Aprenda como fazer uma extensão bem segura

Muitas vezes, as tomadas disponíveis nos ambientes da casa não são suficientes para atender a todos os aparelhos elétricos ou não estão próximas o bastante do local necessário, fazendo da extensão elétrica uma solução muito prática. Pensando nisso, o Mundo da Elétrica vai te ensinar como fazer uma extensão elétrica bem segura. Então, vamos lá pessoal!

Primeiramente, é essencial salientar que trabalhar com eletricidade é sempre uma tarefa perigosa e, por isso, todos os cuidados com o seu manuseio devem ser tomados.

Isso é importante para evitar o risco de tomar choques elétricos, principalmente com pontas de fios soltas ou desencapadas. Em caso de dúvidas, contrate os serviços de um bom eletricista!

Materiais necessários

Na imagem abaixo, é possível ver alguns modelos de plugues macho.

Como instalar uma extensão extensão elétrica.

Modelos de plugues macho.

Já na imagem abaixo é possível ver alguns modelos de plugues fêmea.

Como instalar uma extensão extensão elétrica.

Modelos de plugues fêmea.

Os plugues podem ser tanto de três pinos quanto de dois pinos, para escolher qual é melhor basta observar quantos pinos o equipamento e a tomada que serão ligados possuem.

Além disso, existem também barras com múltiplas tomadas que são muito úteis!

Os plugues podem ser para correntes de 10 e 20A, eles devem corresponder às correntes da tomada e do equipamento que estarão ligados para que nenhum acidente aconteça.

Uma vez que aparelhos com corrente maior ligados em plugs de tomadas de corrente menores, podem causar superaquecimentos, curtos-circuitos e, até mesmo, incêndios!

Existem plugues e tomadas industriais, que suportam correntes maiores, e o Mundo da Elétrica já ensinou como instalá-los!

Como montar uma extensão?

Quando for montar uma extensão elétrica, é importante garantir que está ligando cada fio em seu respectivo pino sem inverter as cores, principalmente para o fio terra.

Quando você opta por fazer uma extensão elétrica, tem a possibilidade de usar os plugues do modelo que lhe melhor atender e ainda fazê-la do tamanho que melhor lhe convier.

O Mundo da Elétrica separou algumas dicas de como fazer uma extensão elétrica.

Desencapando os fios

Desencape o fio com o alicate desencapador, ou com um estilete, aproximadamente 5cm de cabo em cada ponta.

Plugue macho

Retire o parafuso do plugue macho com a chave de fenda ou Philips para abri-lo. Nos modelos que não possuem parafuso, basta desencaixar as partes com a chave de fenda.

Assim que abrir o plugue afrouxe os parafusos, com a chave Philips, mas não os retire do lugar.

Encaixando os fios

Coloque as pontas dos fios nos buracos existentes nos bornes, e aperte novamente os parafusos.

Plugue fêmea

Repita a operação feita anteriormente, retirando o parafuso para abrir o plugue. Em seguida, abra a tampa de plástico com a chave de fenda fazendo o movimento de alavanca.

Retire a parte de plástico onde os fios serão acoplados e afrouxe os parafusos, sem retirá-los por completo. Repita a mesma operação para a colocação dos fios nos buracos dos bornes e aperte novamente os parafusos.

Finalizando a extensão elétrica

Reagrupe os fios na parte inferior do plugue fêmea, feche, encaixe e aperte o parafuso para fechar a peça.

Depois de verificar se está tudo nos devidos lugares e se os plugues estão devidamente fechados, sua extensão estará pronta!

Caso não se sinta seguro para fazer uma extensão elétrica, você pode comprá-la pronta em lojas especializadas e hipermercados ou chamar um profissional!

Caso deseje ver na prática como fazer uma extensão elétrica, recomendamos que você assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica.

Compartilhe esse artigo com os seus amigos e siga as redes sociais do Mundo da Elétrica. Se ficou alguma dúvida ou você tenha sugestões, deixe nos comentários abaixo e te responderemos.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário