Você conhece os tipos de simbologia elétrica residencial? Neste artigo do Mundo da Elétrica vamos falar da norma sobre simbologia elétrica residencial e mostrar algumas simbologias para os elementos mais comuns nos projetos elétricos. Vamos lá pessoal!

As instalações elétricas residenciais são compostas por diversos elementos como por exemplo, interruptores, tomadas, pontos de iluminação, condutores etc. Todos esses elementos estão descritos no projeto elétrico residencial, de forma que qualquer especialista na área da elétrica consiga interpretar o projeto.

O projeto elétrico residencial é feito a partir da planta baixa do local. Esse documento apresenta as medidas exatas de todos os ambientes da edificação, incluindo as janelas, portas, corredores etc.

Como o projeto elétrico residencial é desenhado com uma escala reduzida, ficaria impossível representar cada componente do projeto elétrico em sua originalidade. Para representar os componentes elétricos no projeto elétrico, existe a simbologia elétrica residencial, que representa estes elementos com símbolos diferenciados.

Simbologia elétrica residencial

A simbologia elétrica residencial é a representação gráfica dos elementos que compõem o projeto elétrico residencial, uma vez que esses elementos não podem ser representados de acordo com a sua forma real, já que o projeto elétrico residencial possui escala reduzida.

Esses elementos são os pontos de iluminação, as tomadas de uso especifico (TUE), as tomadas de uso geral (TUG), os interruptores, o trajeto dos condutores, o quadro de distribuição dos circuitos e outros detalhes do projeto elétrico residencial.

Um profissional competente da área da elétrica elabora o projeto elétrico residencial de acordo com a norma brasileira NBR 5410 e com a NBR 5444, que aborda a simbologia elétrica residencial.

NBR 5444

A NBR 5444 foi criada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) em 1989, com o objetivo de estabelecer os símbolos gráficos referentes às instalações elétricas prediais usadas em projetos elétricos.

O objetivo da NBR 5444 é padronizar a simbologia elétrica residencial utilizada pelos profissionais da elétrica, de forma que qualquer profissional habilitado seja capaz de compreender e executar a instalação através do projeto.

A NBR 5444 foi cancelada em 2014 pela ABNT, sem substituição, por estar em um formato bastante antigo e desatualizado.

Entretanto, essa norma continua sendo referência na simbologia elétrica residencial, por ser de fácil compreensão e por não existir alguma norma que a substitua.

Caso o profissional opte por utilizar uma simbologia própria, não existirá muito problema, uma vez que toda a simbologia elétrica residencial deve ser especificada na legenda do projeto.

Principais simbologias

A simbologia elétrica residencial usada na norma NBR 5444 tem por base quatro figuras geométricas básicas:

  • Traço: o traço pode representar um eletroduto ou um condutor elétrico no projeto elétrico.
  • Círculo: o círculo pode representar um ponto de luz, um interruptor ou qualquer dispositivo embutido no teto.
  • Triângulo equilátero: este símbolo indica as tomadas, sejam TUE, TUG, de telefone ou de internet.
  • Quadrado: o quadrado representa qualquer tipo de elemento no piso ou conversor de energia.

Essas quatro figuras exemplificam os símbolos básicos dos elementos elétricos em um projeto. A seguir, mostraremos exemplos das representações mais utilizadas em projetos elétricos.

Simbologia dos eletrodutos

Nova simbologia elétrica residencial.

Simbologia dos eletrodutos embutidos.

Simbologia dos condutores

Nova simbologia elétrica residencial.

Simbologia dos condutores de energia.

Simbologia dos quadros de distribuição

Nova simbologia elétrica residencial.

Simbologia do quadro de distribuição de circuitos e caixa de telefone.

Simbologia das caixas de passagem

Nova simbologia elétrica residencial.

Simbologia das caixas de passagem.

Simbologia dos interruptores

Nova simbologia elétrica residencial.

Simbologia dos interruptores de várias seções.

Nova simbologia elétrica residencial.

Simbologia dos interruptores paralelos, intermediários e botão de campainha.

Simbologia dos pontos de luz

Nova simbologia elétrica residencial.

Simbologia dos pontos de luz.

Simbologia das tomadas

Nova simbologia elétrica residencial.

Simbologia das tomadas elétricas.

Como dito anteriormente, cada profissional pode optar por utilizar uma simbologia própria, desde que estejam especificadas na legenda do projeto.

Mostramos algumas das simbologias utilizadas em projetos elétricos, e se você quiser aprender mais sobre o assunto, assista o vídeo a seguir do Mundo da Elétrica em que falamos sobre a leitura e interpretação de projetos elétricos.

Gostou de aprender sobre simbologia elétrica residencial? Caso tenha alguma dúvida, deixe para nós nos comentários! Continue no Mundo da Elétrica para aprender mais com os nossos artigos.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)