Como sabemos o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, que exige ainda mais dos profissionais que estão à procura de reconhecimento, portanto buscar conhecimento é o fator principal para uma carreira de sucesso. Eletricista que não sabe ler e interpretar diagramas elétricos está em desvantagem em relação aos demais eletricistas, pensando nisso resolvemos te ajudar a dar o primeiro passo para entender a ler e interpretar diagramas elétricos.

Neste artigo iremos mostrar as principais simbologias encontradas em diagrama unifilar, diagrama multifilar e diagrama trifilar, como por exemplo simbologias usadas para identificar condutores, eletrodutos, caixas de passagem, quadros de distribuição de circuitos (QDC), interruptores, luminárias, tomadas e entre outros.

Antes de começarmos vale a pena destacar que conhecer os principais símbolos encontrados em diagramas elétricos é apenas o início, para que você possa ser capaz de ler e interpretar um diagrama elétrico, sem muita dificuldade, é preciso estudar ainda mais e com certeza muita prática, também é bom que você busque fazer um curso de leitura e interpretação de diagramas, além disso temos diversos artigos e vídeos ensinando sobre diagramas elétricos, que com certeza vai te ajudar!

Todas as simbologias para diagramas.

Principais simbologias para diagramas elétricos.

Simbologia para diagramas elétricos: Importância

Os diagramas elétricos são um conjunto de símbolos gráficos, estes símbolos são capazes de representar uma instalação elétrica ou parte de uma da instalação, pois o diagrama elétrico garante uma linguagem comum a qualquer eletricista, pois o desenho é uma representação visual capaz de ser compreendida em qualquer lugar no mundo.

Simbologia para diagramas elétricos: Eletrodutos

Os eletrodutos são responsáveis por comportar os condutores elétricos pelas paredes e teto da edificação, eles são essenciais em uma instalação elétrica, embora não necessitem de eletricidade para serem úteis. Existem diversas representações para os eletrodutos, como eletrodutos que passam pela parede, teto, chão, que estão subindo ou descendo por exemplo. Veja as devidas simbologias na imagem abaixo:

Principais simbologias para diagramas elétricos.

Simbologias para eletrodutos.

Podemos expressar o diâmetro dos eletrodutos tanto em milímetro quanto em polegadas também, como podemos ver as indicações abaixo:

Principais simbologias para diagramas elétricos.

Como expressar o diâmetro do eletroduto em diagramas elétricos.

Simbologia para diagramas elétricos: Condutores

Os condutores elétricos são utilizados para interligarmos os componentes e dispositivos elétricos, pois são eles os responsáveis de conduzir a energia elétrica. Sempre devemos representar os condutores devidamente nos diagramas, pois devemos saber a quantidade de cabos que está passando pelo eletroduto. Existe a devida representação para todos os tipos de condutores, como por exemplo fase, neutro, terra, positivo, negativo e todos os tipos de retorno, que podem ser visualizados na imagem abaixo:

Principais simbologias para diagramas elétricos.

Todas as simbologias para condutores.

Simbologia para diagramas elétricos: Caixas de passagem

As caixas de passagem são usadas para facilitar a passagem de cabos por longas distâncias, ou locais que contém muitas curvas, que acaba dificultando a passagem destes cabos.

Utilizamos as caixas de passagem como pontos de derivação para os eletrodutos, pois de forma alguma podemos fazer emenda nos eletrodutos, portanto as simbologias das caixas passagem contém a letra” P”, sendo usadas apenas para derivação, não possuindo nenhuma tomada ou interruptor. Veja as simbologias abaixo:

Principais simbologias para diagramas elétricos.

Simbologias para caixas de passagem.

É importante destacar que as caixas de luz nada mais são do que caixas de passagem de embutir, sendo utilizadas para comportar componentes, como por exemplo tomadas e/ou interruptores, além de caixa de teto para instalação de lâmpadas e luminárias.

Simbologia para diagramas elétricos: Quadro de distribuição

O quadro de distribuição é o centro de toda instalação elétrico, uma das partes mais importantes, pois ele recebe os condutores do medidor e realiza a divisão dos circuitos, além de ser no quadro de distribuição o local onde se encontra grande parte dos dispositivos de proteção de uma instalação. As simbologias para os quadros de distribuição são bem simples, veja a imagem baixo:

Principais simbologias para diagramas elétricos.

Todas as simbologias para quadro de distribuição.

Simbologia para diagramas elétricos: Interruptores

Os interruptores são dispositivos de comandos, usados para ligar e desligar um determinado circuito, principalmente pontos de iluminação, além de campainhas. Destacamos que podemos encontrar duas simbologias, sendo que simbologias da letra “S” ligada a parede pode ser alternativa, como mostra a imagem abaixo:

Principais simbologias para diagramas elétricos.

Simbologias para interruptores.

Simbologia para diagramas elétricos: luminárias

As luminárias são componentes responsáveis de comportar as lâmpadas, na simbologia das luminárias contém diversas informações, como o circuito que a luminária pertence, potência e quantidade de lâmpadas.

Principais simbologias para diagramas elétricos.

Principais simbologias para luminárias.

Simbologia para diagramas elétricos: Tomadas

As tomadas elétricas são ponto de conexão capazes de fornecer energia elétrica, existem diversos tipos de tomadas, com padrões distintos pelo mundo, porém este fator não é relevante em projeto elétrico. Em um projeto elétrico precisamos especificar, a altura que o ponto de tomada está instalado, qual o circuito que ela pertence e qual a sua potência, caso não seja uma tomada de uso especial a sua potência deve ser indicada.

Existem basicamente quatro simbologias para tomadas em diagramas elétricos, tomadas altas, médias, baixas e no piso, como podemos ver na imagem abaixo:

Principais simbologias para diagramas elétricos.

Principais simbologias para indicar tomadas.

O vídeo abaixo é um complemento daquilo que acabamos de passar, pois mostra como utilizamos algumas dessas simbologias, algumas simbologias que não foram mencionados durante o artigo, que com certeza vai te ajudar.

Finalizamos mais um artigo e esperamos ter ajudado a esclarecer sobre as principais simbologias encontradas em diagramas elétricos. Caso tenha ficado alguma dúvida ou tiver alguma sugestão, deixe nos comentários que iremos responder.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)