Pilhas e baterias – Características e aplicações!

As pilhas e baterias estão muito presentes no dia a dia da maioria das pessoas, mas muita gente não sabe a diferença entre elas! Você sabe quais são as características e aplicações de cada uma? No artigo de hoje, o Mundo da Elétrica irá te ensinar tudo aquilo que você precisa saber. Então, vamos lá pessoal!

Em geral, o termo pilha é empregado para se referir a um dispositivo constituído unicamente de dois eletrodos e um eletrólito, arranjados de maneira a produzir energia elétrica. O eletrólito pode ser líquido, sólido ou pastoso, mas deve ser sempre um condutor iônico.

Ao conectar os eletrodos a um aparelho elétrico, uma corrente flui pelo circuito, pois o material de um dos eletrodos oxida-se espontaneamente liberando elétrons (anodo ou eletrodo negativo), enquanto o material do outro eletrodo reduz-se usando esses elétrons (catodo ou eletrodo positivo).

O termo bateria é usado para se referir a um conjunto de pilhas agrupadas em série ou paralelo, variando de acordo com a necessidade de maior potencial ou corrente. Na imagem abaixo, vemos alguns exemplo de pilhas e baterias.

Pilhas: características e aplicações.

Exemplo de pilhas e baterias.

A maioria dos aparelhos eletrônicos que usam pilhas requerem mais de uma pilha. Um agrupamento de pilhas em série fornece maiores potenciais, enquanto que em paralelo, maiores correntes elétricas.

Um conjunto de quatro pilhas de 1,5 V ligadas em paralelo fornece um potencial de 1,5 V, entretanto com uma corrente elétrica quatro vezes maior do que aquela gerada por uma única pilha. Já um agrupamento dessas mesmas pilhas em série, fornece um potencial de 6,0 V e a mesma corrente elétrica que a de uma única pilha.

Baterias primárias

As baterias primárias são aquelas que têm como características serem não recarregáveis e descartáveis. Dentre as baterias primárias temos como exemplos:

As baterias primárias podem ser divididas de acordo com o funcionamento, assim, elas podem ser classificadas como:

Baterias secundárias

As baterias secundárias são aquelas que podem ser recarregadas e reutilizadas várias vezes. Como regra geral, uma bateria é considerada secundária quando é capaz de suportar 300 ciclos completos de carga e descarga com 80% da sua capacidade!

Dentre as baterias secundárias temos como exemplos:

Tipos e aplicações

Existem muitos tipos e aplicações de pilhas e baterias! Dentre elas podemos citar:

Pilhas

Baterias

Para aprender ainda mais sobre pilhas e baterias, recomendamos que você assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica, se inscreva no canal e não se esqueça de deixar o gostei!

Se você gostou desse artigo, compartilhe com os seus amigos! Deixe abaixo nos comentários as dúvidas ou sugestões para que possamos te responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário