Você sabia que existem diversos tipos de lâminas para serra tico-tico? Cada uma delas são fabricadas para a realização de um tipo de trabalho, sendo assim para que não haja problemas durante a realização de seu projeto, iremos mostrar alguns tipos de lâminas para serra tico tico e como escolher a lâmina ideal para cada tipo de serviço, vamos lá pessoal!

A serra Tico-Tico é uma ótima ferramenta, que possibilita a execução de diversos trabalhos, sendo utilizada para corte de diversos tipos de materiais como por exemplo, chapas de madeira, chapas plásticas e chapas metálicas. Esta serra é bem leve e robusta, facilitando a execução de trabalhos profissionais e domésticos com bastante segurança e precisão.

Embora a serra tico tico seja capaz de executar um corte preciso é necessário possuir a lâmina adequada para cada aplicação, desta forma é necessário saber alguns detalhes importantes para fazer a escolha correta e assim garantir um bom trabalho.

É preciso analisar por exemplo, o tipo de material que será cortado, a sua espessura e o tipo de corte a ser realizado, pois somente após analisar estas situações que será possível escolher a lâmina adequada para determinado serviço, escolha essa através de uma tabela.

As tabelas que serão mostradas abaixo pertencem à uma única tabela, mas que foram separadas para facilitar o entendimento e garantir a qualidade da imagem. A tabela completa você encontra no site da Starrett,  mais precisamente nas páginas 60 e 61 do catálogo: “Serras, Ferramentas Manuais e Acessórios para Trabalhos Externos”.

Como escolher a lâmina ideal para cada serviço com serras tico-tico.

Tabela 1.1 Lâminas para serras tico-tico.

Destacamos que o uso inadequado das lâminas durante a execução do corte faz toda a diferença, pois está má utilização interfere diretamente no desempenho do equipamento e por consequências causa uma certa frustração ao usuário, que de certa forma não soube fazer um bom uso da ferramenta de corte, pois não seguiu as especificações de acordo com o fabricante.

Como escolher a lâmina ideal para cada serviço com serras tico-tico.

Tabela 1.2 Lâminas para serras tico-tico.

Teremos como base para este artigo os modelos de lâminas da Starrett, que possuem uma grande variedade de lâminas, além de possibilitarem o encaixe em todas as máquinas disponíveis no mercado, sendo essa uma de suas principais vantagens.

Tipos e aplicações das lâminas:

Cada uma dessa lâminas possui um tipo de aplicação diferente, sendo que as lâminas de cor azul são utilizadas para realizar cortes em metais, as amarelas usadas para cortes em madeiras e as vermelhas são capazes de realizar cortes em múltiplos materiais, como em madeira, metal, plástico e acrílico por exemplo.

Além desses três modelos citados acima existem outros dois tipos de lâminas, sendo uma para materiais mais duro, como o aço inox por exemplo. Já o outro modelo de lâmina é utilizado para cortar materiais abrasivos, com cerâmica por exemplo.

Sabemos que as cores na ponta de encaixe de cada lâmina indicam os tipos de materiais, devemos destacar que basta usar apenas uma única lâmina para executar diversos tipos de corte em um mesmo material.

É importante lembrar que de acordo com as lâminas a serra tico tico é capaz de realizar diversos cortes de maneiras diferente, como por exemplo o sentido do corte, se ele será reto, curvo ou corte com contorno.

As lâminas maiores são utilizadas para realizar cortes mais profundos, em materiais que tenha uma espessura maior, e usado principalmente para fazer cortes em linha reta. Portanto alertamos para que você não force a serra tico tico ao executar cortes com curvas, pois a lâmina irá entortar e por consequência não terá um bom resultado final.

Já as lâminas médias e pequenas, são modelos indicados para realizar cortes curvos, mas em casos que forem necessários realizar corte com contorno, ou seja, curvas muito fechadas é utilizado as lâminas menores, que tenham uma espessura menor.

Passo a passo de como escolher a lâmina correta.

Mostraremos passo a passo como escolher a lâmina correta de acordo com sua utilização, mas para isso iremos contar com auxílio de uma tabela. Neste exemplo iremos realizar um corte com contorno em um compensado de madeira com a espessura de até 25mm, porém que não é necessário um acabamento fino, mas sim um médio acabamento. Para isso basta cruzar as informações contidas na tabela.

O primeiro passo é localizar na tabela a coluna que indica corte com contorno, então teremos como resultado quatro modelos de lâminas distintas, como mostra a imagem abaixo. Mas é importante entender que não é qualquer uma delas que pode ser usada, pois também terá que ser analisado qual o tipo de material.

Como escolher a lâmina ideal para cada serviço com serras tico-tico.

Tabela de serras tico tico com indicação dos quatro resultados obtidos.

Agora procuramos o material que iremos cortar, de acordo com as suas características. Como neste exemplo é um pedaço de madeira com a espessura de 25mm, podemos localizar a coluna que indica compensados de madeira e com a espessura que esteja dentro da faixa. Neste caso é de 6mm a 30mm.

Portanto, depois de analisar as indicações, podemos usar três lâminas: a HCU214S, a BU2DCS e a BU214S. Sendo que a diferença entre elas é que a BU214S também pode ser usada para cortes em outros tipos de materiais. E a lâmina BU2DCS deve ser usada para cortes com acabamento mais fino, assim como mostra a imagem abaixo.

Como escolher a lâmina ideal para cada serviço com serras tico-tico.

Tabela de serras tico tico com indicação do resultado final.

Vale a pena destacar que também há outras maneiras de realizar a análise das tabelas, o que vai depender da forma com que cada um irá ver a tabela, desde que as informações sejam cruzadas e confirmem com as especificações do trabalho a ser executado.

Destacamos que após ter encontrado a lâmina correta é bem provável que ela possua outras características que também possa ser útil no mesmo e em outros tipos de serviços, como é o caso deste exemplo, onde a mesma pode realizar corte curvo, possui um médio acabamento e mostra ainda a direção do corte.

Esta tabela mostra todos os tipos disponíveis de lâminas para serra tico tico de acordo com as suas diversas aplicações, orientando sobre os tipos de materiais, direção do corte, se é um corte reto, rápido, curvo ou com contorno, o tipo de acabamento e se é necessário usar refrigeração.

Finalizamos aqui este artigo, caso você tenha alguma sugestão, crítica construtiva ou opinião, deixe nos comentários que teremos o maior prazer de ler e responder, além de nos ajudar a melhorar o conteúdo do site para atender cada um de vocês.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)