Você sabe o que é condulete? Poucos eletricistas têm conhecimento do que é um condulete. Neste artigo vamos mostrar diversos tipos de conduletes, como conduletes são utilizados, tanto em áreas internas quanto externas, além de mostrar como fazer isolação adequada dos conduletes.

Condulete

Quando a gente se refere a infraestrutura elétrica estamos falando de toda a estrutura que de alguma forma vai comportar os cabos, disjuntores, interruptores e todos os outros componentes diretos de uma instalação elétrica.

Quando falamos de infraestrutura de sobrepor, estamos falando da infraestrutura elétrica que vai fora das paredes e um dos componentes de sobrepor que mais aparece é o condulete. O condulete é uma caixa usada para proteger os cabos elétricos e dar acesso à algumas partes dos cabos que estão dentro de eletrodutos. Os conduletes mais usados para a instalação de sobrepor são os de alumínio.

Sobre os tipos de conduletes temos os fixo e o múltiplo, primeiro vamos falar dos conduletes fixos. No condulete fixo o local para encaixe dos eletrodutos é fixo ao corpo do condulete. Por isso devemos usar conduletes diferentes de acordo com a instalação que será feita.

Por isso devemos usar conduletes diferentes de acordo com instalação.

Condulete fixo, o local para encaixe dos eletrodutos é fixo.

Existem nove variações de posições para entrada ou saída dos eletrodutos nos conduletes, são eles:

O condulete fixo tipo B, que é usado para finalização de uma tubulação com o condulete na posição horizontal. O condulete fixo tipo E que também é usado para finalização de uma tubulação, porém com o condulete na posição vertical. O condulete fixo tipo C, que tem duas posições para encaixe de eletroduto.

Finalização de uma tubulação com o condulete na posição horizontal.

Conduletes fixos tipos B, E e C.

O condulete fixo LL, que tem duas posições para encaixe de eletroduto formando um L para a esquerda. O condulete fixo LR, que tem duas posições para encaixe de eletroduto formando um L para direita. O condulete LB, que tem duas posições para encaixe de eletroduto também formando um L, porém um dos encaixes do eletroduto é na parte traseira do condulete.

Duas posições para encaixe de eletroduto formando um L.

Condulete fixo tipos LL, LR e LB.

O condulete T, que tem três posições para encaixe de eletroduto. O condulete TB, que tem três posições para encaixe de eletroduto, porém um dos encaixes de eletroduto é na parte traseira. E o condulete X, que tem quatro posições para encaixe de eletroduto.

Tem três posições para encaixe de eletroduto.

Condulete fixo tipos T, TB e X.

Os conduletes fixos podem ter dois tipos de encaixe para os eletrodutos, o encaixe fixo sem rosca, onde o encaixe é feito por parafuso. E o encaixe fixo com rosca, onde o próprio eletroduto vai rosqueado ao condulete.

Os conduletes fixos podem ter dois tipos de encaixe para os eletrodutos.

Condulete fixo sem rosca e com rosca.

Por último temos o condulete múltiplo, o condulete múltiplo é mais prático de se utilizar, pois nele os encaixes para eletrodutos não são fixos. Existem cinco furos com rosca onde é possível rosquear conectores para colocação dos eletrodutos e para os furos que não forem ser usados, existem os tampões.

Existem cinco furos com rosca onde é possível colocação dos eletrodutos.

Condulete múltiplo, mais prático de se utilizar.

Condulete para áreas externas

Todo mundo sabe que dois grandes inimigos de instalações elétricas são a água e a poeira. Por isso existe o grau de proteção IP que fala sobre o quanto os equipamentos e componentes elétricos são protegidos contra água e poeira.

O grau de proteção IP também vale para os conduletes e varia de acordo com o uso destes conduletes. Quando o condulete é usado em instalações internas onde a quantidade de poeira é pouca e não existe possibilidade de infiltração de água, naturalmente o condulete pode ter um grau IP mais baixo, sendo assim podemos usar condulete com sua tampa e os eletroduto para um ambiente interno.

Porém quando o condulete vai ser usado para instalações externas, é necessário usar um condulete que atenda ao grau IP54, pois nestes casos existe uma grande possibilidade do eletroduto e a tubulação ficarem expostos à chuva e poeira. Em alguns casos podemos utilizar o kit de vedação que transforma os conduletes normais em conduletes com IP54.

Kit de vedação, como usar?

Os kits de vedação em algumas situações são uma ótima alternativa para proteção de conduletes na parte externa. Porém demos utilizar o kit de vedação de forma correta para não perder a proteção feita pelo kit, por isso resolvemos mostrar como usar o kit de vedação de maneira adequada.

Abaixo tem um kit de vedação que é para um condulete múltiplo. Este kit vem com uma junta de vedação para tampa do contulete, três juntas de vedação para conduletes, três juntas de vedação para eletroduto e três tampões de pressão com vedação.

Kit de vedação, transforma os conduletes normais em conduletes com IP54.

Kit de vedação, para condulete múltiplo.

As juntas de vedação para o condulete são utilizadas na rosca do conector. Então basta encaixar a junta de vedação na rosca do conector e rosquear o conector no condulete múltiplo.

Encaixar a junta de vedação na rosca do conector e rosquear o conector no condulete.

Vedação para o condulete são utilizadas na rosca do conector.

Os furos do condulete que não forem ser utilizados devem ser fechados com o tampão e a junta de vedação. As juntas de vedação roscadas são utilizadas na rosca do tampão.

Juntas de vedação roscadas são utilizadas na rosca do tampão.

Tampão para furos que não serão utilizados.

A junta de vedação para o eletroduto deve ser colocada no eletroduto antes de ser encaixado o eletroduto no conector. Em seguida é só encaixar o eletroduto no conector e apertar o parafuso de fixação do conector.

Colocada no eletroduto antes de ser encaixado o eletroduto no conector.

Junta de vedação para o eletroduto.

Por último é só colocar a junta de vedação para a tampa no condulete e à tampa do condulete, depois parafusar a tampa ao condulete.

Colocar a tampa do condulete, depois parafusar a tampa ao condulete.

Junta de vedação para tampa no condulete.

Com esse kit IP54 o condulete pode ser usado tanto para áreas internas quanto áreas externas. O uso deste kit garante o grau IP54 e não há necessidade de usar nenhum outro elemento como silicone ou graxa para complementar. A maior vantagem é a redução do custo de material, pois com o kit basta comprar a quantidade de kit’s necessários para os conduletes externos.

Muita gente já deve ter ouvido falar que um equipamento é IP52 ou IP54, mas muitos não sabem ao certo o que é isso. Se você é um deles, abaixo temos um vídeo completo do canal Mundo da Elétrica falando sobre grau de proteção IP.

Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)