Instalação de DPS em quadro de distribuição!

Em Componentes elétricos por Henrique Mattede

Os dispositivos de proteção são essenciais para qualquer instalação elétrica segura e que esteja dentro da norma, por isso, conhecê-los e saber como instalá-los é imprescindível. Pensando nisso, o Mundo da Elétrica separou tudo o que você precisa saber sobre o DPS e como realizar a sua instalação. Então, vamos lá pessoal!

O que é DPS?

O Dispositivo de Proteção contra Surtos, popularmente conhecido como DPS ou protetor de surto, tem como função principal detectar as sobretensões transitórias em redes elétricas e fazer com que esses distúrbios de energia sejam desviados para o aterramento do circuito.

Na imagem abaixo, é possível ver um modelo do dispositivo de proteção contra surtos.

DPS ou protetor de surto.

Dispositivo de Proteção contra Surtos.

As instalações elétricas são afetadas por correntes de surto constantemente e, apesar de não serem todas as sobretensões transitórias que possuem a capacidade de danificar equipamentos conectados à rede elétrica do local atingido, as mais intensas podem trazer grandes prejuízos!

Os surtos de tensão ocorrem, geralmente, por alguns motivos, são eles:

Um dispositivo de proteção contra surtos pode ser utilizado para as mais variadas aplicações, entre elas estão:

Fique atento, pois existem diversos modelos de DPS, como DPS monofásico, bifásico e trifásico. Além disso, existem várias especificações que devem ser levadas em consideração na hora de escolher um DPS, como a tensão nominal, a corrente de impulso e a classe.

É obrigatória a instalação do DPS no quadro de distribuição do consumidor em todas as novas instalações, de acordo com as prescrições da ABNT NBR 5410. Além de também ser obrigatória a instalação para os equipamentos que recebem linhas externas de sinal, como de telefonia, TV a cabo e comunicação de dados.

Apesar do vários benefícios da instalação dos DPS, isso não é garantia que o seu sistema elétrico está protegido, é de extrema importância se atentar para as técnicas de instalação do DPS!

Como instalar DPS em quadro de distribuição

O DPS é ligado em paralelo à alimentação e funciona como uma chave aberta. Ao detectar o surto, ele se fecha e conduz a maior parte da corrente para a terra.

Feita no quadro de distribuição, a instalação do DPS é muito semelhante ao disjuntor.

Sendo assim, a entrada do DPS receberá as fases e o neutro, e a sua saída receberá os condutores direcionados à terra.

Para que o DPS funcione corretamente, é necessário que haja um bom aterramento na instalação e que ele esteja trabalhando de forma correta.

Na imagem abaixo, é possível observar o esquema de ligação do DPS em rede monofásica.

Dispositivo de Proteção contra Surtos.

DPS em rede elétrica monofásica.

Em circuitos bifásicos e trifásicos, devem ser instalados DPS’s entre cada uma das fases e o fio terra, além de ser instalado também um DPS entre o neutro e o terra!

Na imagem abaixo, é possível ver a instalação de um DPS em rede bifásica.

Dispositivo de Proteção contra Surtos.

DPS em rede elétrica bifásica.

Já na imagem abaixo, é possível ver a instalação de um DPS em rede trifásica.

Dispositivo de Proteção contra Surtos.

DPS em rede elétrica trifásica.

É importante salientar que o DPS deve ser instalado antes do disjuntor, uma vez que ele funciona fechando um curto-circuito no sistema!

Quer ver na prática como instalar o DPS? Assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica e não se esqueça de deixar um gostei!

Gostou do artigo? Compartilhe com os seus amigos e familiares para que eles possam aprender também. Além disso, nos siga nas redes sociais e se inscreva no canal do YouTube para ficar por dentro de assuntos exclusivos da área da elétrica!

Caso tenha ficado alguma dúvida ou você tenha sugestões, deixe abaixo nos comentários e iremos te responder!

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário