Chave de partida compensadora – O que é e como funciona!
Você conhece a partida compensadora de motores trifásicos? Neste artigo do Mundo da Elétrica vamos explicar o que é uma partida compensadora e como a partida compensadora funciona. Falaremos ainda das vantagens e desvantagens da utilização da partida compensadora, mostrando os diagramas de carga e comando dessa partida. Vamos lá pessoal?
O que é chave de partida compensadora?
Um fato muito conhecido entre os eletricistas é que ao partir um motor elétrico acontece um fenômeno chamado de corrente de pico, ou seja, ao partir um motor tirando-o da inércia, a corrente elétrica pode alcançar valores de até dez vezes maiores do que a corrente nominal do motor elétrico.
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Para resolver este problema, existem formas alternativas de partir o motor elétrico, como a partida estrela-triângulo, a partida eletrônica (usando um soft starter) e a partida com chave compensadora.
Na partida com chave compensadora é utilizado um autotransformador para fornecer uma tensão reduzida nas bobinas do motor. Conhecendo a primeira Lei de Ohm, sabemos que ao diminuir o valor de tensão em um circuito, o valor de corrente também será diminuído.
Depois que o motor alcança a sua velocidade nominal, as bobinas começam a receber a tensão nominal da rede e o motor trabalha com toda a sua capacidade.
Como funciona a chave compensadora?
Na partida com chave compensadora são utilizados dois contatores a mais do que seria utilizado em uma partida direta.
O segundo contator liga as fases da rede nos terminais do autotransformador. Os terminais do autotransformador são chamados de TAPs, e cada conjunto de três TAPs indica uma porcentagem de tensão que será entregue ao motor.
- TAP de 65% – Redução para 42% do seu valor de partida direta
- TAP de 80% – Redução para 64% do seu valor de partida direta.
O terceiro contator liga as fases que saem do auto transformador ao motor. Quando o operador do circuito aperta o botão para colocar o circuito em funcionamento, a bobina do segundo e do terceiro contator são energizadas.
Nessas condições o motor parte com a tensão reduzida, que sai do autotransformador! Neste momento um relé temporizador começa a contar e quando chega no tempo pré-determinado, este temporizador desativa o segundo e o terceiro contator, ativando o primeiro que faz com que o motor receba a tensão da rede, como em uma partida direta.
O tempo que o relé temporizador leva para desativar os dois contatores é justamente o tempo que o motor leva para alcançar a sua velocidade nominal.
Analise os diagramas de carga e comando da partida compensadora para entender melhor o funcionamento.
Auto transformador
O auto transformador é um tipo diferenciado de transformador, pois ele possui somente uma bobina, ou seja, o enrolamento secundário deriva do próprio enrolamento primário. Os auto transformadores utilizados na chave compensadora geralmente possuem TAPs de 65%, 80% e 90%.
Na partida compensadora, o auto transformador trabalha em um curto espaço de tempo, e por isso deve-se escolher um auto transformador de a cordo com o máximo de partidas por hora.
A partida compensadora é utilizada em motores mais potentes, acima de 50 CV. Por isso, o autotransformador utilizado na partida compensada possui um termostato, responsável por assegurar a temperatura ideal do auto transformador.
Vantagens da partida compensadora
- Compatível com qualquer motor trifásico
- Utiliza somente três fios do motor
- O motor permanece energizado em todo o momento
- Redução na corrente de partida
- A partida do motor pode ser com carga
Desvantagens da partida compensadora
- Custo mais caro devido à utilização do auto transformador
- Ocupa um espaço maior devido à utilização do auto transformador
- Baixo número de partidas devido à utilização do auto transformador
Partida compensadora com reversão
Em algumas situações a necessidade de se utilizar a partida compensadora é acompanhada pela necessidade de inverter o sentido de rotação do motor elétrico. Para alcançar este objetivo, é utilizada a chave compensadora com reversão.
Para fazer a reversão do sentido de rotação do motor na partida compensadora é utilizado mais dois contatores, além dos 3 já citados. Um contator inverte a posição das fases para que o sentido de rotação do motor seja invertido e o outro faz o fechamento dos terminais do auto transformador.
Acompanhe nos diagramas a seguir:
Como foi dito, a partida compensadora necessita do uso de um temporizador para seu funcionamento. O temporizador é um dispositivo bastante utilizado na partida de motores elétricos.
O Mundo da Elétrica preparou o vídeo a seguir falando especificamente de um tipo de temporizador, o TW21. Neste vídeo explicamos como este temporizador funciona, vale a pena conferir!
Gostou de aprender sobre a partida compensadora? Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o assunto, deixe um comentário para gente! Não deixe de conferir os outros artigos sobre eletricidade que o Mundo da Elétrica preparou neste site.
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
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