Para fazer uma instalação elétrica é necessário fazer um levantamento de todos os componentes da instalação, além da metragem dos fios, dos eletrodutos e de outros elementos que podem estar fixados na construção ou não. Para facilitar esse processo, o uso do diagrama unifilar é essencial!

Mas o que é diagrama unifilar? Como interpretar esse diagrama? Será que é o mesmo que o esquema elétrico unifilar? Neste artigo o Mundo da Elétrica vai explicar o que é diagrama elétrico, porém vamos focar no diagrama unifilar, mostrando as suas simbologias e ajudando na interpretação. Então, vamos lá pessoal!

Diagrama Elétrico: Definição

O diagrama elétrico e o esquema elétrico são desenhos técnicos que têm a função de representar graficamente circuitos elétricos e eletrônicos através de desenhos e simbologias.

O diagrama elétrico possui uma simbologia definida por normas que é um padrão mundial! Desta forma, independente do país que você estiver, você conseguirá entender um diagrama elétrico, se souber a língua do país é claro.

Existem 4 tipos de diagramas elétricos, que são:

  • Diagrama Unifilar
  • Diagrama Multifilar
  • Diagrama Funcional
  • Diagrama Trifilar

Mas como foi dito no início do artigo, focaremos nossa explicação no diagrama unifilar.

Diagrama Unifilar: Definição

O diagrama unifilar é um desenho feito sobre a planta baixa arquitetônica de uma construção. Seja o diagrama unifilar industrial, residencial, comercial ou outro, todos eles representam os pontos de conexão dos dispositivos e o trajeto dos condutores, além de outros fatores.

Unifilar significa um fio, isso quer dizer que todos os cabos e fios são representados por símbolos sobre um só traço, normalmente este traço representa o eletroduto ou o caminho que os cabos estão submetidos! Esse diagrama serve também para verificar rapidamente a quantidade de condutores em um certo eletroduto. E por esses motivos, além da praticidade de leitura, ele é o diagrama mais usado pelos profissionais do Mundo da Elétrica!

Um erro que muitos profissionais cometem é confundir esquema unifilar e diagrama unifilar. Preste atenção, apesar de possuírem a mesma função, o diagrama e o esquema são diferentes!

Diagrama Unifilar: Simbologia e Interpretação

O jeito mais correto de aprender como interpretar um diagrama unifilar é conhecendo os seus símbolos! A simbologia nesse diagrama dita praticamente toda a interpretação dele, pois se você conhecer os símbolos e seguir os desenhos, facilmente entenderá a instalação.

Existem diversos símbolos para este tipo de diagrama e cada símbolo possui um significado diferente. Para ter acesso à todos os símbolos, basta consultar a norma NBR 5444 elaborada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ela é a norma dos Símbolos Gráficos para Instalações Elétricas Prediais.

Apesar de serem muitos símbolos, alguns são os principais usados em uma instalação, entre eles estão:

  • Eletrodutos
  • Condutores
  • Caixas de passagem
  • Quadro de distribuição
  • Interruptores
  • Luminárias
  • Tomadas

Diagrama Unifilar Simbologia: Interruptores

Os interruptores são dispositivos que têm a função de seccionar o circuito quando são acionados, ligando ou desligando o mesmo. A simbologia mais usada deste dispositivo está representada na imagem abaixo.

Como representar um interruptor?

Simbologia dos Interruptores no Diagrama Unifilar!

Diagrama Unifilar Simbologia: Tomadas

As tomadas são dispositivos conectados à rede elétrica que oferecem um ponto de conexão para dispositivos elétricos e eletrônicos, a fim de evitar a conexão direta deles na rede. A simbologia deste dispositivo está representada abaixo.

Como representar uma tomada?

Simbologia das Tomadas no Diagrama Unifilar!

Diagrama Unifilar Simbologia: Luminárias

As luminárias são os componentes que abrigam as lâmpadas! Elas podem ser classificadas e representadas de acordo com muitos fatores como por exemplo, a potência das lâmpadas, o circuito que a luminária pertence, a quantidade de lâmpadas e outros. Veja abaixo a simbologia delas.

Como representar um ponto de luz?

Simbologia das Luminárias no Diagrama Unifilar!

Diagrama Unifilar Simbologia: Eletrodutos

Podemos definir os eletrodutos como caminhos para os condutores, porque são eles que comportam os condutores e os levam por toda a construção. Os eletrodutos são essenciais para uma instalação elétrica, e possuem muitas representações como as que estão abaixo.

Como representar um eletroduto?

Simbologia dos Eletrodutos no Diagrama Unifilar!

Diagrama Unifilar Simbologia: Condutores

Os condutores são os caminhos onde a corrente elétrica percorre até o seu objetivo final, que é a carga. São um dos três principais componentes do circuito!

Como representar um condutor?

Simbologia dos Condutores no Diagrama Unifilar!

Diagrama Unifilar Simbologia: Caixas de Passagem

As caixas de passagem são pontos abertos entre os eletrodutos. Elas são usadas para facilitar a passagem dos cabos por locais que têm curvas ou para oferecer uma possibilidade de manutenção em caso de longas distâncias.

Como representar uma caixa de passagem?

Simbologia das Caixas de Passagem no Diagrama Unifilar!

Diagrama Unifilar Simbologia: Quadro de Distribuição de Circuito (QDC)

O QDC é o local onde a energia vinda do padrão é dividida em circuitos para toda a construção, é uma parte importantíssima para a instalação! Essa organização em circuitos é prática pois possibilita a manutenção sem que a energia toda seja desligada, e é segura porque se ocorrer um acidente ou imprevisto, apenas um circuito é danificado.

Como representar um Quadro de Distribuição de Circuitos (QDC)?

Simbologia do Quadro de Distribuição de Circuitos (QDC) no Diagrama Unifilar!

Sabendo estes símbolos e os demais contidos na norma NBR 5444, é possível entender um diagrama unifilar usando os conhecimentos básicos da elétrica. Abaixo deixamos um exemplo básico deste diagrama para que você treine os seus conhecimentos.

Treine a sua interpretação de diagrama unifilar!

Exemplo de um Diagrama Unifilar Básico!

Para aumentar ainda mais o seu entendimento, veja o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica que cita a importância de aprender a interpretar um diagrama elétrico. Além disso, ele abre as portas para uma série de vídeos didáticos sobre diagrama unifilar! Aproveite para curtir o vídeo e se inscreva no canal.

Gostou do artigo e conhece alguém que não sabe desse assunto? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais para divulgar o conhecimento! Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários abaixo e te responderemos. Aproveite para continuar no site do Mundo da Elétrica, acessando diversos artigos incríveis!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)