Partida estrela triângulo com reversão!

Escrito na categoria "Comandos Elétricos" por Henrique Mattede.

Você sabe o que é partida estrela triângulo com reversão? Sabe quando devemos utilizar a partida estrela triângulo? Sabia que esse tipo de partida é muito utilizado em comandos elétricos? O Mundo da Elétrica preparou tudo que você precisa saber sobre isso. Então, vamos lá pessoal!

Partida Estrela Triângulo com Reversão: O que é?

A partida estrela triângulo com reversão consiste na alimentação do motor com a tensão reduzida nas bobinas durante a partida. Assim, as bobinas do motor recebem apenas 58% da tensão nominal e depois de um período haverá comutação automática para triângulo e as bobinas passam a receber a tensão nominal em 100%.

A partida com reversão, além da possibilidade de partida em dois estágios, proporciona também duas botoeiras ao operar, uma para girar o motor no sentido horário e outra no sentido anti-horário.

Uma das vantagens da partida estrela triângulo é o seu custo baixo e boa eficiência em determinadas aplicações.

Essa partida também é conhecida como delta/estrela. E esses nomes fazem referência às figuras geométricas que se parecem muito com o resultado dos fechamentos das bobinas do motor que está sendo ligado.

O que é a partida estrela triângulo?

Partida estrela triângulo: o que é e quais são as suas aplicações.

Partida Estrela Triângulo com Reversão: Quando usar?

A partida estrela triângulo é utilizada quando existe a necessidade de reduzir a corrente de partida do motor trifásico. O pico da corrente de partida do motor trifásico pode ser de até 7 vezes o valor da sua corrente nominal, logo, os motores com alta potência (geralmente acima de 7,5cv) podem gerar um grande aumento no consumo de energia.

A partida estrela triângulo pode ser considerada como uma partida indireta, porque não conecta diretamente a carga na rede elétrica no momento do seu acionamento.

Utilizando a partida estrela triângulo, é possível reduzir até 33% da corrente de partida, comparando com o sistema de partida direta.

Existem também outros tipos de partidas, que podem ser mais eficientes do que a partida estrela triângulo com reversão como por exemplo, a partida de compensação, a partida por soft starter e o controle de partida feito pelos inversores de frequência. Mas em comparação com a partida estrela triângulo, o preço de instalação dessas outras é mais alto.

O preço é um dos fatores mais importantes na hora de escolher a chave de partida. Outro fator importante também é a manutenção.

A partida estrela triângulo pode conter componentes básicos, e a troca destes componentes em caso de dano é bem simples. Mas esse não é o caso quando falamos dos soft starters e dos inversores de frequência, que são construídos com componentes eletrônicos de potência e sistemas controlados. Nesse caso, a manutenção ou troca desses componentes só pode ser feita em locais especializados.

A utilização da partida estrela triângulo é bastante comum em:

Características

Como falamos anteriormente, a partida estrela triângulo proporciona a redução da corrente elétrica do motor trifásico durante a partida através do fechamento do motor, ou seja, ela realiza a partida em dois estágios.

Para que isso ocorra, o motor tem que possuir no mínimo seis terminais na sua caixa de ligação para que seja possível, através do fechamento, receber até dois níveis de tensão (geralmente 220V e 380V).

Diagramas

O motor usado nesse tipo de ligação deve ter a possibilidade de dois tipos de fechamento de bobinas no mínimo: o fechamento em estrela e o fechamento em triângulo.

A imagem abaixo mostra o esquema elétrico que representa dois fechamentos em um motor de seis terminais, logo, três conjuntos de bobinas.

Diagrama de potência detalhado.

Diagrama de potência da partida estrela triângulo.

Fechamento triângulo

O fechamento triângulo permite que o motor esteja preparado para receber a tensão mais baixa de alimentação que foi projetada para ele. Por exemplo, em um motor com a tensão de alimentação 220V/380V, o fechamento triângulo vai permitir que o motor esteja preparado para receber a tensão de 220V.

Como funciona o fechamento triângulo?

Ligação das bobinas em fechamento triângulo.

Fechamento estrela

O fechamento estrela permite que o motor esteja preparado para receber o maior valor da tensão de alimentação que foi projetada para ele. Por exemplo, o motor com uma tensão de alimentação 220V/380V, estará preparado para receber a tensão de 380V com o fechamento estrela.

Como funciona as bobinas de fechamento estrela?

Ligação das bobinas em fechamento estrela.

Funcionamento

Existem dois caminhos para reduzir a corrente elétrica nesse caso! Um deles é a redução da tensão elétrica, e o outro é a redução da resistência elétrica da estrutura das bobinas do motor.

Dessa forma, para conseguir reduzir a corrente de partida, a partida estrela triângulo faz o seguinte processo:

1º Estágio

O motor recebe inicialmente a alimentação de 220V da rede elétrica nos seus terminais. Neste momento, o motor vai estar na configuração de fechamento estrela, proporcionada pelo acionamento dos contatores KL e KY.

Este fechamento estrela existe para que seja possível a inserção da tensão de 380V. Porém, a tensão adicionada no motor neste instante é de 220V. Assim, a tensão elétrica se dividirá em duas bobinas, resultando em uma tensão de 127V.

Essa redução da tensão elétrica ocorre no momento da partida do motor, reduzindo posteriormente a corrente elétrica de partida.

2º Estágio

O motor não pode ficar longos períodos trabalhando com a tensão reduzida do fechamento estrela. Por isto, depois de alguns segundos, a partida deve assumir o fechamento triângulo, permitindo que o motor elétrico receba a tensão elétrica nominal de 220V nas suas bobinas.

Então, na partida estrela triângulo, depois da partida estrela do motor, teremos o fechamento triângulo sendo executado pelos contatores KL e KA.

Assim temos o acionamento do motor elétrico trifásico através da partida estrela triângulo!

Vantagens da partida estrela triângulo

As vantagens de utilizar uma partida estrela triângulo nos equipamentos são:

Com tudo observado, pode-se dizer que a partida estrela triângulo é uma das partidas indiretas mais usadas.

Além do seu custo benefício baixo, essa ligação dá a possibilidade de uma partida mais suave do motor e a redução da corrente nominal.

Essa ligação também permite que o motor receba a tensão de alimentação com o menor nível projetado para ele.

Saber quando e como usar esse tipo de ligação é muito importante, assim como se atentar sempre para aplicar os conhecimentos de uma forma segura, evitando acidentes elétricos.

O vídeo abaixo do Mundo da Elétrica traz para você mais informações sobre o tema de partida direta, que vai melhorar ainda mais os seus conhecimentos desse assunto!

Caso ainda tenha restado qualquer dúvida sobre o assunto, você pode deixar o seu comentário abaixo para que possamos te responder.

Convidamos você para se inscrever no canal do Mundo da Elétrica no YouTube, pois sempre postamos conteúdos importantes sobre eletricidade. Continue também acompanhando o nosso site, pois estamos sempre postando artigos como esse, que pode ajudar muito no dia-a-dia.

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário