Os eletrodutos acomodam os cabos pelas paredes de um instalação e são parte importante da infra estrutura elétrica ou seja a parte da instalação que propriamente não se utiliza da eletricidade para funcionar mas que faz parte da instalação elétrica. Todos os componentes que suportam, fixam e protegem cabos e outros componentes elétricos fazem parte desta infra estrutura como caixas, painéis, fixadores e etc.

Constituem uma parte relativamente barata da instalação elétrica sendo os primeiros itens da instalação elétrica a serem instalados e comumente os primeiros da lista de compras solicitada pelo eletricista. Talvez por serem, os eletrodutos, de preço relativamente baixo com relação a outros componentes da instalação elétrica é que sua importância é subestimada.

A NBR 5410 deixa bem claro que caso seja necessário, a utilização de eletrodutos, estes devem-se normatizados, existem diversas NBR’s específicas para cada tipo de eletroduto, tanto para eletrodutos de embutir quanto para eletrodutos de sobrepor. Existem basicamente três normas importantes sobre os eletrodutos:

  • NBR 15465 Sistemas de eletrodutos plásticos para instalações elétricas de baixa tensão – Requisitos de desempenho
  • NBR 5597 Eletroduto de aço-carbono e acessórios, com revestimento protetor e rosca NPT — Requisitos
  • NBR 5598 Eletroduto de aço-carbono e acessórios, com revestimento protetor e rosca BSP — Requisitos

Nas instalações elétricas residências o eletroduto mais comum é o tipo flexível corrugado. Fabricados normalmente em material PVC ou similar eles possuem um custo baixo e uma boa maleabilidade e são encontrados nas seguintes bitolas:

Tabela eletrodutos corrugados.

Seções normatizadas para eletroduto corrugados.

Dentro da NBR5444-Símbolos gráficos para instalações elétricas prediais é estipulado uma tabela para a conversão normatizada de polegadas para milimetro embasada na NBR5626-Instalação predial de água fria.

Tabela 1 NBR5444.

Tabela de equivalência entre polegadas e milímetros.

É extremamente importante o uso desta tabela para conversão pois a grande maioria dos eletrodutos são dimensionados em milimetro e em seguida devem ser encontrada sua equivalência em polegadas pois é nesta unidade de medida que os fabricantes disponibilizam os eletrodutos.

Existe um métodos matemático levando em consideração uma série de fatores para dimensionamento correto de um eletroduto. Desse modo é importante que se tenha os dados dos fabricantes dos condutores para um dimensionamento correto dos eletrodutos o que é confuso devido a grande quantidade de variações em fabricação de cabos.
No caso de instalações mais simples a tabela abaixo pode ser usada de modo a referenciar e simplificar o dimensionamento dos eletrodutos, esta tabela não é absoluta mas sua consulta é simplificada devido a facilidade de interpretação e pouca margem de erro.

Tabela para dimensionamento simplificados de eletrodutos.

Tabela de dimensionamento de eletroduto.

Esta tabela leva em consideração dois critérios, a quantidade de cabos em um eletroduto e a seção destes condutores. Para sua utilização basta selecionar a coluna contendo o número de cabos dentro do eletroduto em questão em seguida cruzar coma linha referente a seção dos cabos dentro deste eletroduto, a casa de interseção entre coluna e linha resulta no valor em polegadas do eletroduto adequado para comportar estes cabos.

Veja o exemplo:

Dois circuitos de tomadas de uso geral passando em um mesmo condutor, a coluna selecionada será a de 6 cabos, dois fases, dois neutros e dois terras, sendo um fase, um neutro e um terra para cada circuito. Os cabos utilizados para estes circuitos de acordo com o projeto são de 2,5mm².

Exemplo de dimensionamento de eletroduto.

Exemplo de utilização da tabela de dimensionamento de eletroduto.

Observando a interseção entre coluna e linha nota-se que o eletroduto adequado para suportar os dois circuitos do exemplo é um eletroduto de 1”.

Esta tabela já leva em consideração uma taxa adequada de ocupação para o eletroduto, e esta taxa é importante para garantir a temperatura adequada dentro do eletroduto bem como a facilidade de passagem de cabos e manutenção futura destes circuitos dentro do eletroduto.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

32 comentários para “Tabela de dimensionamento de eletroduto.”

  1. Jair

    Parabéns Herinque pela nova pagina do site, ficou 10. Abraços

    Responder
    • Henrique Mattede

      Obrigado, agradeço demais pelo apoio. :)

      Responder
  2. Abel Valentim

    Professor Henrique, boa tarde. Sou estudante de elétrica e já trabalho como eletricista autônomo. O mundo da elétrica tem me ajudado muito, sou muito perfeccionista e cuidadoso com meus serviços procuro cumprir a risca a NBR 5410, tenho me espelhado nos seus vídeos para melhorar meus conhecimentos. Muito obrigado por sua iniciativa de nos proporcionar conhecimento de formar clara e objetiva. Que Deus continue lhe abençoando

    Responder
    • Henrique Mattede

      Muito obrigado por esta mensagem e parabenizo a você por esta busca em sempre se capacitar e melhorar a qualidade de seu serviço. Obrigado por nos apoiar.

