Uma dúvida muito presente entre os eletricistas é se existe uma diferença entre transformador e autotransformador, e se existe uma diferença qual é esta diferença é esta?

Um transformador é uma maquina elétrica que consegue transmitir uma potência elétrica de um circuito para outro induzindo corrente, tensões e mesmo modificando estas grandezas através de princípios estudados em eletromagnetismo. Através do estudo do eletromagnetismo foi descoberto que é possível criar uma corrente elétrica em determinado circuito através de um fluxo magnético variável, por se tratar de um fluxo variável os transformadores só funcionam em correntes alternadas.

Existe sim diferença entre transformador e autotransformador.

O transformador será composto de dois enrolamentos de condutores distintos que envolverão o mesmo núcleo de ferro, esta separação física entre os enrolamentos irá garantir uma vantagem ao transformador, uma isolação galvânica existe de modo a proteger a rede de alimentação da saída deste transformador.

Esta isolação entre rede e carga garante uma proteção a ambos em relação a possíveis transientes de rede que possam vir a ser criados da rede para a carga ou mesmo da carga para a rede.

Um inconveniente do transformador é que para a construção de duas bobinas o equipamento terá maiores dimensões e haverá um aumento considerável no preço devido a maior quantidade de material usado para a fabricação.

A simbologia usada para o transformador é esta visto abaixo:

Simbologia transformador.

Simbologia de transformador, enrolamentos isolados.

O autotransformador é uma maquina elétrica que conseguir fazer a mesma indução de potencia, a um circuito, com alteração de tensão e corrente, mas contrario ao transformador apenas um enrolamento é usado para isso, de acordo com a transformação desejada em determinada parte do enrolamento será derivado um “tap” e neste ponto teremos valores diferentes dos encontrados na entrado do autotransformador.

A constituição diferenciada do autotransformador garante a ele certas ventagens, um melhor rendimento é encontrado no autotransformador e haverá uma menor queda de tensão nestes modelos. Outra grande ventagem é um preço reduzido se comparado ao transformador convencional.

A simbologia usada para o autotransformador é esta visto abaixo:

Simbologia autotransformador.

Simbologia de autotransformador, único enrolamento.

De maneira geral vemos as diferenças que existentes entre o transformador e o autotransformador de maneira a elucidar qualquer dúvida existente.

Com relação ao transformador vale dar uma olhada no vídeo abaixo:

E este para informações sobre o autotransformador:

O uso de ambos é muito presente em todos os sistemas elétricos por isso é importantíssimo para os profissionais se orientarem quanto as suas particularidades e usos.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

28 comentários para “Qual a diferença entre transformador e autotransformador?”

  1. Valter

    Olá gente, gostaria de saber para que serve o autotransformador?

    Responder
    • Henrique Mattede

      Basicamente para elevar ou reduzir o valor da tensão elétrica, seu funcionamento é o mesmo do transformador comum, mas sua forma construtiva é um pouco diferente.
      Se ainda não nos segue, não deixe de se inscrever em nosso canal no youtubehttp://goo.gl/0a6d9A
      Veja nossos vídeos e nos ajude com a divulgação.
      Postamos novos vídeos toda semana.

      Responder
  2. José

    Amigo montei uma marcenaria e meus motores são trifásicos, pois o salão que aluguei é 220v, um colega fez para mim um gerador com motor trifásico onde dou a partida nesse motor com uma corda e ele gera o trifásico para mim, minha dúvida é: será que não vai danificar os meus motores.

    Responder
    • Henrique Mattede

      Bem eu não sei bem como isso foi feito e qual o impacto no sistema. Para uma análise eu precisaria ver o que foi feito.

      Responder
  3. Henrique

    Bom dia, o uso de um autotransformador eleva o custo da energia elétrica? É Normal o autotransformador esquentar muito na sua lateral?

    Att,

    Responder
    • Henrique Mattede

      Todo transformador terá um consumo sim, o que aumenta a tarifação de energia. Tanto o consumo quanto o aquecimento serão referentes diretamente a qualidade deste transformador. Recomendo que veja este vídeo aqui:
      https://www.youtube.com/watch?v=SfzWN4t-ukE

      Responder
  4. Victor Selva

    Transformador bom é pesado e não se aquece tanto. Calor demais é sinal de desperdício de energia. Quem deve se aquecer bastante é a máquina que recebe e transforma a energia do transformador, pois é ela que trabalha e, portanto, dissipa a grande maior parte calor, algo em torno de mais de 95% da energia empregada, no mínimo.
    Quer um transformador de 500 watts? Então procure um que não pese menos do que 10 quilogramas e a metade para um autotransformador!

    Responder
    • Henrique Mattede

      Eu não entendi bem esta questão do peso, a relação de qualidade não necessariamente tem a ver com o peso. Um transformador do tipo toroidal por exemplo pesa em média 40% menos que um tradicional e tem menos perdas o que o torna mais efetivo.

      Responder
    • Angelino Rodrigues

      O peso em si não significa qualidade, o transformador pode ter tamanho reduzido se confeccionado com lâminas que possuam um gauss maior do que o convencional. Eu conheço um fabricante que entre outras coisas, tem modelos menores que os usuais e mostrou ter maior rendimento também, são os autotrafos fabricado pela macsen em http://www.macsen.com.br.

      Responder
      • Equipe Mundo da Elétrica

        Obrigado pela colaboração.

  5. Glaucio Silva

    Ótimo canal como sempre muito instrutivo para técnicos que estão em formação o e perincipalmente para leigos, estão de parabéns pelo conteúdo consigo sanar todas minhas duvidas com vocês.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Glaucio, muito obrigado por nos apoiar!

      Responder
  6. Mendes Adriano

    Com muita satisfação

    Responder
  7. Desio M. Lima

    Eu posso usar a carcaça de um autotransformador, para montar um transformador o material usado é o mesmo, são chapas de silício

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Pode ser utilizado sim, desde que seja feito com segurança e de acordo com o recomendado.

      Responder
  8. Joelson Campos

    Na verdade eu trabalhei muito tempo na fabrica de auto transfoormadores, é importante que se saiba que todo autotrafo tende a manifestar um certo aquecimento, mas vejam bem, apenas a ferragem aquece e não a bobina devido ao fluxo magn0etico intenso atravessando as lâminas. De todos os autotrafos, o melhor deles são fabricados pela macsen.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado pela colaboração.

      Responder
  9. John

    Boa noite, gostei do seu trabalho, gostaria de saber se ligar autrotransformador liga aocontrario na entrada 127v ligar 220v acontece o que?

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Sua tensão de saída vai dobrar para 440V, o problema é que o enrolamento pode não suportar a tensão aplicada na alimentação pois a mesma foi projetada para receber 127V.

      Responder
  10. Claudionor

    Bom dia…gostaria de saber se e certo usar um autotranfomador em uma prensa com plc. Ou seria melhor usar um tranformador?

    Obrigado…

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Ambos podem ser usados.

      Responder
  11. Bruno

    Boa noite,
    A potencia de um autotrafo é a mesma nos dois sentidos? Ou seja, tanto para rebaixar quanto para elevar?

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Sim a potencia é a mesma nos dois sentidos.

      Responder
  12. Hamilton M Dá Silva

    Eu tenho uma marcenaria e os meus motores são todos monofásicos, o problema é quando ligo as máquinas dá uma queda de energia considerável, já aumentei a bitola dos fios e quase não adiantou, eu pensei em colocar um autotransformador na entrada da rede antes dá caixa de distribuição, no máximo seria ligado 2 motores de 3 CV e 1 de um CV ao mesmo tempo, será que daria certo?

    Responder
  13. Samuel Oliveira

    Comprei uma impressora Brother HL-1202 110v e em minha cidade a energia é 220 v. Atrás do produto veio assim: 110v-120v ~ 50/60Hz 8.7A. Qual a melhor opção de autotransformador para o produto? Seria um de 1500VA ou não seria uma boa opção o autotransformador?

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Para lhe ajudar preciso saber o fator de potencia da impressora, para calcular e saber a potencia VA, e preciso também da potência elétrica dada em Watts.

      Responder
  14. Jessica

    Olá boa noite, gostaria de saber se posso usar o forno elétrico no ou o secador no transformador?

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Se estiverem de acordo com os parâmetros do transformador podem sim.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)