Você conhece o dimmer? Descubra neste artigo do Mundo da Elétrica o que é e como funciona o dimmer, aprenda também como fazer a instalação do dimmer passo a passo. Vamos lá pessoal!

A iluminação de um ambiente depende basicamente das funções que serão executadas nele. Para ambientes em que é necessário estar atento, geralmente o nível de iluminação é alta, já em ambientes onde a prioridade é o relaxamento e a sensação de acolhimento, o nível de iluminação baixa dá um toque especial.

Para variar a utilização dos ambientes ou para alterar a iluminação nos diferentes períodos do dia existe o dimmer, que é um componente capaz de alterar o nível de iluminação nos ambientes.

Como instalar um dimmer.

Iluminação decorativa com dimmer.

O que é um dimmer?

O dimmer é um dispositivo elétrico rotativo, que quando está em série com uma lâmpada, tem a capacidade de alterar os valores de luminosidade produzida pela lâmpada.

Dimmer para lâmpada led

Diferentes modelos de dimmeres.

Os modelos mais antigos de dimmeres eram basicamente uma resistência variável, que intervia no valor da corrente que chegava  até a lâmpada. Entretanto, as lâmpadas de LED mais utilizadas atualmente não permitem este tipo de interferência.

As lâmpadas de LED possuem um microcircuito! Ele tem a função de reduzir os valores de tensão entregues no circuito para valores compatíveis com os LEDs que compõem a lâmpada. Os LEDs são componentes bem sensíveis as alterações nos valores das grandezas elétricas, por isso requerem um ajuste mais minucioso.

Como funciona um dimmer?

Os dimmeres mais antigos funcionam com um potenciômetro, que nada mais é do que uma resistência variável. Esse potenciômetro regula a quantidade de corrente que chega na lâmpada, sendo essa relação inversamente proporcional .

Quanto maior a resistência, menor a corrente elétrica que chega na lâmpada e consequentemente, menor será a iluminação emitida. Em contrapartida, quanto menor a resistência, maior a corrente elétrica que chega na lâmpada, e maior também será a iluminação emitida por ela. Esse conceito é um exemplo básico da Lei de Ohm, muito conhecida pelos eletricistas.

O tipo de funcionamento citado serve bem para os modelos de lâmpadas incandescentes, pois estas são compostas por um filamento de tungstênio, que é por onde percorre a corrente elétrica, gerando luz. Então, limitar a corrente que chega neste filamento é o jeito mais fácil de controlar o fluxo de luz emitido pela lâmpada.

Os modelos de dimmeres mais novos trabalham de uma forma diferente, que também é bem mais eficiente! O dimmer moderno liga e desliga várias vezes o circuito, alterando a tensão média que chega até a lâmpada.

Como sabemos, o sistema de energia que chega na maioria das residências é o de corrente alternada. Isso significa que a tensão que circula pelas instalações elétricas varia em um semiciclo positivo e em um semiciclo negativo, sessenta vezes por segundo.

O dimmer desliga o fornecimento de energia para a lâmpada justamente quando a corrente está em seu semiciclo negativo, e liga novamente no semiciclo positivo. Para uma iluminação mais intensa, o dimmer ligará novamente mais rápido no semiciclo negativo. Para uma iluminação menos intensa, o dimmer demorará mais tempo para ligar, fazendo com que menos energia chegue até a lâmpada.

Como instalar o Dimmer

Antes de começar a instalação do dimmer, é muito importante certificar-se de que você possui os elementos certos em mãos!

Escolha um dimmer compatível com a lâmpada que vai utilizar, seja ela incandescente ou de LED. Caso a instalação seja feita com a lâmpada de LED, lembre-se de escolher um dimmer para LED e uma lâmpada de LED que seja dimerizavel, ou seja, a lâmpada deve aceitar esta alteração nos valores de tensão e corrente.

O dimmer é instalado de forma semelhante a instalação de um interruptor simples. Conecte o cabo de fase no borne indicado do dimmer, esse borne geralmente vem com a letra L.

O cabo de retorno será instalado no outro borne do dimmer e também no soquete da lâmpada. A lâmpada também deve receber o cabo de neutro, diretamente do quadro de distribuição, assim como mostra o esquema a seguir:

Como instalar dimmer

Esquema de ligação do dimmer.

Para não errar os bornes na hora da instalação, leia atentamente o manual de instruções que acompanha o modelo de dimmer que você escolher.

Veja mais detalhes da instalação do dimmer passo a passo neste vídeo do Mundo da Elétrica, vale a pena conferir!

Gostou de aprender como instalar um dimmer? Caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários para a gente! Continue no Mundo da Elétrica para ler mais artigos sobre as instalações elétricas.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)