      Responder
  3. Isac

    Ótimo gostei das matérias apresentadas. Obrigado pelas informações.
    Gostaria de + uma informação quantos cabos de 6mm² posso passar dentro de um eletroduto de 3″.Valeu, isac.

    Responder
    • Henrique Mattede

      Considerando que o de 1”1/2 suporta 9 o de 3” vai suportar o dobro.

      Responder
  4. Reginaldo

    Muito bom este site aprendi muitas coisas, show!

    Responder
  5. Olan Chuan

    Boa noite, gostaria de saber se um chuveiro de 5.500 watts.tem que ser instalado um cabo de 10mm e porque os chuveiro vem com cabos de 2, 5mm, não era pra ser da mesma bitola.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Correto cabo de 10mm se sua tensão for 127V, Farei um vídeo referente ao seu questionamento.

      Responder
  6. Flávio

    Essa tabela ficou muito boa, mais fácil de ser entendida, parabéns, faço eletrotécnica e suas matérias e vídeos tem me ajudado muito.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Muito obrigado Flávio! Se tiver dúvidas, estamos a disposição ok?

      Responder
  7. Jose Claudio

    Professor. Para mim ficou uma duvida. Aqui na minha região nós chamamos o eletroduto de 20 milímetro de 1/2 polegada e o de 25 milímetro de 3/4. Na tabela acima ocorre o contrario. Muda de região para região ou eu que estou enganado?

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Esta tabela é padrão, sendo assim não muda de região pra região.

      Responder
  8. Saymon

    Professor Henrique, boa noite. Estou com uma dúvida. Nos projetos de instalações elétricas que eu já ví, é para casas com laje. A minha dúvida é com respeito a casas sem laje e sem forro, muito comuns aqui na minha região, pois gostaria de saber como distribuir os fios nesse tipo de casa, se ainda é permitido fixar os fios em roldanas plásticas na madeira do telhado, já que não tem laje e nem forro, ou se deve ser feito da mesma forma como nas casas com laje. Desde já agradeço.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      O mais indicado é utilização de Eletrodutos.

      Responder
  9. Carlos

    Olá bom dia…
    Em uma residencia onde e inviavel fazer a instalação eletrica aeria, devido problemas de engenharia… Ao fazer terrea qual eletroduto usar e qual fio seria o correto e viavel…obrigado

    Responder
  10. Lincoln

    Bom dia Henrique, depois que descobri o seu site realmente virei seu fã…
    Henrique tenho uma duvida em relação aos eletrodutos, estou alterando a carga desta casa, contudo para a nova fiação terei que passar os eletrodutos na area externa da casa, sujeita a ação de chuva e sol. Posso utilizar do eletroduto pvc rigido neste caso, ou o tempo pode deteriorar o mesmo? Posso aplicar uma manta termica por cima deste eletroduto afim de proteger da ação do sol ou de nada adianta? Existe um eletroduto especifico para este caso? Um forte abraço e obrigado pela ajuda

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Excelente pergunta, eletrodutos em pvc rígido são fabricados para uma vida útil muito elevada, com alta resistência a umidade e UV.

      Responder
  11. Silvane

    Sou fã do seu trabalho! Só uma duvida: e se houver seções diferentes passando no eletroduto?

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado.
      Se a quantidade atingida for de acordo com a dimensionamento do cabo não ha problema.

      Responder
  12. Leidiane

    Gostei muito da explicação, bastante clara e útil. Mas fiquei intrigada: de onde saíram essas tabelas práticas e milagrosas de condutores por eletroduto?

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Estas tabelas saem das normas que nós os eletricistas devemos seguir para nossa segurança e segurança no trabalho.

      Responder
  13. Vilson

    Boa noite parabéns pela postagem. Tenho uma dúvida referente a casa (sobrado). Como faço dois qdcs 127/ 220, um para cada piso? Informação: medidor bifásico entrada de duas fases e um neutro ((220 Copel Paraná)). Grato pela atenção. Vilson.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      É preciso que haja um quadro geral, onde vai haver o disjuntor geral que vai sair um cabo alimentando o disjuntor do segundo andar e os demais disjuntores e componentes do 1°andar.

      Responder
  14. Silvio

    Olá amigo, em primeiro lugar quero lhe parabenizar pela iniciativa em ajudar as pessoas. Observando a tabela com os condutores e eletrodutos fiquei com uma dúvida; porque para 6 cabos de 16mm é necessário um eletroduto de 2″ e para 3 cabos da mesma bitola não pode ser um eletroduto de 1″ já que é a metade dos condutores? Obrigado e parabéns mais uma vez.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Boa pergunta, infelizmente não tenho esta informa no momento é preciso analisar o real motivo, assim que obtiver esta informação lhe explico através de um vídeo.

      Responder
      • Silvio

        Ok, obrigado pela atenção e aguardo uma explicação se possível.

      • Equipe Mundo da Elétrica

        =)

  15. Eduardo

    Excelente material a nível de informação e para projetos, Obrigado.

    Responder
    • Equipe Mundo da Elétrica

      Obrigado Eduardo!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)