Atualmente não é raro ver reportagem sobre explosões e incêndios, que envolvem os celulares, como aparelhos que explodem enquanto estão conectados a tomada, no bolso, na mochila ou explosões em postos de combustível. Aqui você irá saber se estes relatos são verdadeiros ou falsos, e também irá aprender sobre os tipos de baterias e sua estrutura interna, os riscos que as baterias podem oferecer, funcionamento do controle de temperatura nas baterias, os riscos que você está sujeito ao uso de baterias, celulares e carregadores piratas, além de como tomar os cuidados necessários.

Principal causa das explosões

É fato que os aparelhos celulares podem explodir, mas na sua maioria a principal causa de explosões são as baterias. Os celulares que são fabricados atualmente possuem uma bateria de lítio, pois são mais ecológicas (seu descarte agride menos a natureza), armazenam uma quantidade de energia elétrica muito maior que os outros tipos de bateria, em um menor espaço, o que exige muito mais cuidados, porque o material dentro da bateria não é tão estável o quanto deveria ser, mas que possui um sistema de segurança interno muito eficiente.

Celular carregando explode?

Falar ao celular enquanto carrega pode pegar fogo ou explodir?

Estrutura interna da bateria

Para facilitar o entendimento, a estrutura interna de uma bateria é basicamente composto de duas chapas, uma positiva e a outra negativa, um material isolante entre as placas e um meio condutor de eletrólito, este deve ser mantido sob pressão e temperatura controladas. Para esta função de proteção as baterias possuem um pequeno circuito eletrônico, que mantêm a temperatura e a pressão interna da bateria estável.
Devido ao eletrólito ser extremante instável, qualquer evento em que o eletrólito perca esta estabilidade faz com que ocorra uma reação exotérmica na bateria, que libera uma grande quantidade de calor, que pode provocar fogo ou explosão. Esta instabilidade do eletrólito pode ser causado por uma queda do aparelho celular, bateria exposta a altas temperaturas ou mesmo quando o circuito eletrônico de proteção da bateria esteja danificado ou apresente falha.

Causas de incêndios e explosões das baterias.

Outro problema que pode levar a um superaquecimento da bateria, é um defeito de fabricação, havendo impurezas ou qualquer contaminação nas placas ou no meio condutor do eletrólito, curtos circuitos interno podem ocorrer nas placas da bateria, fazendo com que aconteça uma reação exotérmica, consequentemente a explosão da bateria ou que esta pegue fogo.

Fique tranquilo, casos de defeito de fabricação, em empresas que prezam pela qualidade do produto são extremamente raros, porque os componentes internos das baterias passam por um rigoroso controle de qualidade.

É importante que entenda, que devido a estrutura das baterias ser tão delicada, a prática de usar produtos piratas, como carregadores, baterias e celulares, deve ser abolida e desestimulada, pois estes produtos piratas não passam por um rigoroso controle de qualidade e nem possuem as normatizações necessárias para um bom funcionamento. Os carregadores piratas por exemplo, podem danificar o circuito interno de proteção das baterias, e levar a acidentes.

Mito ou verdade?

Com certeza você já viu em algum posto de combustível, avisos com recomendações de segurança, dentre eles está a de “mantenha os celulares desligados”. Se você ignora estes avisos tome cuidado, pois a combinação entre um ambiente inflamável e um celular pode ser perigoso.

A maior preocupação é que a radiação eletromagnética sirva como gatilho e induza uma corrente elétrica que pode causar faíscas, a probabilidade de este evento ocorrer é baixa, mas não se deve arriscar.

Evitar esses acidentes é possível com práticas simples, as baterias não suportam altas temperaturas, portanto evite deixar os celulares expostos ao sol ou em lugares fechados com altas temperaturas, como no interior de um carro, onde o circuito interno da bateria que controla a temperatura não pode fazer nada.

É importante evitar deixar os celulares que não possuem proteção contra água, em banheiros e em locais úmidos, pois pode ocorrer a oxidação de vários componentes internos do celular, que também podem podem levar a um aquecimento interno da bateria. E evite deixar o celular carregando durante a noite ou após a bateria já estar completamente carregada.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

6 comentários para “Telefone celular pode explodir?”

  1. Evandivaldo Pereira de Souza

    Olá, tudo bem?
    Depois de ler as informações sobre baterias e carregadores de celular, me sinto mais seguro.
    Sempre tiro minhas dúvidas sobre elétrica e não tenho nada contra as informações do mundo da elétrica.
    O professor Henrique Mattede está de parabéns com suas aulas e qualidades nas informações.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Olá! Tudo jóia e com você?
      Ficamos muito contentes com sua mensagem! É Muito gratificante saber que estamos de alguma forma contribuindo com as pessoas! =)

      Responder
  2. Christian

    Excelente o nível de informações, esta sobre baterias poderá nos auxiliar no quesito segurança no trabalho, principalmente em locais que existam a possibilidade de explosões decorrente de uso e ou armazenamento de produtos inflamáveis.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado! Ficamos contentes que tenha gostado!

      Responder
  3. Ubaldino

    È muito gratificante, quando você abre o site do Mundo da Elétrica, e depara com várias informações explicativas e ilustrativas. Todos os conteúdos demonstrados aqui, são de extremo aproveitamento, ainda mais quando essas explicações são editadas pelo Professor
    Henrique.Tenho aprendido muito com este Canal do Mundo da Elétrica.Parabéns.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Ubaldino, muito obrigado pela mensagem e pelo carinho conosco! Precisar, conte com a gente ;-)

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)