O ENEM chegando e vários concursos públicos na área de elétrica também, com isso surgindo várias dúvidas em cálculos elétricos. Neste artigo vamos mostrar macetes e como resolver questão de associação mista de resistores.

O que é um Resistor?

O resistor é um componente elétrico passivo que tem a função primária de limitar o fluxo da corrente elétrica em um circuito. O resistor possui uma resistência maior do que os cabos e trilhas de um circuito elétrico, forçando a redução da corrente elétrica que passa pelo resistor assim, o resistor provoca uma queda de tensão.

A relação entre a tensão elétrica, corrente elétrica e resistência elétrica é descrita pela Lei de Ohm. George Ohm era um cientista alemão que em 1827 descobriu que a resistência elétrica é igual à tensão dividida pela corrente e esta fórmula é uma das mais importantes quando falamos de cálculos elétricos.

Componente elétrico passivo que tem a função primária de limitar o fluxo da corrente elétrica.

Componente elétrico resistor.

O que é Resistência?

A resistência elétrica é basicamente a oposição que determinado material oferece a passagem da corrente elétrica, pois a resistência elétrica gera um “obstáculo”, que faz com que a corrente elétrica tenha uma dificuldade em percorrer um determinado condutor quando é submetida a uma determinada tensão elétrica. A unidade de medida usada para resistência é ohm (Ω).

Quando maior a resistência, menor a corrente, e vice-versa.

Resistência elétrica, oposição a passagem da corrente elétrica.

Tipos associação de resistores

Associação de resistores é um circuito elétrico com dois ou mais resistores. Circuito elétrico é um ou mais caminhos fechados por onde a corrente elétrica percorre, sendo que o começo e o fim são no mesmo ponto.

Existem três tipos de associação de resistores, que é a associação em série, em paralelo e mista. A associação em série de resistores é uma sequência na ligação dos resistores, onde a corrente elétrica que passa nos resistores é a mesma. Para calcular a resistência equivalente de uma associação de resistores em série devemos somar as resistências de cada resistor.

Calculo para descobri resistência total.

Associação de resistores em série.

Na associação de resistores em paralelo, os resistores são ligados em dois pontos em comum, assim recebem a mesma tensão elétrica, porém a corrente elétrica se divide proporcionalmente de acordo com os valores das resistências. Para calcular a resistência equivalente da associação em paralelo de resistores devemos fazer o produto das resistências sobre a soma das mesmas, ou seja, multiplicar as resistências e dividir sobre a soma das resistências.

Multiplicar as resistências sobre a soma das resistências.

Associação de resistores em paralelo.

A associação de resistores mista é o conjunto das associações em série e em paralelo. Para calcular a resistência equivalente na associação mista é preciso analisar o circuito e em seguida aplicar a fórmula da associação em série ou em paralelo de acordo com a necessidade de cada circuito.

Conjunto das associações em série e em paralelo.

Associação de resistores mista.

Questão de associação de resistores mista

Agora que já explicamos o básico sobre associação de resistores, vamos colocar em prática o que aprendemos, a questão é:

(F. E.EDSON DE QUEIROZ – CE) Dispõe-se de três resistores de resistência 300 ohms cada um. Para se obter uma resistência de 450 ohms, utilizando-se os três resistores, como devemos associá-los?

As alternativas são:

A) Dois em paralelo, ligados em série com terceiro.

B) Os três em paralelos.

C) Dois em série, ligados em paralelo com o terceiro.

D) Os três em série.

E) n.d.a.

Qual é a alternativa correta? Deixe aqui nos comentários qual alternativa você escolheria e por quê.

Sabemos que existem três tipos de associação de resistores possíveis, em série, paralelo e mista. Para resolver essa questão vamos começar realizando a associação de resistores em série.

Primeiro macete, faça um desenho com os resistores em série, para ajudar na hora de calcular a resistência equivalente. Segundo macete, resistores em série a resistência aumenta, então devemos somar a resistência de cada resistor, como no exemplo abaixo.

Resistores em série a resistência aumenta.

Associação de resistores em série.

Descobrimos que a resistência equivalente dos resistores em série é 900 ohms, então sabemos que alternativa D está errada.

Agora vamos para associação de resistores em paralelo. Terceiro macete, vários resistores em paralelo, a resistência equivalente é menor que o menor dos resistores, como podemos observar no exemplo abaixo.

Resistência equivalente é menor que o menor dos resistores.

Vários resistores em paralelo.

Quarto macete, dois resistores com a mesma resistência em paralelo a resistência final é a metade, como podemos ver no exemplo abaixo.

Dois resistores com a mesma resistência em paralelo a resistência final é a metade.

Associação de resistores em paralelo.

Sabemos então, que não é possível obter uma resistência equivalente maior que 300 ohms com os resistores em paralelo, sendo assim a alternativa B está errada.

Não foi possível achar a resposta da questão com a associação de resistores em série e paralelo. Assim sobrando apenas a associação de resistores mista, a questão tem duas alternativa de associações de resistores mistas, dois resistores em paralelo, ligados em série com o terceiro resistor ou dois resistores em série, ligados em paralelo com o terceiro resistor.

Alternativa C, dois em série, ligados em paralelo com o terceiro. Os dois resistores em serie basta somar, então o resultado é 600 ohms. O de 600 ohms em paralelo com o terceiro resistor de 300 ohms, a resistência equivalente é menos que 300 ohms logo alternativa C está errada, lembra do terceiro macete.

Alternativa A, dois em paralelo, ligados em serie com o terceiro. Como os dois resistores de 300 ohms em paralelo são iguais, o resultado é 150 ohms, lembra do quarto macete. Ligado em série com o terceiro resistor de 300 ohms basta somar, então a resistência equivalente é 450 ohms.

Usar a associações em série e paralelo.

Associação de resistores mista.

A resposta correta da questão é, A) Dois em paralelo, ligados em série com terceiro. Pois conseguimos chegar no valor de 450 ohms.

Agora ficou fácil para resolver qualquer questão de associação de resistores. Caso ainda tenha dúvida, abaixo temos um vídeo do Mundo da Elétrica, mostrado como resolver questão de associação de resistores mista.

Fizemos o passo a passo de como resolver questão de associação de resistores mista. Mas mostramos vários macetes para agilizar as respostas sem ter que fazer quase nenhum cálculo. Em provas de concursos e vestibulares, você precisa ser rápido! Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)