Como você passa cabos em um conduíte amassado? Essa é uma dificuldade de muitos eletricistas que passam fios e cabos nos eletroduto das instalações elétricas. Neste artigo o Mundo da Elétrica mostra como passar vários cabos em um conduíte amassado.

Só quem passa cabos em uma instalação elétrica sabe o quanto é horrível quando o eletroduto está vazio e mesmo assim os cabos não passam. Existem duas situação possíveis para isso, a primeira é quando o eletroduto está completamente entupido, e se o entupimento ocorreu porque caiu cimento dentro do eletroduto, que acabou secando. Neste caso não tem jeito, vai ter que quebrar a parede para desobstruir.

Porém, se o eletroduto estiver apenas com alguma pedra ou cimento solto, dá para tirar usando um aspirador de pó junto com a sonda. Além destas situações que citamos, ainda tem outro problema muito comum nas instalações elétricas que atrapalha bastante a vida do eletricista, que é quando o eletroduto está amassado. O peso do cimento ou concreto pode ser maior que o conduíte suporta ou na hora de fazer uma curva com o eletroduto ele acaba sendo amassado.

Como passar os cabos?

Ao passar conduítes em piso, teto e parede devemos ter cuidado, pois quando fazemos um ângulo muito fechado acaba amassando o eletroduto, assim o espaço para passar o cabo perde o formato circular, e isso dificulta muito a passagem dos cabos. Quem passa cabos com frequência, sabe que quando está passando a sonda de uma caixa na parede para uma caixa no teto, quase sempre dá uma agarrada quando chega na curva, e o motivo pode ser eletroduto amassado no ponto da curva.

O grande macete para passar cabos elétricos em eletrodutos amassados é o jeito de colocar os cabos na sonda. A maioria dos eletricistas quando vão passar mais de um cabo nos eletrodutos, costumam decapar as pontas dos cabos e unir as pontas juntas e em seguida emendar com fita isolante na sonda já passada. Esse método de passar cabos não esta errado, mas acaba formando um chumaço de cabos na ponta da sonda e pode dificultar a passagem de cabos em eletrodutos amassados.

Se usar muita força para passar os cabos no conduíte, os fios podem acabar soltando.

Cabos emendados na sonda formando chumaço impedido de passar fios.

O grande problema é que se usar muita força para passar os cabos no conduíte, os fios podem acabar soltando da sonda ou até mesmo arrebentar a sonda. O macete para conseguir passar os cabos em um eletroduto amassado é prender um cabo na sonda, e os outros cabos nos próprios cabos de forma que a emenda fique gradativa ao invés de prender na sonda.

Para isso faça um corte no meio do primeiro cabo que vai preso à sonda, em seguida passe o próximo fio no corte feito, assim repedindo o mesmo processo com os demais cabos e depois passe fita isolante. Desta forma ao invés de haver um ponto que engrossa de uma vez, isso vai acontecendo de forma gradativa. Dessa forma fica bem mais fácil de passar os cabos, pois os fios vão se assentando e passando pelo estreitamento do eletroduto. No final você faz menos força e passou menos raiva.

Passar detergentes neutro nos cabos pode.

Macete de passar cabos em eletroduto amassado.

Outros meios de facilitar a passagem de cabos em eletrodutos amassados é usando lubrificante como por exemplo, vaselina neutra ou talco nos pontos onde foram feitas as emendas dos cabos na sonda. Muitos eletricistas erram quando passam detergentes neutro até mesmo manteiga nos cabos. O detergente para os cabos até que não prejudica muito, mas para os conduítes o detergente pode ser corrosivo.

Neste vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica mostramos como usar o aspirador de pó para passar sonda em eletroduto entupido.

Agora que você já sabe como facilitar a sua vida na obra quando for passar cabos, compartilhe com seus colegas. No site e canal do Mundo da Elétrica tem mais macetes desses. Se tiver ficado alguma dúvida comente aqui embaixo!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)