O que é chave reversora e para que serve?

Em Comandos Elétricos por Henrique Mattede

Você sabe o que é uma chave reversora e para que serve? No artigo de hoje, o Mundo da Elétrica vai te ensinar tudo o que você precisa saber sobre esse equipamento. Então, vamos lá pessoal!

A chave reversora, também conhecida como chave comutadora ou chave de transferência automática, é o equipamento responsável por alternar a fonte de alimentação da rede da concessionária para os geradores e motores. A alternância pode acontecer de forma automática ou manual, de modo que a fonte e o equipamento fiquem separados, e sem possibilidade de ligação simultânea.

A chave de reversão é usada também para efetuar a inversão do sentido de rotação dos motores elétricos.

Ela é imprescindível em qualquer instalação que utilize o gerador como fonte alternativa de energia, ou seja, ela só é desnecessária quando o grupo gerador é a única fonte de energia.

Em casos de hospitais, por exemplo, em que a alimentação de energia deve ser constante e ininterrupta por conta dos aparelhos e centros cirúrgicos, a chave reversora é indispensável para garantir o fornecimento contínuo de energia.

A partida reversora, assim como a partida direta, apresenta uma corrente de partida alta, sendo muitas vezes inviável. Além disso, ela possui inúmeras vantagens, como a possibilidade de inversão no sentido de rotação do motor através da inversão de duas fases.

Na imagem abaixo, é possível ver um modelo da chave reversora.

O que é chave reversora e para que serve?

Imagem de uma chave reversora.

As chaves reversoras podem ser construídas de diversas formas, como as chaves manuais ou do tipo faca, as chaves trifásicas e as chaves com controles eletrônicos digitais de ação ultrarrápida.

A chave reversora mais comum nos grupos geradores trifásicos é a de três polos, que possui recursos de opção manual e modelos de montagem em painel ou de acionamento elétrico automático.

Trata-se de um dispositivo bastante indispensável no que diz respeito à instalação dos geradores de energia. Portanto, a sua não utilização acarreta grandes perigos, tais como riscos às instalações elétricas onde o gerador está instalado, bem como às pessoas que ali se encontram.

Além da queima de equipamentos, podem acontecer acidentes com os trabalhadores da rede devido à energização incorreta da rede e possíveis incêndios em grande escala.

Ao utilizar a chave, é importante estar atento a alguns detalhes, como:

Aplicações

Existem diversas aplicações para a chave reversora, como:

Quer aprender ainda mais e ver na prática a montagem de uma partida direta em motor trifásico? Recomendamos que você assista o vídeo abaixo e não se esqueça de deixar um gostei!

Achou esse artigo útil e quer nos ajudar? Compartilhe com os seus amigos e familiares para que eles possam aprender também. Para continuar acessando conteúdos exclusivos da área da elétrica, nos siga nas redes sociais e se inscreva no canal do YouTube!

Caso tenha ficado alguma dúvida ou você tenha sugestões, deixe abaixo nos comentários para que possamos te ajudar!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário