadas às cercas elétricas. Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)