O homem demorou milhares de anos para chegar até a criação da lâmpada elétrica, mas isso tudo mudou em 1879, quando o inventor americano Thomas Edison, depois de realizar aproximadamente 1.200 experiências, conseguindo chegar ao funcionamento da lâmpada elétrica.

Com o passar dos tempos o homem desenvolveu novas tecnologias, assim conseguindo realizar melhorias nas lâmpadas elétricas, até mesmo criando novos modelos de lâmpadas como por exemplo, as lâmpadas de led, lâmpadas fluorescente e etc. Assim também surgindo diferentes tipos de luminárias, algumas mais simples outras mais sofisticadas como por exemplo, plafon, abajur, lustre e etc. Dessa forma vamos mostrar como instalar luminária e alguns cuidados que devemos ter ao instalar uma luminária.

As luminárias são suportes de lâmpadas compostos por um ou mais receptáculos, usados para realizar a conexão das lâmpadas aos seus respectivos circuitos, de forma com que as luminárias possam ser usadas em diversos ambientes como por exemplo, corredores, salas, quartos, banheiros e etc. Tendo diferentes funções como, proteger a lâmpada ou pessoas, decorar, dar acabamento e etc. Existem inúmeros modelos de luminárias e os tipos mais comuns de serem instalados são:

Plafons

Os plafons são relativamente mais simples com a principal função de dar acabamento, podendo ser encontrados em duas variações, que é a de embutir e a de sobrepor, e por causa do seu preço acessível são predominantes nas instalações residências e prediais. Os plafons de sobrepor são usados em residências com teto em concreto, geralmente são para lâmpadas com receptáculo E-27, mas também podem ser encontrados em placas de led. Já os plafons de embutir são utilizados em teto de gesso e são feitos de placas de led quadrada, circular ou retangular por exemplo.

Plafons são mais baratos e simples.

Plafons de embutir e sobrepor.

Arandelas

As arandelas são instaladas nas paredes internas ou externas das residências, têm a função de aproveitar a própria parede como rebatedor de luz, criando uma luz difusa e proporcionando conforto visual.

Arandela para corredor de casa.

Modelos de arandelas de parede.

Abajur

O abajur pode ser usado com sua base apoiada em cima da mesa ou no  chão e não precisa ser instalado diretamente na instalação elétrica, pois possui plugues para serem conectados na tomada. O abajur é muito usado em cima da mesa por ter uma cúpula, que serve como anteparo à luz, diminuindo a área de iluminação, que possibilita usar em momentos de leitura e fazer trabalhos escolares por exemplo.

Abajur para escritórios de casa.

Abajures usados na leitura de livro.

Pendente

O pendente é um tipo de luminária que fica fixado no teto através de correntes, cabos PP ou cordas  por exemplo, assim possibilita que lâmpada fique suspensa. Com estruturas e materiais um pouco mais caros focados em decorações ou até mesmo para sair da mesmice, além de possibilitar o direcionamento do foco de luz e a instalação de mais lâmpadas em único ponto.

Por que os pedentes são confundidos com lustres?

Pedentes para ambientação da casa.

Lustres

Os lustres são focados para decoração e iluminação de ambientes amplos e luxuosos, podendo ter um preço geralmente mais alto. São suspensos no teto podendo ter vários “braços” possibilitando ter mais de uma lâmpada ou vela por exemplo, porém atualmente o uso das velas nos lustres não é algo comum. Atualmente os lustres são arranjos complexos de vidro, cristal ou outros materiais decorativos.

Lustres caros para sala de jantar.

Lustres decorativos para lugares amplos.

Como instalar luminária?

É importante ficar atento com a potência das lâmpadas a serrem instaladas na luminária, pois algumas luminárias possibilitam ter mais de uma lâmpada em único ponto, nesse caso é importante dimensionar os cabos e o disjuntor novamente, para realizar a troca, caso seja necessário.

Após conhecer um pouco sobre as luminárias e cuidados necessários, vamos a instalação da luminária. Por segurança desligar o disjuntor geral da sua residência ou o disjuntor referente ao circuito que será feio a instalação da luminária, para que não ocorra um acidente elétrico ou curto circuito no momento de instalar a luminária. O nosso modelo de luminária é do tipo plafon com um vidro para filtrar a luz da lâmpada e possibilitando ter duas lâmpadas no mesmo ponto.

O primeiro passo é retirar o vidro da luminária para conexão das lâmpadas e também para não quebrar o vidro no momento da instalação. Existem algumas presilhas plástica que realiza a ficção do vidro na luminária, portanto para retirar o vidro faça uma pequena pressão para fora nas presilhas para que o vidro seja retirado.

Como tira o vidro da luminária tipo plafon?

Retirada do vidro da luminária por segurança.

Depois de retirar o vidro da luminária vamos para a conexão dos cabos que serão ligados nos receptáculos da luminária. Repare que a luminária tem dois receptáculos com os cabos na cor marrom e azul, os cabos dos receptáculos são separados para estar acionando as lâmpadas com interruptores diferentes.

Nesta instalação as lâmpadas serão acionadas por um interruptor, para isso é preciso unir os dois cabos azuis dos receptáculos e em seguida emendar com o neutro da instalação e isolar a emenda com fita isolante.

Como conectar o retorno do receptáculo?

Conexão dos neutros dos receptáculo no ponto de iluminação.

Agora vamos para a conexão dos cabos marrons no retorno, primeiro unir os cabos marrons dos receptáculos em seguida emende no retorno do ponto de iluminação e isolar a emenda com fita isolante.

Colocação das lâmpadas na luminária.

Fixação da luminária no teto.

Na luminária existem furos que coincidem com os furos da caixinha de passagem do teto, para fixação da luminária no teto. Conecte as lâmpadas nos receptáculos e recoloque o vidro da luminária novamente, em seguida ligue o disjuntor e sua luminária está pronta para uso.

Neste vídeo do canal Mundo da Elétrica mostramos como instalar uma luminária passo a passo, vale apena dar uma conferida.

Considerações finais:

Mostramos como instalar uma luminária, mas não entramos em detalhes sobre dimensionamento de cabos e disjuntores, que é preciso em algumas instalações. Pode ficar tranquilo que no site do Mundo da Elétrica está cheio de informações sobre dimensionamento de cabos e disjuntores, sendo assim fique à vontade para ler outros artigos relacionados ao tema. Qualquer dúvida ou curiosidades deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)