Precisando fazer a instalação de uma lâmpada? Neste artigo do Mundo da Elétrica vamos mostrar passo a passo como fazer a instalação de uma lâmpada com o interruptor simples. Vamos lá pessoal?

Em instalações elétricas residenciais são realizadas diversas ligações, desde o quadro de distribuição dos circuitos até os interruptores e tomadas das instalação. O mais indicado é que essas instalações sejam realizadas por um profissional devidamente qualificado.

A instalação de uma lâmpada trata-se de algo bastante simples! Mas para faze-la é importante ter as noções básicas de elétrica e instalações elétricas prediais. Isso é fundamental para evitar possíveis acidentes e garantir o funcionamento da instalação executada.

Para instalar uma lâmpada, vamos começar pelos itens necessários, são eles:

  • Lâmpada: Escolher a lâmpada para cada ambiente pode ser uma decisão difícil. Antes de escolher a lâmpada que vai utilizar não esqueça de verificar a potência que o lugar demanda. Colocar uma lâmpada fraca pode fazer com que o ambiente fique escuro.

Hoje em dia as lâmpadas de LED são bastante utilizadas. A instalação de uma lâmpada de LED no modelo de bulbo e de uma lâmpada incandescente é a mesma, por isso este passo a passo serve para estes dois tipos de lâmpada.

  • Luminária ou receptáculo: A luminária ou o receptáculo são os lugares que vão alojar a lâmpada. Também existem modelos de luminárias que já vem com fitas de LED incorporadas em sua estrutura. Para fazer a ligação deste modelo não existem alterações no passo a passo que vamos apresentar.
  • Interruptor simples: Outro ponto interessante é a escolha do interruptor! No mercado existem diversos modelos para melhor combinar com cada ambiente. Independente do designer, usaremos o interruptor de uma seção simples neste exemplo.
  • Disjuntor monopolar de 10A: O disjuntor é o dispositivo de proteção que vai garantir a segurança da instalação da lâmpada. Escolhemos a corrente de 10A, pois é o máximo de corrente que os interruptores simples conseguem suportar em seu funcionamento.
  • Condutores elétricos: Para a instalação de uma lâmpada, vamos precisar de três cores diferentes de condutores: fase (preto), neutro (azul) e retorno (amarelo ou branco). Essas são as cores mais convencionais utilizadas pelos eletricistas, entretanto, você poderá encontrar cores diferentes na instalação da sua casa. O mais importante é saber distinguir a função de cada cabo.
  • Fita isolante: Podemos precisar da fita isolante para fazer a isolação das derivações nos condutores.
  • Alicate de universal e chave de fenda: Com essas duas ferramentas faremos o corte dos cabos, o aperto dos parafusos do receptáculo e o aperto dos parafusos do interruptor.

Com tudo isso em mãos, vamos para o passo a passo de como ligar uma lâmpada! Como em toda instalação elétrica segura, desligue completamente o fornecimento de energia do local.

Vá até o quadro de distribuição e desligue o disjuntor. Em seguida conecte o cabo fase da alimentação no borne de entrada do disjuntor, e do borne de saída você deve fixar o cabo fase que será levado até o local da instalação da lâmpada.

Do barramento de neutro, ligue um cabo para levar até o local da instalação da lâmpada juntamente com o cabo de fase. Os cabos serão instalados conforme o diagrama a seguir:

Ligando uma lâmpada passo a passo

Diagrama de como ligar uma lâmpada

Ligue o cabo de fase no borne central do interruptor e o cabo de neutro no borne lateral do receptáculo. Agora, ligue o cabo de retorno no borne central do receptáculo e no borne lateral do interruptor. É através deste cabo que a lâmpada receberá o comando de ligar e desligar.

Finalizadas as ligações, enrosque a lâmpada no receptáculo e ligue o fornecimento de energia do local para fazer o teste! Para ver na prática esta ligação, veja o vídeo a seguir do Mundo da Elétrica.

Simples, não é mesmo? Deixe nos comentários a sua dúvida e continue no site do Mundo da Elétrica para saber mais dicas sobre eletricidade.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)