Lâmpada de halogênio – Vantagens e desvantagens!
O Mundo da Elétrica vai explicar neste artigo sobre lâmpada de halogênio, mostrando as vantagens e desvantagens de uma lâmpada halógena. Saiba o que é lâmpada halógena, onde ela pode ser usada e quais os benefícios da luz halógena. Além de tudo isso, vamos mostrar como funcionam as lâmpadas halógenas. Então vamos lá pessoal!
O que é lâmpada halógena?
A lâmpada de halogênio é uma forma melhorada das lâmpadas incandescentes convencionais, porém, são mais eficientes e tem maior brilho. Além de possuírem filamentos de tungstênio semelhantes às de lâmpadas incandescentes, a lâmpada halógena possui elementos em seu interior que geram gases halógenos.
Leia também
O seu bulbo é feito de vidro e encaixado em um invólucro com quartzo fundido, sílica ou alumino silicato que é resistente a pressão. Em seu interior serão usados elementos como iodo ou bromo, que são gases halógenos que entram em ebulição e trabalham em faixas de temperaturas relativamente altas. Por isso, os vidros iguais aos de lâmpadas comuns não suportariam, devido a pressão em seu interior.
A luz halógena é gerada por um processo químico que faz com que um elemento halógeno em contato com os materiais no interior da lâmpada gere uma reação, criando aquecimento e elevando a temperatura rapidamente. Assim, um gás halógeno é um elemento monovalente que forma íons negativos de forma imediata.
Lâmpadas halógenas
A luz halógena apresenta uma grande quantidade de lumens, sendo uma luz mais real, eficaz em realçar cores e objetos mesmo sendo uma lâmpada compacta, além de possuir uma boa vida útil. As lâmpadas halógenas são classificadas como dicróicas, mini-dicróicas, PAR, AR, etc.
As lâmpadas halógenas são muito usadas de forma embutida, como em sancas de gesso e móveis planejados. Além de serem usadas como luz SPOT, que tem a função de destacar ambientes. Também são muito utilizadas como faróis e faroletes de automóveis, tendo um importante mercado no ramo automobilístico.
Por ter o seu índice de reprodução de cor (IRC) total, de 100%, ela transmite ao ambiente a sensação de conforto e aconchego, pois tem tons amarelados que é classificando-a como temperatura de cor quente, sendo próxima da luz natural.
Durante a instalação de uma lâmpada halógena não se deve tocar no bulbo das lâmpadas halógenas sem a utilização de luvas, pois as impurezas em contato com o bulbo podem causar a diminuição da sua vida útil.
Lâmpada halogênio e as suas vantagens
Listamos para você as principais vantagens das lâmpadas halógenas!
- Manutenção e utilização simples.
- Excelente reprodução de cor, com Ra de 100, equivalente as lâmpadas incandescentes e a luz natural do sol.
- Temperatura de cor entre 2.800K e 3.100K, causa sensação de conforto.
- Permite uma diversidade de escolha de formatos para melhor instalação.
- Tem uma longa vida útil se comparada com as lâmpadas incandescentes, entre 2 mil a 4 mil horas, podendo durar em média de 2 a 5 anos.
- A luz acende de imediato e não possui tempo de aquecimento.
- São dimerizáveis em todos os níveis de brilho entre 0 e 100 %.
- Tamanho compacto e de fácil instalação.
Lâmpada halogênio e as suas desvantagens
Veja algumas desvantagens importantes a serem listadas!
- Durabilidade baixa em aplicações profissionais.
- Apesar de consumirem menos energia que as lâmpadas incandescentes, elas consomem mais do que lâmpadas compactas e as fluorescentes.
- Relação de custo e benefício abaixo das lâmpadas que utilizam nova tecnologia.
- Necessitam de transformadores para serem instaladas em alguns modelos.
Comparativo com lâmpadas LED
Preparamos um pequeno comparativo entre lâmpada LED e lâmpada halógenio, veja qual é melhor!
- As lâmpadas LEDs são mais eficientes que as lâmpadas halógenas, pois possuem vida útil superior à 25 mil horas.
- O gasto energético de uma lâmpada halógena é bem superior que a de LED.
- Lâmpadas LED requerem um valor muito baixo de manutenção.
- O preço de uma lâmpada halógena é muito menor que o de uma lâmpada de LED de alta eficiência.
- Em longo prazo a lâmpada LED se torna mais barata, devido à sua eficiência e economia no consumo de eletricidade.
Agora que você aprendeu sobre lâmpadas halógenas, separamos esse vídeo do canal Mundo da Elétrica falando um pouco sobre como instalar SPOT, vale a pena conferir!
Aproveite os materiais que disponibilizamos em nosso canal e caso tenha alguma dúvida ou sugestão, é só deixar nos comentários que nós iremos responder. Acesse e se inscreva no canal do Mundo da Elétrica para continuar aprendendo sobre elétrica.
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Como funcionam as lâmpadas LED
Lâmpadas halogêneas e dicroicas.
Como instalar dimmer? Passo a passo!
O que é um LED?
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.