Você conhece a partida compensadora de motores trifásicos? Neste artigo do Mundo da Elétrica vamos explicar o que é uma partida compensadora e como a partida compensadora funciona. Falaremos ainda das vantagens e desvantagens da utilização da partida compensadora, mostrando os diagramas de carga e comando dessa partida. Vamos lá pessoal?

O que é chave de partida compensadora?

Um fato muito conhecido entre os eletricistas é que ao partir um motor elétrico acontece um fenômeno chamado de corrente de pico, ou seja, ao partir um motor tirando-o da inércia, a corrente elétrica pode alcançar valores de até dez vezes maiores do que a corrente nominal do motor elétrico.

Para resolver este problema, existem formas alternativas de partir o motor elétrico, como a partida estrela-triângulo, a partida eletrônica (usando um soft starter) e a partida com chave compensadora.

Na partida com chave compensadora é utilizado um autotransformador para fornecer uma tensão reduzida nas bobinas do motor. Conhecendo a primeira Lei de Ohm, sabemos que ao diminuir o valor de tensão em um circuito, o valor de corrente também será diminuído.

Depois que o motor alcança a sua velocidade nominal, as bobinas começam a receber a tensão nominal da rede e o motor trabalha com toda a sua capacidade.

Como funciona a chave compensadora?

Na partida com chave compensadora são utilizados dois contatores a mais do que seria utilizado em uma partida direta.

O segundo contator liga as fases da rede nos terminais do autotransformador. Os terminais do autotransformador são chamados de TAPs, e cada conjunto de três TAPs indica uma porcentagem de tensão que será entregue ao motor.

  • TAP de 65% – Redução para 42% do seu valor de partida direta
  • TAP de 80% – Redução para 64% do seu valor de partida direta.

O terceiro contator liga as fases que saem do auto transformador ao motor. Quando o operador do circuito aperta o botão para colocar o circuito em funcionamento, a bobina do segundo e do terceiro contator são energizadas.

Nessas condições o motor parte com a tensão reduzida, que sai do autotransformador! Neste momento um relé temporizador começa a contar e quando chega no tempo pré-determinado, este temporizador desativa o segundo e o terceiro contator, ativando o primeiro que faz com que o motor receba a tensão da rede, como em uma partida direta.

O tempo que o relé temporizador leva para desativar os dois contatores é justamente o tempo que o motor leva para alcançar a sua velocidade nominal.

Analise os diagramas de carga e comando da partida compensadora para entender melhor o funcionamento.

Como fazer uma partida compensadora.

Diagrama de carga de uma partida compensadora.

Elementos para montar uma partida compensadora.

Diagrama de comando de uma partida compensadora.

Auto transformador

O auto transformador é um tipo diferenciado de transformador, pois ele possui somente uma bobina, ou seja, o enrolamento secundário deriva do próprio enrolamento primário. Os auto transformadores utilizados na chave compensadora geralmente possuem TAPs de 65%, 80% e 90%.

Na partida compensadora, o auto transformador trabalha em um curto espaço de tempo, e por isso deve-se escolher um auto transformador de a cordo com o máximo de partidas por hora.

A partida compensadora é utilizada em motores mais potentes, acima de 50 CV. Por isso, o autotransformador utilizado na partida compensada possui um termostato, responsável por assegurar a temperatura ideal do auto transformador.

Partida com chave compensadora.

Exemplo de um auto transformador.

Vantagens da partida compensadora

  • Compatível com qualquer motor trifásico
  • Utiliza somente três fios do motor
  • O motor permanece energizado em todo o momento
  • Redução na corrente de partida
  • A partida do motor pode ser com carga

Desvantagens da partida compensadora

  • Custo mais caro devido à utilização do auto transformador
  • Ocupa um espaço maior devido à utilização do auto transformador
  • Baixo número de partidas devido à utilização do auto transformador

Partida compensadora com reversão

Em algumas situações a necessidade de se utilizar a partida compensadora é acompanhada pela necessidade de inverter o sentido de rotação do motor elétrico. Para alcançar este objetivo, é utilizada a chave compensadora com reversão.

Para fazer a reversão do sentido de rotação do motor na partida compensadora é utilizado mais dois contatores, além dos 3 já citados. Um contator inverte a posição das fases para que o sentido de rotação do motor seja invertido e o outro faz o fechamento dos terminais do auto transformador.

Acompanhe nos diagramas a seguir:

Partida compensadora, diagramas de comandos elétricos.

Diagrama de carga de uma partida compensadora com reversão.

Partida compensadora, diagramas de comandos elétricos.

Diagrama de comando de uma partida compensadora.

Como foi dito, a partida compensadora necessita do uso de um temporizador para seu funcionamento. O temporizador é um dispositivo bastante utilizado na partida de motores elétricos.

O Mundo da Elétrica preparou o vídeo a seguir falando especificamente de um tipo de temporizador, o TW21. Neste vídeo explicamos como este temporizador funciona, vale a pena conferir!

Gostou de aprender sobre a partida compensadora? Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o assunto, deixe um comentário para gente! Não deixe de conferir os outros artigos sobre eletricidade que o Mundo da Elétrica preparou neste site.

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