Você já teve que tirar um parafuso com a cabeça espanada? Como fez para resolver isso? Além dos eletrodutos entupidos os eletricistas profissionais ainda têm que lidar com parafusos espanados. Neste artigo o Mundo da Elétrica mostra como retirar parafuso sextavado com a cabeça espanada.

Ao realizar manutenções elétrica em motores elétricos, compressores, ventiladores de teto, existe uma grande possibilidade de se deparar com um parafuso sextavado espanado. Para remover esses parafusos muitos profissionais gastam o tempo que poderia ser usado em outras partes da tarefa. Mas com as ferramentas adequadas é muito simples de retirar parafusos danificados.

Motivos para parafuso sextavado espanar

O parafuso é um elemento de fixação formado por um corpo cilíndrico roscado e uma cabeça, podendo ter diversos formatos. Utilizado em união não permanente de peças, assim podendo desmontar ou montar facilmente as peças unidas, bastando apenas apertar ou desapertar o parafuso.

Porém alguns profissionais ao realizar o aperto do parafuso acabam danificando a sua cabeça, por não prestar atenção no tamanho da chave de boca ou estria que está utilizando. Os parafusos sextavados são fabricados em diversos tamanhos e as chaves de boca e estria também. O erro mais comum é utilizar uma chave com dimensões em milímetros para tirar um parafuso com dimensões em polegada e vice-versa.

Os parafusos sextavados podem ser fabricados no sistema métrico ou imperial, por isso devemos prestar atenção ao fazer o aperto ou afrouxamento parafusos ou até mesmo medir com paquímetro suas dimensões para não ter chance de erro. Geralmente as chaves de boca e estria indicam em seu corpo a medida padrão para ser utilizada para apertar ou afrouxar o parafuso sextavado. Outro erro é apertar ou tentar afrouxar o parafuso com a chave maior.

Utilizar uma chave em milímetros para tirar um parafuso em polegada.

Ao realizar o aperto do parafuso pode danificando a sua cabeça.

Três Métodos para retirar Parafuso Sextavado Espanado

Quando o parafuso sextavado está novo a chave se encaixa perfeitamente bem, mas quando tentamos colocar a chave de boca no parafuso espanado e tentamos girar, a chave passa direto e não gira o parafuso. Sabendo da dificuldade que é remover um parafuso com a cabeça espanada, resolvemos separar alguns métodos para facilitar sua vida nessas situações.

Como retirar Parafuso Sextavado Espanado – Alicate de Pressão

O primeiro método que vamos mostrar é para retirar o parafuso sextavado, quando está praticamente com a cabeça redonda. Será necessário usar um alicate de pressão para remoção do parafuso espanado. O alicate de pressão tem um sistema mecânico que possibilita prender a cabeça do parafuso espanado.

Para retirar o parafuso danificado com alicate de pressão, primeiro vamos regular o bico do alicate de pressão por meio do parafuso que faz a regulagem do bico do alicate, de acordo com o tamanho da cabeça espanada do parafuso. Em caso de parafusos mais finos deve apertar o parafuso do alicate, assim fechando cada vez mais o bico do alicate de pressão e se precisar abrir o bico para parafusos maiores, deve afrouxar o parafuso do alicate. Após regular a abertura do bico do alicate de pressão para prender a cabeça do parafuso espanado, a força que alicate exerce prende muito bem o parafuso, assim é só girar e tirar o parafuso.

Utilizar alicate para retirar parafuso.

Retirando parafuso espanado com alicate de pressão.

Como retirar Parafuso Sextavado Espanado – Lima

O segundo método para remover parafuso com a cabeça espanada é utilizando uma lima. A lima é uma ferramenta manual, formada por uma haste dura de aço e com ranhuras, que é usada para desbastar peças. O macete para remover parafuso com a lima é desbastando a cabeça do parafuso até ficar em um formato quadrado. Após modelar a cabeça do parafuso é só utilizar uma chave de boca para retirar o parafuso.

Desbastando a cabeça do parafuso até ficar em um formato quadrado com a lima.

Parafuso sextavado espanado retirando com lima.

Como retirar Parafuso Sextavado Espanado – Extrator de Parafuso Bolt Grip

O terceiro método para remover parafuso espanado é utilizando o extrator de parafuso Bolt Grip. Produzido em aço com alto teor de carbono o extrator de parafuso Bolt Grip, é indicada para tirar parafusos e porcas, danificadas, arredondadas, enferrujadas e etc. O extrator de parafuso Bolt Grip é uma ferramenta manual, que graças ao formato interno em espira cônica ao girar o Bolt Grip as garras internas entram dentro da cabeça do parafuso, assim remover qualquer parafuso espanado.

O extrator de Parafuso Bolt Grip lembra muito uma soquete para chave catraca. Para o utilizar o Bolt Grip é muito simples, primeiro coloque o Bolt Grip em cima do parafuso espanado e com uma chave de boca na parte de cima do extrator de parafuso Bolt Grip, gire a chave em sentido de deslocamento do parafuso, assim o Bolt Grip trava retirando o parafuso sem muita dificuldade.

Bolt Grip, é indicada para tirar parafusos e porcas, danificadas ou arredondadas.

Extrator de parafuso Bolt Grip para remover parafuso espanado.

Esses foram alguns métodos para retirar parafuso espanado que também funcionam com porcas. Neste vídeo do canal Mundo da Elétrica mostramos outras formas de remover parafuso com a cabeça espanada.

Apesar dos métodos ter dicas bem simples, isso pode ajudar muita gente que tem essa dificuldade para remover parafuso espanado. Se tiver ficado alguma dúvida comente aqui embaixo.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)