Você sabe qual é a diferença entre um transformador e um auto transformador? Muitas pessoas ainda não sabem diferenciar estas duas máquinas elétricas. E para que você não seja uma dessas pessoas, neste artigo o Mundo da Elétrica vai te explicar o que é autotrafo e o que é transformador, dessa forma você poderá entender a diferença entre eles. Então, vamos lá pessoal!

Apesar de terem uma função parecida, além de serem semelhantes no nome também, o transformador e o auto transformador são máquinas diferentes. Eles são usados para gerar a possibilidade de ligar um aparelho com tensão diferente da tensão de alimentação do circuito.

Veja as diferenças entre Trafo e Autotrafo!

Transformador ou Auto Transformador? Será que eles têm diferença?

O que é Transformador?

O transformador também chamado de Trafo, é uma máquina elétrica que recebe uma tensão na sua entrada e consegue entregá-la com um valor diferente em sua saída, assim como também faz com a corrente. Essa diferença de valores é feita através da indução eletromagnética. Dessa forma, é possível fazer uma transmissão de potência elétrica entre circuitos.

Ao receber uma tensão na sua entrada, o transformador realiza a sua função e entrega somente um valor na sua saída, que geralmente é diferente da tensão de entrada.

Como funciona o Transformador?

Antes de aprender como ligar transformador ou autotransformador, é de crucial importância aprender como essa máquina funciona. Como dito anteriormente, o transformador funciona baseado nas leis do eletromagnetismo.

Em sua constituição, o Trafo possui duas bobinas elétricas e um núcleo ferromagnético (geralmente de ferro). Devido à uma separação física entre as bobinas elétricas, o transformador oferece uma isolação galvânica que protege a fonte de alimentação e a carga.

Simbolo dos Transformadores.

Simbologia usada para representar os Transformadores!

Quando uma corrente elétrica passa por um condutor, ela gera um campo magnético que varia de acordo com a quantidade de espiras. Seguindo esse princípio, quando se aplica uma tensão na bobina de entrada do trafo, um campo magnético é gerado e consequentemente um fluxo magnético também. Ao atingir a segunda bobina, este fluxo magnético induz uma corrente nela.

A tensão induzida na bobina de saída pode ser maior ou menor que a tensão recebida, isso ocorre por causa da relação entre o número de espiras das duas bobinas. Por exemplo, se a bobina de entrada tiver 1000 espiras e a bobina de saída tiver 2000, a tensão terá seu valor dobrado, provando que essa relação é diretamente proporcional.

O cálculo que expressa essa teoria está na imagem abaixo.

Veja como é funciona um transformador!

Cálculo da relação entre a Tensão, Corrente e o Número de Espiras da Bobina de um Transformador!

O que é Auto Transformador?

O auto transformador também conhecido como autotrafo, é também uma máquina elétrica que provoca a indução eletromagnética através da tensão de entrada. Essa indução gera uma ou mais tensões de saída diferente, seja maior ou menor.

Ao contrário do transformador convencional, o auto transformador (autotrafo) não fornece somente uma tensão de saída, mas sim tensões reguláveis! Isso se dá pela sua construção e funcionamento, que são diferentes do transformador.

Como funciona o Auto Transformador?

O autotrafo funciona baseado no mesmo princípio eletromagnético, porém, a sua constituição é diferente do transformador convencional, o que gera um resultado distinto.

O autotransformador possui somente uma bobina elétrica em torno do núcleo ferromagnético (geralmente de ferro). Porém, ele possui algumas derivações no seu enrolamento, em partes selecionadas, que são ligadas à terminais além dos que estão nas extremidades. Esses terminais derivados são chamados de “Taps”.

Simbolo dos Auto Transformadores.

Simbologia usada para representar os Auto Transformadores!

Com essa forma de construção é possível obter mais de um valor da tensão de saída, obtidos a partir da mesma tensão de entrada!

Isso é uma das vantagens desta máquina, somada ao preço reduzido devido à redução de custo da produção, à uma perda de tensão também reduzida e à um rendimento melhor da máquina. Porém, uma desvantagem desta máquina é não ter uma isolação galvânica, pois ela não tem uma separação física entre os circuitos.

Como Calcular a Potência de um Auto Transformador?

Se você precisa ou vai adquirir um autotrafo, precisa saber que eles são disponibilizados com a indicação da sua potência em VA (Volt-Ampere). Para poder calcular essa potência corretamente, você só precisará saber a potência em Watts da carga que será ligada ao transformador e o fator de potência. Esse fator pode variar, mas geralmente para motores é 30% e para eletrônicos é 70%. Confira a fórmula abaixo.

Como calcular a potência de um transformador.

Cálculo para descobrir a Potência de um Trafo ou Autotrafo!

Com essas informações podemos concluir que existem diferenças entre transformador e auto transformador, para saber qual usar é só analisar a necessidade da sua aplicação para esta máquina.

Quer aprender mais sobre transformadores? Então veja este vídeo do canal Mundo da Elétrica, que vai te mostrar um transformador caseiro, além de te ensinar mais ainda sobre estas importantes máquinas. Aproveite o vídeo, se inscreva, deixe o gostei e nos siga nas nossas redes sociais. Você não vai se arrepender!

Compartilhe este artigo com os seus amigos também! Continue navegando pelo site do Mundo da Elétrica para descobrir informações incríveis. Caso tenha alguma dúvida, é só comentar que te responderemos!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)