Existem muitos profissionais da área da eletricidade que não conhecem bem algumas ferramentas que são extremamente úteis para os eletricistas. Pensando nesse assunto resolvemos falar sobre as limas e grosas, apresentando a diferença entre limas e grosas, bem como as suas principais características e aplicações, vamos lá pessoal!

Limas e grosas: O que são?

Tanto as limas quanto as grosas são ferramentas utilizadas para desbaste e acabamento em determinados materiais, mas a grande diferença entre elas é o material em que essas ferramentas são usadas.

Lima

A lima é uma ferramenta manual, formada por uma haste dura de aço e com ranhuras, que é usada para desbastar peças, sendo que essas peças podem ser de diversos tipos de metais distintos, sejam eles o alumínio, latão, ou aço por exemplo. Além disso as limas podem ser utilizadas para desbastar de outros materiais como por exemplo o plástico.

Grosa

A grosa também é uma ferramenta manual, constituída por uma dura haste de aço com ranhuras, que é usada para desbastar. Em comparação com a lima, a grosa tem uma capacidade de desbaste superior, além disso ela é usada para desbastar madeira.

Qual a diferença entre lima e grosa.

Lima ou grosa, qual é melhor?

Limas e grosas: Qual a diferença?

Tanto as limas quanto as grosas são ferramentas para desbaste e acabamento, a grande diferença entre elas é que a grosa é usada em madeira e a lima pode ser usada para outros materiais como plástico e ferro por exemplo, sendo muito útil para os eletricistas.

Nesta imagem que está aparecendo logo abaixo é possível ver uma lima e uma grosa, ambas são da Starret, fica fácil notar que existe uma grande diferença entre limas e grosas, podendo identificar cada uma delas facilmente. É possível observar que a lima possui ranhuras bem finas e enquanto isso a grosa possui ranhuras mais grossas.

Qual a diferença entre lima e grosa?

Características das grosas e das limas.

Tipos de linhas limas.

Existem diversos tipos de limas, onde cada uma delas possuem características específicas, destinadas a serviços distintos, as limas podem se diferenciar de acordo com o tamanho, espessura, formato, sentidos de suas ranhuras e espaço entre as linhas.

Lima simples e lima de corte duplo

A imagem abaixo mostra dois tipos de limas distintas, a lima da esquerda possui ranhuras apenas em um sentido, e ela recebe o nome de lima de corte simples, porém quando a lima possui ranhuras nos dois sentidos, como a lima da localizada a direita, esse tipo de lima é chamada de lima de corte duplo.

Qual a diferença entre lima e grosa?

Lima de corte simples e lima de corte duplo.

Murça

Existem espaços entre as linhas das limas, sendo que esses espaços podem definir a lima entre murça ou bastarda. A lima que tem espaço menor entre as linhas é a lima murça, que é usada principalmente para realizar acabamento.

Qual a diferença entre lima e grosa?

Característica da lima murça.

Bastarda

As limas que possuem espaços maiores entre as suas linhas são chamadas de limas bastardas, elas servem principalmente para realizar um desbaste mais grosseiro em uma peça.

Qual a diferença entre lima e grosa?

Característica da lima bastarda.

É importante destacar que tanto as limas quanto as grosas podem ser encontradas em vários formatos, e essa variedade visa atender e facilitar todos os tipos de trabalhos possíveis, sendo que o formato de lima mais comum é a lima retangular, como essa lima abaixo.

Qual a diferença entre lima e grosa?

Característica da lima retangular.

Lima arredondada e lima meia cana

Também podemos encontrar limas e grosas no formato redondo, e este formato é usado comumente em desbaste de furos arredondados, a lima com formato meia cana possui um lado chato e outro semi circular, ela é usada em superfícies convexas, côncavas e planas.

Qual a diferença entre limas e grosa?

Características das limas meia cana e arredondada.

Lima triangular

Temos ainda o formato triangular, que é bastante usado para afiar certos tipos de peças de corte como por exemplo, afiar os dentes de uma motosserra e realizar serviços em superfícies com ângulos acima de 60°.

Qual a diferença entre lima e grosa?

Características da lima triangular.

Em muitos trabalhos de elétrica podemos e devemos usar limas e grosas para facilitar o trabalho! E uma grande vantagem é que estas ferramentas são relativamente baratas e fazem uma enorme diferença poder contar com elas na caixa de ferramenta.

O vídeo abaixo mostra as características tanto das limas quanto das grosas, apresentando as diferenças entre essas duas ferramentas, os tipos de limas e onde cada uma dessas limas são utilizadas.

Finalizamos mais um artigo e esperamos ter ajudado a esclarecer as diferenças entre lima e grosa. Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)