O quadro de distribuição de circuitos (QDC) é o coração da instalação elétrica, porque é no QDC que encontramos todos os dispositivos de proteção, além disso é no QDC que são distribuídos os circuitos da instalação. Uma pergunta comum sobre instalações elétricas é se uma casa de dois andares tem a necessidade de haver mais de um QDC? Essa é uma dúvida comum dos eletricistas e por isso neste artigo vamos mostrar de acordo com a norma se é necessário ter QDC para cada andar da casa.

O que é QDC?

O quadro de distribuição de circuitos (QDC) é sem dúvidas uma das partes mais importantes em uma instalação elétrica, pois são nos quadros de distribuição que passa toda a energia elétrica da instalação.

O quadro de distribuição é responsável por armazenar os dispositivos de proteção necessários para a instalação elétrica, e como o próprio nome diz o quadro de distribuição de circuitos tem o objetivo de distribuir todos os circuitos para os pontos de utilização da instalação, para garantir a segurança e o bom funcionamento, além disso o QDC evita eventuais acidentes na instalação.

Responsável por armazenar os dispositivos de proteção.

QDC, quadro de distribuição de circuitos.

Como exemplo de dispositivos de proteção localizados no QDC podemos citar os disjuntores, dispositivos de proteção contra surtos (DPS) e interruptor diferencial residual (IDR). É fundamental que todos os dispositivos de proteção estejam devidamente dimensionados e instalados conforme a norma NBR 5410 para instalações elétricas em baixa tensão.

Os circuitos no quadro de distribuição são devidamente separados, como por exemplo o circuito de iluminação, circuito para tomadas de uso geral (TUG), e circuitos individuais para tomadas de uso específico (TUE) etc. Todos os circuitos dentro do QDC devem estar devidamente identificados, para garantir a segurança do profissional que irá realizar manutenção e dos usuários da instalação,  além de também facilitar as inspeções no quadro de distribuição.

Quadro de distribuição por andar – Obrigatoriedade

Para saber as regras sobre quadro de distribuição de circuitos temos que consultar a norma NBR 5410. Na norma NBR 5410 existem vários itens que tratam de quadros de distribuição, e sabemos que a instalação deve ter pelo menos um QDC, porém existe somente um item que fala da obrigatoriedade de mais de um quadro de distribuição.

O item 4.2.5.7 diz que: quando a instalação comportar mais de uma alimentação, por exemplo rede pública e geração local, sistema fotovoltaicos e outros, a distribuição associada especificamente a cada uma delas deve ser disposta separadamente e de forma claramente diferenciada das demais. Em particular, não se admite que componentes vinculados especificamente à uma determinada alimentação compartilhem, com elementos de outra alimentação, quadros de distribuição e linhas, incluindo as caixas dessas linhas.

Nenhum momento trata de instalações com mais de um pavimento.

Norma NBR 5410, Divisão da instalação.

A norma NBR-5410 em nenhum momento trata de instalações com mais de um pavimento. Então como regra, a instalação deve ter no mínimo um quadro de distribuição e pode ter mais um quadro de distribuição se o projetista da instalação achar vantagem.

Quadro de distribuição por andar – Vantagens

A norma NBR-5410 não obriga ter um QDC para cada andar do pavimento, porém ter mais de um quadro de distribuição tem algumas vantagens, que são:

Primeira vantagem: os circuitos do disjuntor até as tomadas são menores e isso gera uma economia nos cabos, sendo necessário apenas levar um cabo de maior diâmetro até o quadro de distribuição de circuitos do segundo pavimento para que os respectivos circuitos sejam devidamente distribuídos.

Segunda vantagem: muitas cargas de alta potência como ar condicionados e chuveiro se encontram próximos aos dormitórios que normalmente ficam no segundo andar das residências, assim com QDC mais próximo do circuito de alta potência poderá diminuir o comprimento dos cabos de maior diâmetro gerando uma economia.

Terceira vantagem: por questões de segurança é importante que os dispositivos de proteção sejam de fácil acesso, e ter um QDC apenas no primeiro andar é menos seguro que ter um QDC por andar.

Sabemos da importância do quadro de distribuição nas resistências e como é fundamental para bom funcionamento da instalação elétrica. Abaixo deixamos um vídeo do Mundo da Elétrica de como fazer a montagem de um quadro de distribuição.

Esperamos ter ajudado a esclarecer as principais dúvidas relacionadas aos cabos diretamente enterrados. No site e no canal do Mundo da Elétrica estão repletos de conteúdos sobre o tema, sendo assim fique à vontade para acessar os artigos e vídeos relacionados ao assunto. Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)