Bypass – Como funciona e quando usar!

Você sabe o que é soft starter e bypass? Sabe como funciona e quando usar? No artigo de hoje, vamos falar sobre o contator bypass. Então vamos lá pessoal!

O soft starter, traduzido como partida suave, é um dispositivo eletrônico composto por pontes de tiristores acionados por uma placa eletrônica, capaz de controlar a tensão de partida em motores elétricos trifásicos.

Existem muitas maneiras de acionar um motor, como a partida direta, partida estrela triângulo e a partida por chave compensadora. Porém, esses acionamentos provocam efeitos na rede elétrica e no motor, alguns mais prejudiciais do que os outros. Entre esses efeitos, o mais conhecido é o pico de corrente durante a partida do motor!

A partida com soft starter é uma das melhores soluções para minimizar o pico de corrente pois ela oferece uma partida suave para o motor, limitando a corrente elétrica e o torque, que vão aumentando gradativamente até alcançar os valores nominais.

Na imagem abaixo, podemos ver o gráfico do pico da corrente em um motor acionado por uma soft starter comparado à partida direta.

Pico da corrente com soft starter.

Acionamento com soft starter.

O bypass tem como função principal desviar a alimentação do motor das pontes de tiristores para o contator de bypass. A tradução literal de bypass é desvio e na elétrica esse desvio é o da corrente!

É importante ressaltar que as soft starters podem ter ou não o contator de bypass integrado, variando de modelo para modelo!

O desvio feito pelo bypass é essencial visto que nem todas as soft starters possuem pontes de tiristores capazes de suportar a corrente durante toda a operação do motor!

Vários fatores devem ser considerados ao escolher um soft starter com ou sem bypass integrado! Na imagem abaixo, vemos alguns modelos de soft starter da Schneider Electric.

Modelos de soft starter.

Soft starter com ou sem bypass integrado.

A soft starter com o contator integrado tem a limitação de ligar apenas um motor, já os modelos que não possuem o contator integrado são capazes de acionar vários motores em cascata!

Eles tendem a ser mais robustos e mais confiáveis por possuírem menos componentes internos. Na loja da Schneider Electric é possível encontrar soft starters que conseguem acionar até 6 motores.

Nos casos em que é necessário ligar apenas um motor, não são necessários componentes externos. Já em casos em que é necessário ligar dois ou mais motores é preciso fazer o desvio utilizando contatores externos. Além disso, o uso do contator de bypass fora da soft starter é uma boa alternativa para reduzir a dissipação térmica.

Em locais onde os trabalhos geram muitas vibrações, como em indústrias metalúrgicas, as chances de haver um curto-circuito indesejado no contator de bypass externo são maiores e, por isso, não ter o contator de bypass integrado pode ser muito crítico!

Uma grande vantagem dos modelos que possuem o contator integrado é o fato deles ocuparem menos espaço no painel!

Como ligar motores com um soft starter em cascata

Para que todos os motores funcionem corretamente, é necessário que eles sigam os mesmos parâmetros da soft starter, ou seja, é preciso ter cuidado com as características e aplicações de todos os motores!

Nos casos em que é necessário o acionamento de motores com velocidades diferentes, um mais lento e outro mais rápido, por exemplo, não é possível o controle por uma mesma soft starter, visto que um deles irá receber sinais errados!

Por isso, para selecionar os parâmetros adequados é importante consultar o manual da soft starter!

Na imagem abaixo, vemos um esquema de ligação de dois motores acionados por uma soft starter.

Diagrama do soft starter.

Esquema de ligação com soft starter.

No exemplo acima, a soft starter utilizada é a ats48 da linha Altstart da Schneider Electric! Essa é uma linha que não possui contator de bypass integrado!

Além disso, também é utilizado um disjuntor, componente comum em todas as ligações, e um contator geral, que é conectado na entrada da soft starter.

Para ligar cada motor, dois contatores e um relé de sobrecarga são necessários. As fases que saem da soft starter alimentam o contator 1 dos motores.

A principal função do contator 1 de cada motor é impedir que várias partidas sejam iniciadas ao mesmo tempo, visto que, se essas partidas forem simultâneas, a soft starter sofrerá uma sobrecarga!

A alimentação do contator 2 dos motores, é feita através da derivação das fases que estão entre a soft starter e o contator geral, além disso o contator 2 é chamado de contator de bypass!

Os cabos da saída dos contatores são interligados e alimentam o relé de sobrecarga.

Caso for preciso ligar outros motores, é necessário mais dois contatores e um relé de sobrecarga para cada um! Enquanto isso, os motores são alimentados pelo relé de sobrecarga!

Para acionar todos os motores em sequência é preciso apenas de duas botoeiras, uma para ligar e outra para desligar! Ao pressionar a botoeira de acionamento, o primeiro contator é acionado e a soft starter inicia a partida do motor.

Ao atingir a tensão nominal, acontece o bypass, ou seja, a corrente é desviada do contator 1 para o contator 2! Nesse momento, o motor fica ligado diretamente na rede e a soft starter pode acionar o próximo motor. Se houver mais motores, esse processo se repete até o último deles!

Se o circuito for desligado através da botoeira, o contator geral interrompe a passagem da corrente elétrica desligando todo o circuito! O contator geral também é responsável por desligar o circuito caso algum motor apresente falha por sobrecarga.

É possível através de botoeiras adicionais acionar esses motores fora da sequência mas é importante ressaltar que os motores só serão ligados após o primeiro motor acionado atingir a tensão nominal!

Se você se interessou por algum desses componentes, saiba que eles podem ser comprados facilmente pela internet na loja SE. Sem contar que você pode comprar com descontos incríveis! Para usar o desconto basta inserir o cupom “Mundo8” antes de finalizar a compra, assim você consegue um desconto de 8% no valor total do seu pedido.

Conheça o portal do eletricista da Schneider e descubra vários produtos da linha Altstart da Schneider, inclusive o soft starter ats48! Acesse também o link elétri.ca e conheça mais sobre elétrica industrial.

Se você gosta de assuntos como esse, recomendamos que você assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica!

Continue nos acompanhando no site Mundo da Elétrica e nos siga também na redes sociais para ficar por dentro dos assuntos da área da elétrica! Caso você tenha alguma dúvida ou sugestão, não hesite em nos escrever nos comentários, pois iremos te responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário