Você sabe qual alicate usar para cada tipo de serviço? Você conhece os tipos de alicates? Com um alicate universal o eletricista consegue fazer quase tudo em uma instalação elétrica, por isso neste artigo mostrar os tipos de alicates e onde usar cada um.

Tipos de alicates

Sempre falamos com os eletricistas que a primeira ferramenta que um eletricista precisa ter é o alicate universal, que sem dúvidas é a ferramenta que mais vai ser usada. Mas isso não acontece somente com o eletricista, isso acontece quase em qualquer profissão que envolva trabalhos manuais como por exemplo o mecânico, carpinteiro, serralheiro e outros.

Até agora falamos somente do alicate universal, mas existem outros modelos de alicates e por isso escolhemos seis tipos de alicates de uso diversos para mostrar para vocês. Então bora conhecer os tipos de alicates e as suas funções!

Alicate universal

Vamos começar pelo alicate universal, o mais conhecido. O alicate universal serve para cortar, amassar, dobrar, prender e puxar. O alicate universal já realizar quase tudo que precisa ser feito nos serviços.

Serve para cortar, amassar, dobrar, prender, puxar.

O alicate universal já realizar quase tudo.

Com um alicate universal, uma chave de fenda e um rolo de fita isolante já dá para fazer uma instalação elétrica de uma casa praticamente completa, e isso não é exagero não.

Alicate de corte

O alicate de corte só tem uma função que é cortar, porém o alicate de corte pode ser usado para cortar fios, arames, plástico entre outros. O alicate de corte realizar cortes com muita eficiência.

Alicate de corte pode ser usado para cortar fios, arames, plástico.

O alicate de corte realizar cortes com muita eficiência.

Portanto, se você tem alicate de corte na caixa de ferramenta, deve sempre usar o alicate de corte para executar cortes ao invés de usar alicate universal, utilizar o alicate errado pode acabar gerando os famosos dentes no alicate.

Alicate de bico meia cana

O alicate de bico meia cana é um alicate que tem funções parecidas com o alicate universal, tendo como principal diferença o bico fino. Com o bico fino é possível pinçar algumas peças em locais de difícil acesso. Existem vários locais em que a ponta do alicate universal não consegue entrar e já o alicate de bico meia cana não tem essa dificuldade.

 Existem vários locais em que a ponta do alicate universal não consegue entrar.

Com o bico fino é possível pinçar algumas peças em locais de difícil acesso.

O formato do bico meia cana também ajuda a dar formato em fios e arames para fazer por exemplo, um olhal que é usado para fixar fios rígidos em parafusos.

O formato do bico meia cana também ajuda a dar formato em fios.

Olhal que é usado para fixar fios rígidos em parafusos.

Alicate bomba d’água

O alicate bomba d’água por ter este nome, acaba sendo confundido com alicate de uso hidráulico, o que não é mentira. O que poucos sabem é que dá para usar o alicate bomba d’água também para apertar qualquer tamanho de parafuso ou porca sextavada até o limite de sua abertura.

O alicate bomba d’água quando abrimos totalmente, conseguimos aumentar o tamanho da abertura que o alicate suporta. O alicate bomba d’água tem umas ranhuras em um braço que se encaixam e travam no outro braço do alicate, com isso é possível regular a abertura dele.

O alicate bomba d'água quando abrimos totalmente, conseguimos aumentar o tamanho da abertura.

O alicate bomba d’água, confundido com alicate de uso hidráulico.

Alicate decapador

O alicate decapador é exclusivo para trabalho de elétrica, pois o alicate decapador tem a função principal de decapar cabos, que muitas pessoas chamam de descascar cabos. Alguns modelos além de decapar cabos também são capazes de prensar terminais, cortam e podem cortar até parafusos.

Prensar terminais, cortam e podem cortar até parafusos.

O alicate decapador é exclusivo para trabalho de elétrica.

Alicate de pressão

O alicate de pressão tem um sistema mecânico e de mola que faz com que seja possível prender as peças e fazer pressão.

Utilizado em hidráulica para segura cano.

O alicate de pressão, possível prender as peças e fazer pressão.

O alicate de pressão tem um parafuso que possibilita a regulagem do bico do alicate. Essa regulagem é usada de acordo com o tamanho das peças que serão pressionadas. Em caso de peças mais finas deve apertar o parafuso, assim fechando cada vez mais o bico do alicate de pressão. Porém se precisar abrir o bico para peças maiores deve afrouxar o parafuso.

Peças mais finas deve apertar o parafuso e peças maiores deve afrouxar o parafuso.

Parafuso que possibilita a regulagem do bico do alicate.

Na hora de soltar as peças presas ao bico do alicate de pressão, basta apertar o gatilho abaixo do cabo do alicate de pressão e o alicate libera a pressão nas peças e abre o alicate.

Alicate libera a pressão nas peças e abre o alicate.

Gatilho abaixo do cabo do alicate de pressão.

Existem outros tipos de alicates, mas estes são os principais. Sabemos da importância de um prestador de serviço andar sempre bem equipado com as melhores ferramentas. Abaixo temos o vídeo do Mundo da Elétrica, mostrando chave catraca que faz toda diferença na hora de realizar aperto em parafuso sextavado.

Comente aqui embaixo qual alicate vocês acham mais importante e qual que não falamos aqui no artigo. Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)