Calcular resistor equivalente!

Escrito na categoria "Componentes elétricos" por Henrique Mattede.

Você sabe o que são resistores? Sabe o que é associação de resistores e como calcular o resistor equivalente? O Mundo da Elétrica vai te ensinar quais são as associações de resistores e como fazer o cálculo de cada uma delas. Então, vamos lá pessoal!

O que são resistores?

Os resistores são dispositivos que transformam a energia elétrica em energia térmica pelo efeito Joule, utilizando a energia fornecida por uma fonte de tensão. Quando são colocados nos circuitos elétricos, eles têm a função de limitar a corrente que passa pelo circuito, mas nem sempre encontramos o resistor com o valor de resistência elétrica que precisamos, porém podemos fazer uma combinação com resistores para obter um valor de resistência equivalente ao necessário.

Esse tipo de combinação é conhecido como Associação de Resistores, que pode ser feita em série e/ou paralelo. Quando essa associação é feita em paralelo, por exemplo, ela pode ser representada da seguinte forma:

Representação da associação de resistores em paralelo

Exemplo de diagrama da associação de resistores em paralelo.

Isso faz com que eles sejam sujeitos a mesma ddp (diferença de potencial), como mostra a imagem abaixo, mas são percorridos por correntes elétricas distintas que são proporcionais ao valor de cada resistor.

Qual a fórmula para fonte de tensão V?

Fórmula usada para fonte de tensão V.

Considerando que a corrente elétrica que passa pelos resistores tenha as respectivas intensidades. Então, a intensidade (i) de corrente fornecida pela fonte, é o somatório das correntes sobre cada resistor.

Como usar a fórmula para o cálculo do resistor equivalente?

Fórmula da corrente elétrica utilizada no cálculo dos resistores.

A ddp em cada resistor é a mesma e você pode obtê-la pela lei de Ohm

Associação em série

Em uma associação em série de resistores, o resistor equivalente é semelhante à soma de todos os resistores desta associação. A resistência equivalente da associação em série será sempre maior que o resistor de maior resistência.

Como saber qual fórmula utilizar em cada cálculo?

Fórmulas utilizadas para calcular resistor equivalente em uma associação.

Veja na imagem abaixo como é o aspecto de uma associação de resistores em série.

Representação de associação de resistores em série

Diagrama final da associação de resistores em série.

Associação em paralelo

Em uma associação em paralelo, as tensões em todos os resistores são semelhantes e a soma das correntes que passam pelos resistores é igual à corrente sobre a resistência do resistor equivalente.

A resistência equivalente de uma associação em paralelo sempre será menor que o resistor de menor resistência da associação.

Fórmula para cálculo de resistores.

Fórmulas utilizadas para calcular resistor equivalente em associação em paralelo.

Podemos notar que os resistores são alimentados pela fonte de tensão V.

Modelo de cálculo dos resistores em paralelo.

Diagrama final da associação em paralelo.

Como toda as tensões são iguais, eliminamos todos os termos da equação e temos uma equação simplificada. Uma opção quando se trabalha com dois resistores em paralelo, é utilizar a segunda equação da imagem abaixo:

Como calcular o resistor equivalente?

Fórmula utilizada para representar o cálculo em associação em paralelo.

Associação mista

Em um mesmo circuito pode haver resistores em série e resistores em paralelo, que é conhecida como associação mista. Para fazer o cálculo da resistência total do circuito, primeiro você precisa calcular a resistência equivalente do resistor em paralelo e com o resultado, deve considerá-lo como se fosse mais um resistor em série.

Quando tiver resistores em série fora da ligação em paralelo, é possível resolver a associação em paralelo primeiro e somar o resultado a resistência dos outros resistores ligados em série.

Quando houver resistores ligados em série dentro de uma ligação em paralelo, é de suma importância somar primeiro as resistências para realizar o cálculo da resistência equivalente em paralelo.

Representação da associação mista dos resistores.

Diagrama de uma associação de resistores mista.

Com todas as informações acima sobre como calcular resistor equivalente, podemos dizer que você já tem um breve conhecimento sobre o assunto. E pode aprender ainda mais com o vídeo do canal Mundo da Elétrica que recomendamos abaixo.

Te convidamos a conhecer nosso canal no YouTube e continuar acompanhando o site do Mundo da Elétrica para ter acesso a mais conteúdos como este, podendo melhorar os seus conhecimentos na área da eletricidade.

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o assunto, pode deixar o seu comentário que iremos responder com prazer.

Sobre o autor

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário